CROSSOVER CYGNUS

heriberto

Active Member
A Paz

Localizei no cemitério da igreja (rs.rs.rs.rs.rs) um crossover antigo da Cygnus que agora não lembro do modelo. descreverei abaixo de memória o que tem no aparelho

COR: Preta
Cortes: 20 - 200; 200-2000: 2000 ...
no level : Low - low mid - mid - hi

Já procurei o manual deste aparelho no google e o único que encontrei foi o EC400, mas ele fala em teclas e o nosso são botões rotativos. Na orientação de como usar fala que se apertar por exemplo o botão do 2000Hz ele tera um corte daí para baixo. Então como faço com este rotativo? exemplo coloco o segundo botão em 2.000 e terceiro centralizo?
aguardo as respostas.
 
Heriberto,

"cemitérios" de igrejas são cheios de surpresas. E às vezes nos ajudam muito, ao ter uma sucata "usável".

O melhor site brasileiro sobre equipamentos antigos é o Audiorama. Veja:

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.audiorama.com.br">www.audiorama.com.br</a><!-- w -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audiorama.com.br/cygnus/crossover.htm">http://www.audiorama.com.br/cygnus/crossover.htm</a><!-- m -->

Mande um e-mail para o administrador. Ele deve ter mais informações sobre o seu aparelho, inclusive o manual (ele cobra pelo manual), ou então sabe onde achar.

Um abraço,

Fernando
 
domingo estarei na igreja e peço para os garotos tirarem a foto da mumia, vou adiantar o que estou pensando, caso dê certo pois tenho 3 amplificadores ( 1 DBS 1800 E 2 DBS 720), usarei o 1800 nos graves e cortarei em 1.200 ou 2.000Hz no driver 250 e farei um divisor 2a ordem para os agudos, já que o outro amplificador usarei para os retornos.....tudo isso não será rápido pois tenho ainda que mandar consertar os dois DBS 720 que estão com os dois canais queimados, não me perguntem como foi isto, pois até hoje ninguem assume,,incrivel.
 
Olá a todos,

o Heriberto me mandou as fotos, que reproduzo abaixo:

crossover_cygnus1b.jpg


crossover_cygnus1.jpg


crossover_cygnus2.jpg


crossover_cygnus3.jpg


Sobre o aparelho, vamos lá...

é um crossover estéreo (todos os controles são duplicados, um em cima e outro em baixo, permitindo ter dois tipos de regulagem diferentes. Útil para o caso de termos caixas diferentes de um lado e de outro do PA. Só que isso não é comum...

Da esquerda para a direita.

Chave liga desliga com led indicativo de atividade

Input Level, seria o ganho de entrada

Em Frequency Adjust, temos 3 faixas:
- Low, de 20Hz a 200Hz
- Low-Mid, de 200Hz a ... não dá para ver na foto, o flash.
- Hi, de 4KHz a 20KHz.

Em Output Level, temos os ganhos de saída, com 4 controles:
Low, Low-Mid, Mid, Hi, com controles de volume em estéreo.

Muitos devem se perguntar o porque de existir 4 faixas de saída, mas só 3 frequências de corte. Não está errado não, é correto.

Imaginemos os ajustes de corte em Low em 200Hz, Low-Mid em 1KHz (chutando, não dá para ver) e Hi em 4KHz. Então teremos:

Output Low de 20Hz a 200Hz
Output Low-Mid de 200Hz a 1KHz
Output Mid de 1KHz a 4KHz
Output Hi de 4KHz acima.

Se colocarmos o ajuste de corte de Low em 20Hz, indica que o aparelho trabalhará apenas em 3 vias:

Output Low-Mid de 20Hz a 1KHz
Output Mid de 1KHz a 4KHz
Output Hi de 4KHz acima.

