Construindo um DI

Don Ismah

Member
Pessoas eu tenho a filosofia, de que aprender a "programar circuitos" em blocos, é mais fácil. Então vou começar a postar partes de circuitos, a ideia é que seja um por semana, mas nem sempre é tão fácil.
É de grande valia qualquer correção.

Não sei se o fórum tem interesse nisso, mas eu não me contento a clonar circuitos, e sou pão duro demais pra pagar 100 reais num circuito de 5, numa caixa de 20. E quero disseminar essa ideia.

Um Diret Box, DI para os íntimos, surgiu na década de 80, mas o conceito já era usado em fontes desde pelo menos 1950-60.

Nada mais é que um circuito que "converte" o sinal desbalanceado, em balanceado. Para isso ele usa um trafo 2:1-1, onde o tap central é o negativo, e as pontas são o sinal + e sinal -.

DI Básico

Porém, o modelo acima pode gerar loops de terra (ground loops), pra quem não conhece segue o link

Para solucionar isso se instala uma chave que interrompe o contato, caso ocorra.

DI com chave Lift/Ground

Ainda há mais um porém, entradas balanceadas aceitam apenas, sinais de microfone! Mas o que é isso?

Primeiramente é preciso entender que quanto mais próxima a impedância de saída, da de entrada do próximo estágio, mais e melhor transferência de energia teremos.

Por isso que se coloca cargas (falantes ou arranjos) de XΩ em amplificadores com saídas XΩ. Nada impede de colocar uma carga com maior impedância (Y*XΩ). Cada vez que se dobra a carga, temos como resulta cerca de 40% menos potência, com certa linearidade de timbre.

Mas isso em sinais de baixo nível não é legal. Porque quanto menor a transferência, menor será a relação sinal/ruído - este ruído vem de transiências do ambiente (RF, magnetismo/indução) e do circuito (ground loops).

Na foto o exemplo de relações S/N (signal/noise) ou S/R (sinal/ruído), em sinais (senoidais) de boa e má qualidade.

Senoidais e ruído (créditos fórum Som ao Vivo)

Existe uma falta de padronização nos níveis de saída dos periféricos (guitarra nem se fala). Assim, se tem dois tipos de sinais emitidos:

LINHA ou LINE - Alta impedância e baixa sensibilidade, geralmente na ordem de kΩ. Produzem sinais entre 0,245V a valores de vários Volts. Um teclado eletrônico ou uma guitarra com pedaleira pode produzir até 5V na sua saída de áudio, valor este que depende da implementação que o fabricante deu ao seu equipamento.
Em amplificadores DE INSTRUMENTOS se referem como LOW (pensando em impedância) ou HIGH (pensando em sensibilidade), sempre verificar o projeto.
Geralmetne recebem o nome de 0dB ou +4dB, mas não é via de regra.

MICROFONE, MICROPHONE, ou apenas MIC - Baixa impedância, altíssima sensibilidade, impedância na ordem de Ω (curiosamente se convenciona geralmente 600Ω). Tem tensões de sinais entre -52dBu a -10dBu (dBu = medida de tensão elétrica na cada dos miliVolts). Isso representa valores de 2miliVolts (0,002V, se preferir) a até 245mV (0,245V), e é conhecido como “nível de microfone”.
Saídas assim são geralmente chamadas por -10dB.

Por isso precisamos atenuar o sinal de TODOS os instrumentos que não são captados por microfone ou processados em um periférico que tenha saída na ordem de -10dBu. Para isso se implementa um divisor de tensão simples ou uma resistência em série (vulgo pot de volume).

Logo podemos colocar um potenciômetro na entrada, criando um divisor de tensão com um resistor. Existem várias maneiras dessa montagem acontecer. Quem quiser calcular a atenuação, é fácil.

A conta fica dB = 10 * Log * (Uin/Uout).

Uma delas está na imagem que segue, a atenuação vai de -15 a -25dB (-14,08 a -25,64dB na verdade). Isso significa que sai de 71% a 39% do sinal que entra. Dá para ir além e aquém, mas a maioria apenas atenua -10dB. Basta alterar o valor de R1, quanto mais alto ele for, menor será a atenuação.

