Comparativo entre 9 microfones dinâmicos de mão

bersan

Administrator
Moderador
Quando a pessoa entrou na loja de áudio e pediu um microfone para usar na igreja, o vendedor mostrou mais de 40 modelos, de inúmeras marcas diferentes, com preços indo de 50,00 a 450,00 reais. E isso só entre os microfones dinâmicos de mão! O cliente ficou completamente perdido…

diversos_microfones1.jpg

Essa situação acontece todos os dias, Brasil afora, em todas as lojas de sonorização. Pessoas querendo microfones e sem saber escolher. Evidente que um bom vendedor irá perguntar para qual uso o microfone será. Para uma voz feminina? Para uma voz masculina? Para um instrumento específico? O vendedor irá comentar que algumas marcas são melhores que outras. Até o próprio cliente provavelmente já ouviu falar em Shure e LeSon. Mas ainda assim, com tanta variedade disponível, as dúvidas vão acontecer e o cliente pode até comprar, mas não vai ter certeza se fez um bom negócio.

Assim, já a bastante tempo estava eu preocupado em fazer um teste com os microfones disponíveis no mercado, para mostrar a todos que há muita coisa boa, bonita e barata! Selecionei então alguns microfones bastante conhecidos, com grandes empresas por trás, e parti para a realização do teste.

Eu poderia ter feito meus testes particulares. Uma boa mesa, uma boa caixa, um cantor e uma cantora. Anotaria minhas conclusões, minhas percepções e teria um resultado. Só que esse teste levaria em conta meus gostos particulares, e microfones não são equipamentos frios, mas sim verdadeiros instrumentos musicais, que tem “personalidade”.

Assim, desenvolvi o seguinte teste: a partir de um microfone que é uma referência mundial, o Shure SM-58LC, que a ele atribui a nota 10 (não que seja o melhor microfone do mundo, mas é o mais conhecido e muito bem visto), as pessoas foram atribuindo valores aos outros microfones, de 0 a 10. Quem seriam essas pessoas? Fui atrás dos vendedores de lojas de equipamentos de áudio, gente com 5, 10 anos de mercado (e de testes de microfones), e que muitas vezes fazem “bicos” em eventos em geral, ou cuidam do som das suas igrejas. Então, vamos lá.

Todos os microfones são dinâmicos de mão, e os mais comuns de serem encontrados no mercado. São de uso geral, ou seja, podem ser usados para captação de instrumentos e vozes (qualquer tipo). As informações técnicas foram obtidas nos sites dos fabricantes.

A referência:

Shure SM-58LC
shure_sm581.jpg

Resposta de frequência: 50Hz a 15KHz – Preço médio: 450,00
Peso: 298g – Padrão Polar: cardióide – Sensibilidade: -54dBV – Impedância: 300 Ohms

Os “concorrentes”

Shure Lyric 8700 / 8800 / 8900 (mesmo modelo, diferença apenas no acabamento)
shure_lyric1.jpg
Resposta de frequência: 50Hz a 15KHz – Preço médio: 120,00
Peso: 245g – Padrão Polar: cardióide – Sensibilidade: -52dBV – Impedância: 600 Ohms

Behringer Ultravoice XM8500
behringer_XM85001.jpg

Resposta de frequência: 50Hz a 15KHz – Preço médio: 140,00
Peso: 240g – Padrão Polar: cardióide – Sensibilidade: -70dBV – Impedância: 150 Ohms

Behringer Ultravoice XM1800S
behringer_XM1800S1.jpg
Resposta de frequência: 80Hz a 15KHz – Preço médio: 190,00 (maleta com 3 microfones)
Peso: 230g – Padrão Polar: supercardióide – Sensibilidade: -52dBV – Impedância: 600 Ohms

Samson Q7*
samson_q71.jpg
Resposta de frequência: 80Hz a 12KHz – Preço médio: 150,00
Peso: 370g – Padrão Polar: cardióide – Sensibilidade: -54dBV – Impedância: 200 Ohms

*veja nos comentários um problema que houve nas especificações técnicas, entre os dados do fabricante e o que foi anunciado em revistas brasileiras pelo distribuidor nacional.