Ou então, deixando a frequência de corte de Hi em 20KHz, teremos:

Output Low de 20Hz a 200Hz
Output Low-Mid de 200Hz a 1KHz
Output Mid de 1KHz a 20KHz

E ainda, deixando o corte de Low em 20Hz e o de Hi em 20KHz, teremos:

Output Low-Mid de 20Hz a 1KHz
Output Mid de 1KHz a 20KHz

Bem versátil, deixando o aparelho ser usado em sistemas de 4 a 2 vias. Pessoalmente, eu duvido muito que eles tenham pensado nisso tudo.

O estranho (parece ser um erro de serigrafia) é o Frequency Adjust ser chamado de Low-Mid, enquanto acho que deveria ser chamado de Mid. Tinha que ver a frequência máxima de corte para confirmar.

Evidente que, sem manual, estou supondo (palavra bonita para dizer "chutando") as funções e regulagens, a partir do que é comum em outros crossovers.

Uma crítica séria é que a serigrafia só coloca as frequências mínimas e máxima de corte em cada ajuste de corte. Ou seja, é feito para ouvidômetro. Um crossover sério teria indicação de frequências intermediárias.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Fernando, voce acertou, mas, pq sempre tem q ter mas? rs.rs.rs.rs
só tem uma pequena divergência, no low mid a serigrafia contem o seguinte: 200 a 2000 Hz
e Hi: 2000 a 20000 Hz.

O que quero é apenas 2 vias, pois irei usar apenas 2 amplificadores
um para o grave (DBS 1800) e a outra via alimentando os médios (DBS 720) e após um corte passivo para as altas (ST 302)

Pensei assim
os médios iriam de 1.000 ou 2.000Hz e as altas seriam um divisor passivo de 6 ou 7.000, 2a ordem, com atenuador L de 2 ou 4 dB,

me antecipando informo os componentes das caixas

WF NOVIK, 12", PAPP, 170 RMS, 8 Ohms, FS 44, VAS 99L, QTS 0,41, Resposta de frequencias de 50 a 5.000 (-10dB)
DRIVER D250, Selenium, 8 Ohms, Resposta de frequencia de 400 a 9000Hz, com queda acentuada a partir de 5000 Hz., 8 ohms, corneta Ludovico similar a HL14-25.
ST302, 25w RMS, 8 OHMS, resposta de frequencia 3.500 a 20000Hz.

aguardo orientações.
 
Olá de novo

procurei no audiorama o manual deste aparelho, eles não tem, tem do ec400, inclusive fiz uma pesquisa na audiolist, e vi que o ec400 seria até mais fácil de trabalhar, pois corte seria através de teclas, e vc pulando a primeira tecla imediamente assume a subsequente.
Também eu não posso querer que este aparelho fosse melhor, pois pelo que vi na audiorama este é o primeiro cross de fabricação da Cygnus, depois eles fabricaram outros.
Mas voce ao comentar como operar com ele já me deu um toque maravilhoso, e estou ansioso por mais informações de todos voces....muito obrigado

Fiquem na paz.
 
Heriberto,

O que quero é apenas 2 vias, pois irei usar apenas 2 amplificadores

você tem 2 amps (4 canais), e 3 falantes diferentes. Logo, o correto é você usar 3 vias. Um canal de amp ficará livre, pode usar para retorno, por exemplo.

Em tese e teoria (como já disse, "chutando" o que o aparelho pode fazer), recomendo os seguintes cortes:

Low = 20Hz
Low-Mid = 500Hz
Hi = 4KHz

Assim, o woofer responderia de 20 a 500Hz, o driver fenólico* de 500Hz a 4KHz, e a partir daí o ST302 faria o trabalho.

*especificações completas (curva de resposta de frequência) do D250 (original, não o D250-X) podem ser vistas em

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.selenium.com.br/site2004/catalogo/pdf/D250.pdf">http://www.selenium.com.br/site2004/cat ... f/D250.pdf</a><!-- m -->

O problema é achar o ajuste correto, já que não há indicação de onde é o 500Hz e o 4KHz. Vai ter que usar o ouvido mesmo.

