Equipamentos de som/iluminação para DJ

Fabio Flop

New Member
Boa noite, sou novo aqui no blog e gostaria de uma ajuda de vocês!
Pretendo montar equipamento de DJ, som e iluminação para realizar eventos (casamentos, 15 anos, aniversários) para até 300 pessoas em local fechado de até 1000 m²

Gostaria de sugestões de equipamentos para som/iluminação (marcas, modelos, valores e onde comprar)
Com R$ 30.000,00 seria possível adquirir estes equipamentos para começar?

Desde já agradeço o apoio.
 
Amigo. Depende de como e de onde você quer começar. Estou com esse mesmo projeto. comecei já tem alguns meses, primeiramente, lógico, o sistema de som. Queria começar com um sistema de boa qualidade, não o top dos tops, mas de boa qualidade, que pudesse me atender tanto ao vivo quanto mecânico. Comprei 2 caixas de alta e dois sub (dxr10 e dxs15) , isso para atender um público razoável: 300 a 400 pessoas, dependendo do local. Só o sistema ficou em 18.000, isso porque de acordo com minhas pesquisas na net consegui o melhor preço que tinha. (caixas yamaha não são baratas). Prá você ter uma idéia: tinha loja pedindo 6k em um sub DXS-15 e consegui por 4.700k . Até agora já torrei mais de 50k e ainda falta muita coisa. Não é só o sistema de som, vc. tem de pensar em: cdjs, mixers, estrutura box truss, iluminação etc. Se quiser equipamento top acho impossível você conseguir com 30mil . Agora se procurar fazer uma coisa mais enxuta, com uma qualidade mais razoável, pode até ser. Tudo depende, assim como o "ao vivo" ou mecânico, existe "n" configurações, seu orçamento pode ficar em 1.000, 10.000, 100.000 ou um milhão, vai depender do seu projeto. O grande problema é que tudo está caro demais e a grana cada vez mais curta, complicado.... Você tem que especificar mais ou menos o que vc. quer para que se possa ter alguma idéia ok? Abraços
 
Que bacana amigo, eu quero começar com uma estrutura bem mais simples que a sua... Pretendo atingir um público alvo com poder aquisitivo menor, logo também não poderei investir muito em equipamentos, vi em casamento um cara usando 2 caixas Mackie Thump th15a, achei o som bem agradável durante todo o evento, mas não conheço sobre vida útil, manutenção etc...
Já ouvi muito falar sobre as RCF e JBL, mas não pesquisei mais a fundo.
Esqueci de comentar no post anterior, minha esposa é cerimonialista, terei uma certa facilidade em conseguir eventos...
 
Olá.
Também trabalho com este tipo de evento e você tocou em um ponto importante: "público alvo com poder aquisitivo menor"
Por mais que queremos o melhor equipamento, com a maior qualidade possível, precisamos nos preocupar com o que pretendemos atender. Não adiante montar um sistema top que vai custar fortuna onde o publico alvo quer algo mais simples e pouco se importa com marcas e modelos de equipamento.
Sempre procuro o melhor custo beneficio, pois sabemos que o barato sai caro e é prejudicial para qualquer tipo de evento e para nossa imagem como profissionais.

Como o @Lázaro do Bandolim falou, o ideal é iniciar com a parte do som, pois esta é essencial para qualquer evento. Conforme for trabalhando e a grana for entrando, vai investindo e prestando a atenção na demanda dos clientes/concorrentes.

Sugiro um par de caixas ativas (pode ser Staner SR315 ou SR212) e 2 Subs (de 15" pensando em portabilidade).
Uma mesa de som com uns 8 a 12 canais (pois sempre tem que ligar um telão, microfones, bla bla bla etc).
Microfone sem fio.
Setup do DJ (CDJ, Mixer, ou Controladora, Notebook, etc)
 
a palavra portabilidade me deixa sempre "nervoso", pois para carregar todo seu setup mencionado:
Sugiro um par de caixas ativas (pode ser Staner SR315 ou SR212) e 2 Subs (de 15" pensando em portabilidade).
vai precisar de um carro um tanto quanto grande para transporte, fora o desgaste (e isso também tem que ser levado em consideração quanto aos custos), ai sempre lembro das evox8 para este fim e o povo reclama do preço, mas da pra carregar um par do sistema no porta malas de um gol!! (geração 1!rsrs)

olha o exemplo:
 
@tonreb concordo, um sistema assim é mega compacto e portátil. Até dá pra chamar minha vó para ajudar a descarregar o carro *rs. Seria a solução perfeita.
Nunca ouvi um ao vivo, somente videos e normalmente fora do pais. Minha duvida é, um sistema desse daria conta de uma festa de 15 anos com 300 pessoas no perfil musical dos brasileiros (com ênfase nos graves)?
 
@tonreb, também concordo. É um sistema muito compacto, mas não é barato também não. Como o amigo grangran perguntou eu também fico na dúvida, mas pela potencia declarada no sistema, e dependendo do local, acho que dá conta sim. É como as yamahas que comprei, não se pode exigir muito também não, aliás vendo opiniões de usuários Djs lá fora, são melhores para som ao vivo mesmo, mas dá pro gasto. O problema é que não é só o sistema de som, tem mais equipamentos envolvidos e me parece que o amigo Fabio Flop quer montar tudo com 30k. Penso que o "grangran" também tem razão em dizer que é necessário montar um estrutura enxuta e de acordo com a demanda ir investindo em mais equipamentos, mas eu tenho um pensamento comigo mesmo (opinião minha) , é melhor começar bem do que começar mal, adquirir produtos meia boca de tudo não vale a pena, a gente gasta dobrado. Acho que se não dá para adquirir: Rcf, Fbt, Jbl, Electro-Voice, Yamaha, pelo menos o melhor da nossa industria nacional. Acho muito válido a "dica" do grangran, pois as staner são até boas caixas nacionais, só não tem nada de compacto e portabilidade.
 
Minha duvida é, um sistema desse daria conta de uma festa de 15 anos com 300 pessoas no perfil musical dos brasileiros (com ênfase nos graves)?

Nos padrões de 98% dos "DJ's" brasileiros a resposta é: nem todos os subs do mundo serão suficiente para dar conta de uma cerimonia funeral!

O sistema EVOX é uma proposta totalmente voltada a portabilidade, não é para aplicar em um local para grandes festas (indiferente do publico/quantidade!), como o próprio vídeo mostra, ela da conta dependendo do ambiente, mas conhecendo muitos dj's, eles vão alegar que falta grave (o q na maioria das vezes não falta, mas é gosto do cara!).

o melhor da nossa industria nacional.
Temos excelentes equipamentos no mercado nacional, FZ, DB, entre outras, mas infelizmente os valores envolvidos não são nada compensadores....... sendo assim, não muda muito as opções de qualidade quanto as mencionadas.

E lembrando, se tem outras opções tão boas quanto a EVOX no mesmo estilo, turbosound tem a IQ2000 por exemplo.... FBT a linha vertus, entre outras.....
 
Pessoal, agradeço muito o envolvimento de vocês em minha publicação, será muito válido pra mim as diversas opiniões aqui... Realmente vou focar no custo/benefício de todos equipamentos que comprarei e sempre levando em conta o público que estou atendendo, aí então ir melhorando os equipamentos conforme for entrando os eventos...
Sobre os equipamentos staner, acredito que terei certa vantagem no preço de aquisição/manutenção se eu optar por eles, pois a fábrica fica a 25 Km dá cidade onde moro.
E sobre microfones, mesas de som, cdjs etc...?
 
Back
Topo