Samson R21
samson_r21_3pack1.jpg
Resposta de frequência: 80Hz a 12KHz – Preço médio: 220,00 (maleta com 3 microfones)
Peso: 217g – Padrão Polar: cardióide – Sensibilidade: -53dBV – Impedância: 500 Ohms

LeSon SM58 Plus
Resposta de frequência: 50Hz a 13KHz – Preço médio: 170,00
Peso: 290g – Padrão Polar: supercardióide – Sensibilidade: -56dBV – Impedância: 300 Ohms

LeSon SM58 P4
Resposta de frequência: 50Hz a 15KHz – Preço médio: 160,00
Peso: 300g – Padrão Polar: cardióide – Sensibilidade: -56dBV – Impedância: 250 Ohms

TSI PRO BR
Resposta de frequência: 50Hz a 16,5KHz – Preço médio: 150,00 – Impedância: 290 Ohms
Peso: 1kg (é isso que está no site. Obviamente, errado) – Padrão Polar: supercardióide – Sensibilidade: -52dBV

Outros microfones, mesmo que de excelentes marcas (tais como AKG, Audio Technica, Sennheiser e BeyerDinamics) ficaram de fora porque apenas estavam disponíveis em apenas uma ou duas lojas, o que resultaria em poucas notas (ou mesmo parcialidade – são vendedores). Já os nacionais (TSI e LeSon) não poderiam ficar de fora, já que são as referências nacionais, e praticamente todo mundo que trabalha com áudio conhece bem esses microfones.

Quanto as características técnicas, chamamos ao detalhe o fato do Samson Q7 ser muito mais pesado que os outros. Apesar da diferência ser na casa de gramas, tenho visto usuários reclamando que o seu uso “cansa” o braço após algum tempo de uso. Isso pode parecer sem importância, mas imagine um pregador segurando esse microfone por horas! Com certeza ele preferirá algo mais leve.

Quanto ao Behringer XM8500, ele apresenta a mais baixa sensibilidade (-70dB), mas compensa isso sendo um microfone de baixíssima impedância. Pode ser o caso de erro também no manual, coisa que não raro acontece, e que inclusive parece ser o caso da impedância do Q7 (de 90 Ohms).

Notas (de 0 a 10, sendo a referência – nota 10 – o Shure SM-58. Independente de preço ou custo/benefício). Notas em branco é porque a pessoa nunca o testou.

MicrofoneLoja A Vend. 1Loja A Vend. 2Loja B Vend. 3Loja B Vend. 4Loja C Vend. 5Loja D Vend. 6Loja D Vend. 7Loja D Vend. 8Loja E Vend. 9Minha opiniãoMédia
Shure Lyric3445,566,5544,564,9
Behringer XM85005777,5798877,3
Behringer XM1800S4596765,56,1
Samson Q779599,5798,598,1
Samson R2126458576,565,5
Le Son SM58Plus16777555665,5
Le Son SM58P487576667566,3
TSI Pro BR68275978776,6

A grande variação das notas não é defeito, é absolutamente natural. Os gostos pessoais são traduzidos aqui. Alguns vão preferir microfones com mais “brilho”, outros com mais “peso”, outros mais “encorpados”. Inclusive, na mesma loja, vendedores têm opiniões diferentes sobre o mesmo produto! Assim, o mais importante são as conclusões que podemos tirar a partir do levantamento das médias obtidas.

O Samson Q7 (8,1) e o Behringer XM8500 (7,3) foram os microfones com médias mais altas. O Samson tem o som mais parecido com o Shure SM-58 de todos. Mas quando comparamos que um Shure custa 450,00 e com esse valor podemos adquirir 3 Q7 ou 3 XM8500 e ainda sobra dinheiro, as coisas mudam de figura. Vemos que o Q7 tem um custo/benefício excelente, melhor que o Shure. Assim, a não ser que você seja uma pessoa com muito dinheiro sobrando ou que procura qualidade máxima, o Q7 ou o XM8500 serão excelentes escolhas.

