Equipamento necessario para rodar 15 sistemas In Ear.

Olá Amigos do fórum, boa noite.

Tenho estudado e pesquisado a algum tempo sobre este assunto e já li alguns tópicos aqui a respeito disso, porém ainda não consegui sanar minhas duvidas.

Sou Bruno, um dos diretores do Ministério Viver o Louvor. Já estamos a 4 anos com este projeto e desde então sempre temos avançado com nosso equipamento. Atualmente o grupo é formado por 10 vocalistas e 5 instrumentistas.

Nosso próximo objetivo é comprar monitores sem fio para os vocalistas e banda. Ocorre que alem do custo do equipamento in ears em si, estou esbarrando no conhecimento necessário para fazer este sistema funcionar. Eis então minha duvida:

O que precisarei ter para ligar os 10 mics que já possuímos, os 5 instrumentos e os 15 monitores de ouvido in ear?

Nossa mesa é uma Yamaha 01v96i com adat Behringer 8000.

Vamos precisar trocar nossa mesa? Li alguns tópicos aqui no fórum sobre multicabo splitado, seria essa a solução alinhada a mais uma mesa? Ou vou precisar de uma mesa com mais auxiliares que a 01v96i?

Aguardo as orientações dos amigos e se faltou alguma informação eu completo posteriormente.
Se tiverem curiosidade, nosso trabalho esta nas plataformas digitais como Ministério Viver o Louvor.

Obrigado pela atenção. Se por ventura infringi alguma regra aqui do fórum peço desculpas.
 
Seja bem vindo!

Primeiramente, será necessário muita grana, muita mesmo!.... esquece a mesa q tem e o pre-amp de fone, não servirão para nada se quiser sistema in ear sem fio......

Se serão 15 mandadas de retorno, as mesas básicas para escolha são: TF5, QU32, SI expression 3, X32, M32, e algumas outas.... não tem como fazer monitoração sem ser INDIVIDUAL, caso contrario não valerá a pena o investimento em todos os sistemas (que sairá uma verdadeira fortuna, pois imagino que também estejam utilizando sistemas sem fio para os mics....).

o que estão pensando em investimento? Acima de 100k?
 
Até pode, acredito que possa ficar até ficar bom... Mas, precisa ver como os vocalistas se sentem com isso, entendeu? tem igrejas que usam assim!
 
A monitoração para os 10 vocalistas não pode ser 1 mandada de retorno por nipe?

pode, mas imagina o seguinte:
  • um quer ouvir o teclado,
  • outro quer o teclado e o baixo
  • outro só quer a voz dele
  • outro quer..........
e ae, como vc vai fazer?!
O sistema é individual, ta na orelha do cara, ele tem que se sentir confortável.... dessa forma continuo afirmando: 1 via para cada um!
 
Seja bem vindo!

Primeiramente, será necessário muita grana, muita mesmo!.... esquece a mesa q tem e o pre-amp de fone, não servirão para nada se quiser sistema in ear sem fio......

Se serão 15 mandadas de retorno, as mesas básicas para escolha são: TF5, QU32, SI expression 3, X32, M32, e algumas outas.... não tem como fazer monitoração sem ser INDIVIDUAL, caso contrario não valerá a pena o investimento em todos os sistemas (que sairá uma verdadeira fortuna, pois imagino que também estejam utilizando sistemas sem fio para os mics....).

o que estão pensando em investimento? Acima de 100k?

Olá Pessoal,

Realmente sabemos que o investimos será alto, mas não imaginava os 100k?! (RSRS)
Já vi grupos grandes usando duas mesas, mas não entendia o porque... Uma mesa com a quantidade de auxiliares que me atenderia não seria o suficiente? Porque usar duas mesas? O que ganho com isso?
 
A mesa não seria o ítem mais caro, isso já falamos. Caro será o equipamento que suporte estas 10 ou 15 mandadas de retorno wireless que vc quer.
 
Nem sempre, na minha experiência na igreja, quase nunca, a equalizacao que vc faz para o PA agrada o povo do palco . Muitas vzs a equalizacao que pedem soa horrível no PA. Daí a vántagem de se usar mesas independentes para cada uma das aplicações . Tb é possível dobrar os canais da mesa retirando o sinal pelo 1° clique do insert e inserindo-o um um outro canal vago até o 2° clique. Vc endereça então um dos conjuntos de sinais para os retornos e o outro para o PA possibilitando assim equalizacoes e mixagens diferentes para cada um.
 
Nem sempre, na minha experiência na igreja, quase nunca, a equalizacao que vc faz para o PA agrada o povo do palco . Muitas vzs a equalizacao que pedem soa horrível no PA.

