Crossover e corte de frequências.

Gilson.

New Member
Boa tarde gurizada aqui do fórum :D
Estou eu, aqui de novo, com uma dúvida que me assombra a cabeça, referente a corte de frequências em crossovers ativos e passivos.

Bem, em primeiro lugar, tenho um Behringer Super X pró 3400. O que acham deste periférico??? Por favor, peço os prós, e os contras!

Daí então, chegamos aos cortes, modo 4 vias mono, sendo: Graves (15PW5) + Médio-graves (12PW3) + Médio-agudo (D200) + Agudos (ST200). Não uso sub-grave.

Eu, na minha leiguisse, penso que seja assim:

1. Ajusto o xover 1 em 80hz, então quer dizer que meus falantes de graves, atuarão somente nesta faixa.

2. Ajusto o xover 2 em 600hz, então quer dizer que meus falantes de médio-graves, atuarão somente nesta faixa.

3. Ajusto o xover 3 em 1000hz, então quer dizer que meus drives, atuarão somente nesta faixa.

4. De 1000hz pra cima, é agudo, nos super twiters.

Porém, me disseram que é assim:

Devo observar a frequência mínima de corte recomendada pelo fabricante, que deve ser sempre respeitada. Daí então começa o ajuste, de acordo com o gosto do meu ouvido, respeitando SEMPRE a mínima de cada auto-falante. Começando dos cortes altos para os cortes baixos...

1. (O corte mínimo do ST200 é 2000hz) Ajusto então o xover 3 em 2000hz, ou seja os drives respondem até aqui. Após, de 2001hz pra cima, somente agudos nos super twiters.

2. (O corte mínimo do D200 é 500hz) Ajusto então o xover 2 em 1000hz (me disseram que drives, devem ser cortados sempre 1/8 acima da mínima, logo 1/8 acima de 500hz=1000hz), ou seja os médio-graves respondem até aqui. Após, de 1001hz até 2000hz, é os drives.

3. (Se se não me engano 60hz é o corte mínimo do 12PW3) Ajusto então o xover 1 em 60hz, ou seja, meus graves respondem até aqui. Após, de 61hz até 1000hz são os médio-graves.

Bem, de acordo co o manual do X Pró, posso acionar um filtro que não permite a passagem de frequências abaixo de 25hz, se não me engano. Então meus graves responderiam de 25hz até 60hz.

1º - Caso a primeira afirmação seja a correta, ok! Pois é assim que alinho meu sistema.

2º - Então, caso essa segunda afirmação seja a correta, pergunto: Se as vias "respondem" de uma frequência "X" até outra frequência "X", qual frequência exatamente entrará nas caixas das respectivas vias??? :?:

3º - Aceito sugestões de cortes mais "padrão". Entendem!? Outra coisa, posso aplicar esses mesmos cortes para crossovers passivos?

Espero que tenham entendido o desenvolvimento das minhas dúvidas. Aguardo então (ancioso), as devidas respostas. Pessoal, peço gentilmente que, façam uso do método "a grosso modo", como dizia nosso saudoso amigo Edu Silva, para ficar mais fácil de eu absorver e entender.

De antemão... Grato!

Um abraço!!!
 
nao tenho esse crossover mas pelo que vi ele tem os botões de corte XOVER FREQ

a principio pra esse tipo de caixa eu utilizaria um divisor de frequencia passivo, dentro da caixa pra usa-la full range.

mas como quer fazer dessa forma
é o que falou com algumas mudanças.

no modo 3 vias stereo
o XOVER 1 em 60hz fala a partir de 60hz
o XOVER 2 em 1000hz, faz o XOVER 1 falar até 1000hz e o XOVER 2 falar a partir e 1000hz
(achei o corte alto demais.)
o XOVER 3 em 2000hz faz o XOVER 2 falar até 2Khz e o XOVER 3 a partir de 2Khz
 
gugasom disse:
nao tenho esse crossover mas pelo que vi ele tem os botões de corte XOVER FREQ

a principio pra esse tipo de caixa eu utilizaria um divisor de frequencia passivo, dentro da caixa pra usa-la full range.

mas como quer fazer dessa forma
é o que falou com algumas mudanças.

no modo 3 vias stereo
o XOVER 1 em 60hz fala a partir de 60hz
o XOVER 2 em 1000hz, faz o XOVER 1 falar até 1000hz e o XOVER 2 falar a partir e 1000hz
(achei o corte alto demais.)
o XOVER 3 em 2000hz faz o XOVER 2 falar até 2Khz e o XOVER 3 a partir de 2Khz

Fala meu gurí....
Olha só, adicionei mais algumas informações na pergunta. Mesmo assim valeu!!!
Um abraço!
 
Olha eu aqui de novo!!! :D
Deduzí ser mais "organizável", manter minhas dúvidas num mesmo tópico né! Se não ficaria muito fragmentado! Até me corrijam se eu estiver errado, por favor!
Dúvida 1... :oops:
Bem, conforme mencionei no inicio do tópico sobre os cortes; xover 1 = 80hz, separando graves e médios. Xover 2 = 1000hz, separando médios e drives. Xover 3 = 2000hz, separando drives e super twiters, gostaria de um exclarecimento acerca do corte em 1000hz.
Um amigo me comentou que, para drives, eles sempre devem ser separados dos médios 1/8 acima da sua frequência de corte mínima. Logo 1/8 acima de 500hz = 1000hz. Este mesmo me falou que, esta mesma regra vale para os agudos. Logo, 1/8 acima de 2000hz=4000hz.
Esta informação é verdadeira???
Dúvida 2... :oops:
Definido os cortes, vamos ao equalizador. Meu equalizador irá operar, de acordo com cortes definidos pelo crossover? Explico; possuo um CGE 2151 da Ciclotron. Se não me engano, ele possui as seguintes marcações, nos deslizantes: 25hz+40hz+63hz+100hz+160Hz+250hz+400hz+630hz+1k+1k6+2k5+4k+6k3+10k+16k.
Então estas seriam as tais das bandas??? Quer dizer então que, de acordo com os cortes estabelecidos no meu crossover, eu teria o recurso de: 3 bandas para os graves (até 63hz), 6 bandas para os médios (até 1k), 2 bandas (no caso do corte em 4000hz) para drives (até 4k) e as 3 bandas restantes para os super twiters (até 16k)???
Olha, peço que relevem, caso isto seja uma baita ignorância! É que na minha leiguisse, foi assim que eu compreendí! Caso não seja, estou aberto para ensinamentos!
Por favor, separei minhas dúvidas em 1 e 2, para os amigos poderem me compreender!
Aguardo ancioso por exclarecimentos!
Abraços... :p
 
Boa tarde a todos, gostaria de dizer que estou me deliciando neste site, como sou marinheiro de primeira viagem, estou tirando minhas dúvidas com as as dúvidas dos colegas. Abs e que Deus abençoe.
 
Back
Topo