O TSI Pro Br (6,6) e o LeSon SM58P4 (6,3) tiveram um “empate técnico”, e um pouco mais abaixo veio o Behringer XM1800S (6,1). O mais interessante é notar que, por apenas um pouco mais que o preço do TSI ou do LeSon podemos levar para casa 3 Behringer!

Outro empate foi no caso do LeSon SM-58Plus (5,5) e o Samson R21 (5,5). Mas pelo valor de um LeSon SM-58Plus e meio levamos uma maleta com três R21! Coisas do dólar baixo, que proporciona o que chamo de “farra dos importados”. Hoje é praticamente desperdício de dinheiro comprar um microfone nacional, por causa do preço baixo dos importados. A TSI já está começando a reagir a isso e tenho visto o Pro BR já com preço de 130,00, mas ainda é necessário abaixar mais. Já a LeSon mal mal se sustenta, quanto mais abaixar preço.

Quanto aos preços, notamos a grande variação de uma loja para outra. Um mesmo microfone custando até 50,00 de diferença entre lojas. Não deixe de pesquisar bastante. Aliás, pesquise também na Internet, onde às vezes é possível encontrar verdadeiras pechinchas.

Temos certeza de que, com os resultados acima e a disponibilidade financeira de cada um, agora está mais fácil fazer uma análise mais criteriosa do que comprar, e ter então a certeza de fazer um bom negócio.

Convidamos também a todos deixar seus comentários sobre esses microfones ou mesmo sobre outros microfones que poderiam figurar como boas escolhas para as nossas igrejas.
 
Editado por um moderador:
Comprei um Samson Q7 !!!

Oi Fernando, muito bom o teste com os mic's, tirou a minha dúvida sobre qual seria melhor: R21 ou XM1800s.
Dúvida que sobrou: o R21 tem chave de on/off ? Se não tiver mais um ponto pra ele !!!
A propósito a impedância do Q7 está mesmo errada (no teste), no manual a Samson diz que é de 200 OHM's.
Ps: Tomei um susto! O bicho é mesmo super pesado!
Abraços
A Paz do Senhor Jesus!
 
Oi Maurício,

você estava sumido. Já comprou a Behringer para a igreja aí??

Realmente, ponto para o R21. Ele não tem chave On-Off. O Behringer XM1800S tem.

Essa chave On-Off pode ser uma ótima ajuda ou uma tragédia.

Conheço um músico que toca flauta e ninguém precisa ficar mutando o canal dele. Ele mesmo liga e desliga o microfone. Alguém o ensinou, ele aprendeu a usar direito e isso até ajuda o cara do som. Pena que é O ÚNICO QUE EU CONHEÇO QUE FAZ ASSIM.

Em compensação, cantores que desligam o microfone na hora errada são extremamente comuns. A gente avisa, avisa, e na hora que precisa, é o microfone desligado. E a culpa advinha de quem é - do som.

Fiz um casamento que o cantor solista havia "esbarrado sem querer na chave" do microfone, desligando-o. Na hora do solo, eu tive que literalmente passar por cima de uns caras para pegar o microfone na mão dele e ligar a chave! O cara tava cantando de olhos fechados e tomou um susto comigo!

Mas o fato de ter chave resolve-se rapido e facilmente. Eu coloco a chave na posição ON e coloco um pedaço de borracha (essas de escola mesmo, eu corto no estilete o tamanho que preciso) abaixo, para evitar que um esbarrão o desligue. Como todos meus equipamentos tem uma etiqueta com meu nome e telefone, ela é colada no microfone exatamente nesse lugar, para esconder a chave e segurar a borracha no lugar. Dá um pouco de trabalho, mas resolve 100%.

Pior que isso só o Mute em microfone sem fio.
 
Maurício, faltou te responder uma coisa.

A divergência nas especificações do Samson Q7 tem uma explicação. Antes de escrever, eu olhei o manual dos produtos. Nesse caso, o Q7 tem um manual disponível no site que é de 2002. Mas eu tenho uma revista Áudio, Música e Tecnologia de Agosto/2006 com uma propaganda do Q7, com outras especificações.