Exatamente, principalmente quando se tem mais que um tipo de monitor (fones+caixas ou caixas diferentes) ai fica difícil conciliar um timbre legal pro PA e outro mais ou menos nas duas vias de monitor diferentes...

Tb é possível dobrar os canais da mesa retirando o sinal pelo 1° clique do insert e inserindo-o um um outro canal vago até o 2° clique. Vc endereça então um dos conjuntos de sinais para os retornos e o outro para o PA possibilitando assim equalizacoes e mixagens diferentes para cada um.

Eu uso a 01V da nossa igreja "dobrada", os canais 01 ao 16 são destinados ao PA enquanto que os 17 ao 32 ao monitor, só fazer o patch de entrada idêntico nos dois layers, ainda uso os ST IN como curingas mandando sinal pros dois, usando hoje pra volta de efeitos e PC... Assim tenho na prática duas mesas uma pro PA e outra pro MONITOR...


Se serão 15 mandadas de retorno, as mesas básicas para escolha são: TF5, QU32, SI expression 3, X32, M32, e algumas outas....

Pra fazer o esquema de "mesa dobrada" como o que uso com a 01V com 32 canais, tem a SI Expression 3 como o Everton citou, ou a venha conhecida LS9 32, que fazem 64 canais....
 
O mais caro não será a mesa, não mesmo...
O mais caro serão os sistemas de retorno sem fio! Infelizmente os paralelos não tem boa qualidade para serem usados sozinhos, imagina agora 15 sistemas simultâneos.
Um sistema intermediário que possibilite isso hoje deve estar na casa dos 4-5k cada um, isso pagando à vista e muito bem pago... Só ai serão gastos 50k em sistema sem fio, onde ainda é indicado ainda um gerenciamento de frequências, talvez unificando as antenas por combiners ou comprando sistemas em classes diferentes.

Então sim, creio que uma repaginação dessa realmente passe dos 100k.
 
Aí fica a questão, precisa mesmo de 15 fones SEM FIO? Usando sistema cabeado o valor diminui exponencialmente. .. e na prática, fica igual. .
 
Não acredito que você precise de todas as vias sem fio!!
Na minha igreja utilizamos umas 20 vias de aux. todos com cabo (cultos de domingo) com apenas dois retornos de chão os outros todos em fone de ouvido.
Nos cultos de terça-feira (@amoremmovimento) utilizamos 4 ears e mais 5 vias com cabo.

Não aconselho você a usar uma via para cada naipe, conforme os amigos já falaram, alguns querem uma coisa e outros querem outra, sem contar que no nosso caso, as vezes não são as mesmas pessoas devido as escalas.

Faça um estudo com a real necessidade para sem fio e o que pode ser colocado com fio, compre multicabo para o pessoal com fio, defina um mapa de palco com a posição de cada um, isso lhe ajudará no planejamento.
 
Pelo que entendi trata-se de um grupo itinerante, não é pra um local fixo.
Apesar de não inviabilizar a instalação com cabos é bem mais complicada nesse caso que a ligação sem fio, que é bem mais clean.

Entretanto avalie bem, porque via cabo é muito, mais MUITO mais barato, você gastaria NO MÁXIMO uns 10k isso usando só coisa boa, sobrando para investir numa boa mesa, novos MICS, etc.
 
Basicamente: sem fio só pra quem se mexe/anda no palco.

Para conexões com fio, basta o cabo e um pré amp de fone para não se ter problemas com impedância.
 
Com base nos vídeos que vi no youtube do grupo, eu faria da seguinte forma:

Monte um multicabo que você deixará sempre atrás ou na frente dos vocais, neste multicabo você manda a via de auxiliar de cada Cantor, juntamente com o sinal de cada microfone respectivamente.
Outro multicabo eu passaria a banda com os sinais de ida e volta do auxiliares.
Deixava um multicabo de reserva para locais onde o layout do palco fosse diferente do habitual.
Comprava um ear para o Líder do louvor.
Cabos reservas para algumas extensões de emergência
 
@unformed que bom encontrar alguém da Bíblica por aqui...

E olha que la é bem grande e não precisa de tudo isso sendo usado em ears, são uns 5/6 músicos e 2/3 vocais sem contar o Leader...
Isto de terça feira no @amoremmovimento. Me corrija se estiver errado!

Abraços,
 
@amorimgui que bom encontrar alguém que frequenta ou frequentou os cultos da Bíblica da Paz!!
Nos cultos de terça-feira temos o set-up pronto de 6 músicos (batera, teclado, violão, baixo, e 2 guitas), 3 backs e 1 Leader (Gui Rebustini)

No domingo a coisa é bem mais complexa rsrs

Amanhã teremos culto a partir das 20:30
 
Back
Topo