Di com atenuação variável (próprio para instrumentos)
 
Pergunta simples : e ???
Cade o DI?
OBS : por sinal DI significa "Direct Injection" e nos DIRET.Mas isso so para começar..
Não sei como os bebezinhos (usuarios da Cifraclub) mas aqui não tem essa coisa de "postou - virou guru".
Amigo Don!
Faca o trabalho de casa e , pelo menos , prova que Você entende sobre assunto que descreve.
1. Transofrmador tb é "transformador de impedância" e resistor "inventado" por algum "roadie" (com cabelo ou careca - nt diferença ) deve ser calculado para impedância de saída. Variação dele é nociva para resultado final.
2. Transformadores de DI podem ter relação 2:1-1 com tb 1:0,5-0,5 ou outros - isso não tem importância.
3. Loop pode ter "soluções" beem diferentes e beeem mais eficientes (com filtro , por exemplo).
4. Impedância de saída de amp e impedância de AF ja foi discutida AQUI (no SaV) varias vezes.Procure , leia e ...aprende pois ninguem conecta AF de PA num amplificador da mesma impedância.
Como falam na minha terra : "ouviu sino mas não sabe de qual Igreja"...
5. Origem dos ruidos e mecânica de "aniquilação" deles é completamente fora de qq correlação com sua tese.Desculpe , mas na época medieval de audio Você seria primeiro na fila de ser queimado VIVO no fogo de "santuário" da engenharia de audio ! Pelo direito - o ultimo pedido do condenado : http://accessengineeringlibrary.com/browse/transformers-second-edition#fullDetails
Detalhe : depois de ler e ENTENDER - coloque observações...
6. Cade o comentário sobre polaridade de transformador para quem decidir fazer um ?
7. Cade explicação de IMPORTÂNCIA de um DI bom.E porque Voce deve gastar 300 ou mais (seus DI de 100 Reais pode colocar no .. conta de Banco) para obter resultado "razoável"??
8. O que é um re-amp?
etc etc

Sugestão : pare de fazer essas saladas .Da não...Em termos : menos letras - mais sentido.
So este resistor R1 com POT1 ja me deixa com depressão.Tire isso!Aqui tem gente quem en-ten-de.Ok?
Quer fazer coisa boa? Tire 90% dos seus "comentários" do texto , coloque um esquemático, modelo de transformador (melhor alguns) que pode funcionar (como , por exemplo , Lundahl LL1591 ou Jensen , ou Xing-Ling mas com MODELO especifico de referência!!!!! ) para que usuários de fórum (quem tiver coragem) pudesse montar um DI de verdade.
Sem ter essa informação de parte-peca seu titulo deve ser chamado "descrevendo um DI mais ou menos".Um abraço para coitados de Cifraclub quem ter um guru desses..

Abrcs,
andry110
 
Gostaria que parasse de me acusar de querer ser aplaudido, não preciso dessa massagem no ego.
Também não entendo a piada com meu apelido, nem com meu cargo/função. Sempre terei orgulho de ser quem e o que sou (sim, um grande bosta que está tentando ajudar). Agradeço que tenha contribuído atando pontas soltas, corrigindo erros do projeto. Espero que não se sinta ofendido pelo que digo abaixo, é apenas um visão diferente,

O que precisamos é esses especialistas, com todo seu conhecimento, dando um pouco mais direcionamento, a quem não sabe, e tem poder aquisitivo limitado.

Gastar só 300 reais é um DI bom? Espero que não esteja pensando num Wirlwind (não estou dizendo que é ruim, mas que existem melhores.).
Huges & Kettner, Peter Cornish (sob encomenda e com fila de espera), ArtProAudio, BBE, DW Fearn, Summint Audio etc...
Isso é DI BOM, mas não sei se é da alçada de muitos aqui pagar >300 dólares (+ taxas de importação) num DW Fearn PDB, nem os 99(+taxas de importação) de um H&K... Tem os valvulados de 2,2k (+ importação).

Por aqui o "bom" é IMP2, mas o comum de se encontrar é Behringer, CSR, Waldman, Arcano, Landscape e mil outras "marcas".
E tem gente que não tem orçamento, nem pra eles. Por isso DIY - não creio que chegue a 10% dos que se aventuraram nesses caminhos, porque PODEM pagar por um pronto (ser humano é naturalmente preguiçoso).

Fico muito feliz se tu faz parte do grupo que pode pagar, que conhece equipamento de ponta, e sempre tem estes a disposição, além de um elevado conhecimento na área.

Bem, penso que entre o precário que estou fazendo, e o MUITO que os capacitados fazem, não estou de todo errado.

E sobre sua depressão, por curiosidade deixo um link... E se descobrir o autor, dá uma pesquisada quem é ele. ;)

https://www.tube-town.net/cms/?DIY/Needful_Things/Di_&_Line
 
Última edição:
Back
Topo