Como a da revista é mais nova, preferi colocá-las. Mas o valor de 90 Ohms está muito baixo mesmo. Quando eu estiver no Anfiteatro, vou conferir com os Q7 de lá no multímetro mesmo.

De qualquer forma, é comum haver mudanças nas especificações dos produtos com o passar do tempo. Quando o driver D210Ti da Selenium foi lançado, a especificaçõa era sensibilidade de 108dB/W/m, 75W RMS e resposta até 18KHz. Hoje, no manual do D210Ti, você encontra valores de 107dB/W/m, 80W RMS e resposta até 20KHz. Na verdade, o produto foi aprimorado mas não houve mudança de nomenclatura.
 
Sobre estes microfones e outros, encontrei um tópico interessante em http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/1/59168/. Vejam:

"Algumas dicas sobre os Microfones Dinâmicos disponíveis no mercado:

LeSon SM58(Brasil). Um dos mais usados.Suas variações são:

LeSon SM58B
É um microfone com resposta levemente abafada,reduz os médio-agudos de vozes "metálicas".Ótimo p/ gravações.

LeSon SM58Bk
Talvez a resposta mais equilibrada dentre os LeSon ao lado do SM58Plus. Resposta na região dos médios levemente atenuada.

LeSon SM58P4
Resposta metálica. Tende a deixar a voz com médio-agudos um pouco mais pronunciados. Mais indicado para locução do que para canto.

LeSon SM58PLUS
Top de Linha da LeSon. O mais caro, mas não necessariamente o melhor. Depende da voz. Resposta plana e nítida, mas um pouco parecida com a do SM58P4, porém mais equilibrada entre Graves-Médios-Agudos.

TSI ProBr (Brasil)
Microfone de fabricação nacional. Externamente identico a um Shure SM58. Cápsula projetada com base no mesmo, portanto, resposta muito parecida. Custa 1/3 do preço de um Shure. Um pouco desconhecido no mercado, mas muito elogiado por quem experimentou.

Behringer XM8500 (Alemanha)
Sem dúvida o melhor Custo/Benefício entre os importados. Sonoridade muito superior aos mics na sua faixa de preço (R$100,00 à R$150,00).

AKG D880 (Áustria)
Microfone oficial do Samuel Rosa. Muito bom p/ mulheres e vozes agudas, pois dá "Corpo" a essas vozes, geralmente deficientes em graves. Seu similar mais acessível seria o nacional LeSon SM58B. Ótima definição e bastante sensível,vozes "pequenas" se tornam "grandiosas". Já vozes muito fortes se tornam destimbradas. Legal p/ MPB

Sennheiser E-835 (Alemanha)
Microfone com ótima definição e resposta. A escolha de emissoras de Tv como a Bandeirantes. Legal p/ PopRock. Marca usada por Avril Lavigne e Sting (E-865)

Shure SM58 (México)
Famoso microfone americano fabricado no México.A escolha de Frank Sinatra e Lulu Santos. Resposta deficiente nas frequencias mais graves, compensável com equalização adequada na mesa. Médio-agudos um pouco acentuados. Bom p/ as vozes mais médio/graves e fortes, pois é um Mic "duro". Vozes com médio/agudo irritantes ficarão mais irritantes.

Beyer-Dynamic OPUS69 (Alemanha)
Excelente microfone p/ mulheres ou vozes não tão fortes.Perfeito p/ MPB.Resposta bem plana. Definição perfeita.Marca usada pelo Guitarrista The Edge (U2) e por Lenny Kravitz."

O tópico continua com discussões sobre qual o melhor microfone para cada tipo de voz. É interessante exatamente por isso: aprender que cada tipo de voz "pede" um microfone diferente. Assim, fica evidente uma frase do livro "Microfones" do Sólon do Valle (http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=8): "não existe microfone ruim, existe microfone usado errado'.

Só não sei se isso tem muita utilidade para igrejas. O mais comum que tenho visto é se comprar logo uma quantidade grande de microfones de uma só vez, todos iguais, para se aproveitar o desconto no preço. No máximo, um ou dois diferentes (melhores) para os cantores principais.
 