Se - e somente se - o Cygnus estiver funcionando perfeito, você nem vai precisar de divisor passivo para o supertweeter nem atenuador nenhum. Tudo é feito no crossover. A frequência de corte é o seu divisor passivo e os ajustes de ganho são os seus atenuadores.

Se tiver tempo (horas e horas, uma tarde ou dia inteiro), dá para fazer muitos testes legais com o aparelho.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
O problema é achar o ajuste correto, já que não há indicação de onde é o 500Hz e o 4KHz. Vai ter que usar o ouvido mesmo.

Vc pode usar tons de teste para ajudar a encontrar a freqüência de corte certa.

Seguindo as recomendações do Fernando, injete na via LOW MID o tom de 500 Hz e vá rotacionando o potenciômetro da freqüencia. Qd o tom sumir, vc encontrou o ponto de corte.

Repita o mesmo processo na via HI para 4 kHz.

[]'s
 
A PAZ

UAU....RS.RS.RS.RS. Ontem a noite entrei na internet pra ver se tinha resposta e verifiquei que não tinha, e me passou a ideia de usar o sinal de teste que gravei daqui.....mas com a complementação que o David ficou bem melhor de fazer..
Fernando, li que não é recomendável usar os driver's e ST's em 4 Ohms, esta informação procede? me pergunta se prende ao fato que 1 dos DBS 720 usarei nos retornos.
 
Se o falante é de 4 Ohms,
Se o amplificador aceita 4 Ohms como impedância mínima,
Se há controle de ganho (volume) para cada via,

não vejo porque não usar.

As pessoas falam isso porque 4 Ohms extrai o máximo dos amps, então "aparenta" ter maior risco de queimar. Já vi algumas pessoas que gostam de driver de 16 Ohms exatamente por causa disso.

Mas um atenuador (uma resistência) instalada em série faz o mesmo trabalho, não? Como você tem o controle de ganho, tá resolvido. Como os drivers e tweeters tem muito mais sensibilidade que os woofers, você terá que "abrir" mais o ganho do woofer e menos o do driver e tweeter.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Gostei das informações, como sempre igual a musica, vivendo e aprendendo,,,,,rs.rs.rs. bom se entendi abro + o ganho no amplificador de graves e menos nas altas....certo?
exemplo deixo o DBS 1800 EM o dB e digamos o 720 em - 3 dB ok?

Como faz falta a parte prática, teóricamente até que arranho, mais quando parto pra prática, aja erros meus...ahahahah
O melhor disto tudo é que um dia aprendo..

obrigado

Heriberto
 
O seu Novik deve ter 95dB/1W/1metro.
O Selenium D250 tem 107dB/1W/1metro
O Selenium ST302 tem 108dB/1W/1metro.

Então, se você abrir todo o ganho do woofer, terá que reduzir -12dB nos médios e -13dB nos agudos. Isso considerando os mesmos amps e impedâncias para cada via. Mas você terá um DBS 1800 (450W RMS) para os graves, e o DBK 720 (180W) para os médios e agudos.

Como o DBS 1800 tem +4dB de potência ( 450/180 = 2,5. Log 2,5 = 4), você terá que compensar isso: Então:

ganho do woofer = 0
ganho dos médios = -8dB
ganho dos agudos = -9dB.

Considerando que todos os atenuadores dos amplificadores estão todos abertos, logo potência = máxima.

Se os falantes forem de impedâncias diferentes, também conte 3dB para variações entre 4 Ohms e 8 Ohms.

Mas eu não me preocuparia para essas complicações. Como o aparelho não tem marcações de ganho, faça de ouvido. Faça bons testes, até encontrar o equilíbrio correto. Use uma música bem conhecida, repita-a até encontrar o melhor equilíbrio.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Repetindo o q já falei anteriormente, quando eu crescer quero ser igualzinho,,,ahahahahah
Fernando, muito obrigado, inclusive toda esta chuva de informações me serão
úteis não só para este aparelho, como também para outros equipamentos que irei usar (acredito).
Sim, o novik tem 95dB/1w/1m

obrigado,

Heriberto
 
Back
Topo