Crossover Behringer Cx2310 em 2.1

Pretendo usar um Crossover Behringer Cx2310 com 2 amplificadores + 2 caixas (3 vias de médias/altas) + 1 subwoofer. Aplicando assim um setup 2.1. Porém eu não consigo ver no manual esse cenário, pois o produto tanto atende como 2 vias + sub como também em mono 3 vias + sub. Porém a idéia é usar apenas 1 via + sub. Olha o manual:

http://www.behringer.com/assets/CX2310_P0132_M_PT.pdf

Frente:
CX2310_P0132_Front_XXL.png


Fundo:
CX2310_P0132_Rear_XXL.png


Eu acredito que possa ser configurado como 1 via + sub, promovendo o setup 2.1, pois existe no produto a opção de desligar (mute) as vias.

1. Será que se eu usar apenas 1 via, perderei com isso frequências da 2a. via, ou ao desligar a 2a. via eu consigo jogar as frequências da via morta para a via ativa?
2. E como é que o subwoofer termina em 215Hz, e as médias somente vão começar em 440Hz? Essa lacuna de frequência fica onde ?!
3. Outra questão é esse corte final nas frequências altas de 9,3kHz. Como assim, se o final normalmente (e nominalmente) deveria ser de 20kHz?

ps: algo me diz que é possível... Talvez ajustando esse xover freq. Mas o problema é que pelo meu entendimento a faixa começaria em 440Hz e terminaria em 9,3kHz ?!?!
 
Eu tenho esse cross.Vou tentar te explicar.
O crossover atende de 20 a 20000, porem o controle de corte que atua de 44 a 930 Hz ou 440 Hz a 9,3 kHz. Isso depende se vc acionar o botao X10 na parte traseira.
Esse controle indica o ponto de corte que divide as frequencias entre as saídas LOW e HIGH
Por exemplo (considerando chave modo stereo):
- controle do sub em 120
- outro crossover em 1800 as saidas serão:
SUB - vai do 25hz ate os 120
LOW - inicia no corte do sub 120 e termina no 1800
HiGH - inicia em 1800 e vai ate o infinito

1via mais sub. Pode mudar a chave para X10 desativado.
- controle do sub em 120
- outro crossover também em 120 as saidas serão:
SUB - vai do 25hz (filtro subsonico) ate os 120
LOW - inicia no corte do sub 120 e termina no 120 - (nunca testei na pratica essa saída nessa condição)
HiGH - inicia em 120 e vai ate o infinito
 
Viixe... um pouco de paciência agora... lol

- O que vc chama de "outro crossover" ? É o knob "xover freq" ? - temos depois do sub, mais 2 knobs...
- Você acha que tem como mesmo aplicar o 2.1 com esse equip. ? Sendo assim eu teria que isolar ou o LOW ou o HIGH, não? pois depois do sub plugado só nos resta plugar as 2 caixas que estará no outro amp, confere ?
 
"outro crossover" quis dizer sim o knob "xover freq"
Tem um monte de knobs de GAin e tal, porem considerei apenas o "xover freq sub" e o "xover freq lado 1".
Pois o Lado2 vai ser tudo igual.

Consegue sim fazer o 2.1, porem se o sinal que é enviado para a saida SUB é o INPUT1 + INPUT2 eu não sei. Só testando.

Crossover no modo stereo.

Canal L vai no INPUT1
-knob corte sub 100
- knob corte (lado1) em 100
Saida sub - 25 a 100
saida low - desconsidere
saida high - 100 ate o infinito

Canal R vai no INPUT2
e repete tudo
 
Pow, Sandro, grato por todo seu auxílio e atenção, meu caro!!!

Sandro Oliveira disse:
...
Consegue sim fazer o 2.1, porem se o sinal que é enviado para a saida SUB é o INPUT1 + INPUT2 eu não sei. Só testando.

Segundo o manual, esse equipamento cabe bem nesse projeto (que vc vem acompanhando) justamente por em qq/ hipótese (mono/estéreo) o sub fica ativo. Além da Behringer (manual) afirmar que o ideal de técnica sonora, é realmente ter um único subwoofer e com as bandas mixadas... Lá explica tecnicamente inclusive.

Assim : estou a ponto de um click no "Comprar", e é a ultima unidade... Se for possível você me dar esse feedback será fantástico !!!
 
Sandro Oliveira disse:
Consegue sim fazer o 2.1, ... Só testando.

Estou no aguardo do teste... :idea:

Sandro Oliveira disse:
saida high - 100 ate o infinito

Uma grande questão que surgiu é esse "infinito". Será mesmo que o cross vai entender essa lógica?! Mesmo com o LOW desligado ?

É mesmo essa função do knob, definir realmente o corte inicial e não o final?!!!
 
Leia o manual.
pagina 5 - stereo 2 vias

"3 - Reguladores LOW/HIGH XOVER FREQ. Estes reguladores determinam a frequência de separação entre a banda Low e High"

"10 - Regulador XOVER FREQ SUB. Com este regulador poderá determinara frequência de separação entre o sinal Low e o sinal Subwoofer"

crossover.jpg


Entendeu o funcionamento?
Para cortes mais precisos. somente com processador digital.
 