Valeu pelos testes, eles vão me ajudar nas compras de final de ano, tanto para mim, tanto para um grupo de louvor que minha mãe toma conta em outro ministério.
 
Bersan, excelente a tua comparação entre os microfones.
Aproveito para explanar uma situação e ao mesmo tempo pedir uma orientaçao tua.
Temos na igreja 3 AKG D770 que devido ao tempo e uso não adequado estão respondendo + a uma determinada faixas, por exemplo
1) responde + a frequencia media
2) Esta apenas os agudos
3) +/- quando comparado com os LeSon SM58P4
Pergunto então, qual desses q vc comparou seria o q + se aproximaria da qualidade do D770?
Aguardo tua orientação.
 
Olá Fernando.

Vc escreveu, citando o forum Cifra Club:

TSI ProBr (Brasil)
Microfone de fabricação nacional. Externamente identico a um Shure SM58. Cápsula projetada com base no mesmo, portanto, resposta muito parecida. Custa 1/3 do preço de um Shure. Um pouco desconhecido no mercado, mas muito elogiado por quem experimentou.

Gostaria apenas de fazer uma correção: o microfone TSI que usa cápsulas semelhantes aos Shure é o TA-58. De acordo com um representante da marca (meu amigo), a TSI comprou uma máquina de encapsulamento diretamente da Shure (o fabricante americano estava se desfazendo dela pq comprou uma mais moderna) e fabrica com ela as cápsulas do TA-58.

O link para ver o TA-58 é o seguinte:

http://www.tsi.ind.br/tsi6/promic_tsita58.htm

[]'s
 
Olá a todos,

reviravolta no teste do Q7. Mandei e-mail para a Florence Music, a distribuidora oficial de produtos Samson no Brasil, sobre a diferença de especificações entre o publicado em anúncios e o manual do produto no site do fabricante:

------------------------------------------------------------------
Assunto: RES: olá, dúvidas sobre o microfone Samson Q7
Remetente: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
Para: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
Data: Qua 00:05

Deve ter havido algum engano,ou erro de impressão, por parte da revista ou, ainda, de nosso dpto. de marketing, visto que as observações suas estão corretas.

O manual do produto esta incluso em anexo para sua melhor referencia.
Obrigado por nos alertar para o fato. Iremos tomar as providencias
necessarias para que isto não se repita.

Cordialmente

Joey Gross Brown
Gerente Comercial
Florence Music

-----Mensagem original-----
De: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e --> [mailto:[email protected]]
Enviada em: terça-feira, 3 de abril de 2007 17:12
Para: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
Assunto: olá, dúvidas sobre o microfone Samson Q7

Olá,

Em 2006 saiu na Áudio Música e Tecnologia muitas propagandas desse microfone com uma determinada especificação. Falavam basicamente em:

Resposta de frequência: 50Hz a 20KHz
Sensibilidade: -54dB
Máximo SPL: 142dB
Impedância: 90 Ohms

Já no site do fabricante, <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.samsontech.com/products/relatedDocs/Q7.pdf">http://www.samsontech.com/products/relatedDocs/Q7.pdf</a><!-- m --> , o documento mostra outros valores, bem inferiores. Resposta de 80Hz a 12KHz, impedância de 200 Ohms, por exemplo.

Ficou a dúvida: quem está certo? Vocês ou o fabricante? Pessoalmente, acho que o documento da fábrica é velho e o produto já evoluiu, mudando as especificações. Apenas esqueceram de mudar os parâmetros.

Mas ainda assim, a situação levanta dúvidas quanto à qualidade do produto. Gostaria de saber qual dos valores apresentados corresponde à verdade.

Agradecido,

Fernando
Administrador
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br">www.somaovivo.mus.br</a><!-- w -->
-------------------------------

Aqui, uma observação pessoal minha. Mesmo com resposta de frequência bem inferior quando comparado com outros microfones, quem já testou está satisfeitíssimo com o Samson Q7. Nesta semana conversei com um peazeiro profissional, ele elogiou a qualidade do Q7, inclusive oestá usando para microfonação de cubos de guitarra e baixo e destacou que o microfone não distorce mesmo à altos SPL.