Pow irmão, desenhastes esse esquema só para melhor compreensão ?! Fantástico !!!

É, pela sua teoria o equipamento atende. Mas e na prática? Vc conseguiria testar, comprovar e postar aqui o resultado?

ps: andei lendo uns reviews dele numa loja gringa, aqueles comentários de compradores e tem algumas experiências negativas com queima e total inutilização. Você já usa ele efetivamente a quanto tempo?
 
Eu já usei o crossover em varias condições.

Conforme parte1 do desenho:
Separando em 3 vias - sub e caixa passiva sem divisor interno. sub - falante 12 - drive ti. 3 amps separado.

Ja usei conforme parte 2 do desenho. Com um sub passivo e somente a saida HIGH jogando para caixa ativa processada. Espremendo a faixa de frequencias da saída LOW ao máximo para depois descarta-la e aproveitar somente a HIGH.

Funciona perfeitamente. porem meu PA é mono. O crossover fica em stereo mas uso somente o INPUT1.

A pergunta em questão é: Quando o crossover receber sinal L e R pelas INPUT1 e INPUT2 simultaneamente. O que ele direciona para a saída SUB? INPUT1? INPUT2? INPUT 1 e 2? Testarei isso quando tiver um tempo...

Já tenho a uns 3 anos ou mais, mas não uso muito. Tem sim vários equipamento que se estragou é perda total e manutenção extremamente complicada. Creio que o CX2310 não seja diferente.
 
É Sandro, não houve jeito. Tirei o escorpião que estava brigando com uma lacraia no bolso, e rumei mão na compra. Para o projeto ficar impecável, ter total controle, resolví seguir a recomendação e adquirir um processador. O Crossover DBX Drive Rack PA2 tem como uma das funções "Stereo 2-Way with Mono Sub", ideal para esse projeto.

Está para chegar. Ele é todo controlado e configurado por wifi (iPad, Mac etc). Simplesmente 1.000 grau... Assim que chegar tudo e montar o projeto, disponibilizo aqui o feedback.

Valeu, irmão!!! Grande auxílio seu...
 
Leonardo tentei ajudar o máximo que pude. Me desculpe se não consegui testar o CX2310 com suas duvidas. Faltou tempo.
Mas de qualquer forma o problema já foi resolvido com a compra de um aparelho muito melhor.
 
Não, irmão. Não se sinta assim tão culpado pelo consumismo alheio. Ademais a Behringer havia me respondido oficialmente. Segue transcrição da resposta do grupo responsável pelo suporte:

"Dear Leonardo Costa,

Thank you for contacting us. For the scenario you are describing, using the CX2310 in the STEREO 2 WAY MODE will more than likely work the best. You would then be able to use the HIGH OUTPUTS to connect to the amp that is driving your two speakers. These outputs will contain the HIGH and MID frequencies that you set on the front of the unit. You could then use the SUB OUT independently to the second amp to drive your single subwoofer.

Kind regards,
DANIEL Sam
Administrator, Care Prosumer Division
MUSIC Group Services NV Inc."

Repare que eles garantem o pleno suporte ao que já me aparentava lógico. Mas a questão que sempre levo em consideração na maioria das vezes é que : se pretendemos investir uma quantia num produto que atende um determinado requisito, porque não investir um "pouco" mais (quer seja o dobro) e termos uma amplidão bem maior de recursos ?!

Então eu optei por seguir essa ponderação. Estou aguardando a entrega e realizar as peripécias que o produto promete.
 
Quanto a esse crossover amigos tenho uma duvida em relação na montagem do meu sistema..

Tenho 2 caixas ativas 2 passivas Leacs e 1 par de sub passivo de 18' ...qual a maneira correta de ligação usando esse crossover (acabei de comprar) ...

Abraço
 
Última edição:
Tuti

Tenha uma coisa em mente: Crossover (ao menos os que conheço) não são amplificadores. Portanto eles precisam enviar o sinal ou para caixas ativas ou para amplificadores -> caixa passivas.
 
Olá pessoal, sera se alguém um dia já montou essa configuração? Tenho aqui um equalizador FBQ 1502 da Behringer e um sub processador Osp2 Oneal, com corte minimo e 82 hz, que na minha opinião, bate muito seco. Já o equalizador da Behringer, que tem uma saída crossover, tem o corte mais baixo, minimo de 30 hz, só que o FBQ 1502 não tem controle de volume, só de corte de frequência, limitando o controle de picos. O que eu fiz, liguei a saída crossover do equalizador no processador de graves mandando pra potência. Isso tem alguma contra indicação???
 
ola tenho um crossover cx3400 e gostaria de saber como ligo uma caixa de sub e uma caixa de som com 1 autofalante de 15 medio/grave e uma driver DI 220 nele como configuro as saida e a onde liga muito obrigado
 
Back
Topo