Mas as especificações técnicas não deixam dúvida também: ele não é tão bom quanto parece.

Fernando
 
behringer XM8500

olá amigos,
faço parte dum quarteto masculino, sendo q sou o 1º tenor e utilizo o microfone behringer ultravoice xm8500, já utilizei shure sm58 durante um tempo e depois de ter começado a usar o behringer confesso q percebi q este último produz o mesmo som do da shure...
o único mic q utilizei q até hoje não vi algum q se compare à ele foi o shure beta 87 [o "a" e o "c"]; quando o usava nem precisava fazer esforço para emitir notas altas como um dó ou um ré, pois a captação desse mic é coisa de louco...
bom, espero ter ajudado em algo
;]
 
Olá Clayton, seja bem vind0 :!:

Os mics XM8500 e o SM 58 são bem parecidos mesmo, são dinâmicos com resposta de 50 até 15KHz(Veja em <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.behringerdownload.de/XM8500/XM8500_C_Specs.pdf'">www.behringerdownload.de/XM8500/XM8500_C_Specs.pdf'</a><!-- w --> e <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.shure.com/stellent/groups/public/@gms_gmi_web_us/documents/web_resource/site_img_us_rc_sm58_large.gif">http://www.shure.com/stellent/groups/pu ... _large.gif</a><!-- m --> , aí tem os gráficos de resposta de cada um).

Sobre a excelencia dos microfones não há nem o que se dizer, bons projetos e invetimento dão nisso.

Só uma pequena diferença, o
Beta 87 A
e o Beta 87 C saõ condensers.

Abçs :!:
:mrgreen:
 
Olá a todos,

as diferenças entre um microfone e outro muitas vezes são pequenas, e muito dependentes da qualidade geral do sistema.

Se você tem caixas e mesa de som ruins, pode colocar um microfone de 1.000 reais e um de 50,00 que as sonoridades serão extremamente parecidas. Na verdade, nivelados por baixo, pela qualidade do seu pior elo.

Agora, coloque-os em uma mesa com bons prés (coloque em uma Mackie, que tem excelentes prés), em caixas de primeira linha. As diferenças de sonoridades vão aparecer.

Além disso, cada microfone tem sua "impressão digital", sua sonoridade própria, e fica melhor em um tipo ou outro de voz. Um cantor masculino com "voz fina" (mais agudos) pode preferir um microfone pobre em agudos, de forma a dar uma "encorpada" nos seus graves.

Um abraço,

Fernando
 
Microfones akg

Eu usava um AKG D3700 e achava otimo, substitui ele por um modelo recentemente lançado pela AKG, o D 88 S e achei excelente. Bem superior ao D3700.
Ele possui muito brilho nos graves, medios e agudos bem fortes e nitidos, uma grande sensibilidade, escala de frequencia muito ampla e super leve.
Bem superior aos seu concorrentes, Shure, Audio technica, Samson, Sennheiser e etc (o melhor de todos Citados).
Fora o preço, media de 250,00 para um microfone com um nivel excelente.

Dados do D 88 S :

Padrão Polar: super cardióide
- Escala de Freqüência: 40Hz a 20kHz
- Sensitividade: 2.5 mV/Pa
- Impedância: 300 ohms
- Acabamento: Zinco c/ liga Die Cast
- Acompanha Bag, Cabo e Cachimbo

PS: Não entendo por que falam tanto do shure SM58. Particularmente nao gosto, acho medio e agudos artificiais e irritantes, e tb ultrapassado, fora o preço absurdo.
Existem microfones bem melhores e mais baratos no mercado.
 
Olá vchasseraux, seja bem vindo ao SomAoVivo.

O D88S é uma versão do D880. Show de bola, e como você viu, um concorrente mais para o Beta58 que o SM58.

PS: Não entendo por que falam tanto do shure SM58. Particularmente nao gosto, acho medio e agudos artificiais e irritantes, e tb ultrapassado, fora o preço absurdo.

Não vou entrar na questão dos gostos, que é particular de cada um. Mas vou falar sobre a marca. Shure é a marca mais conhecida no planeta quando o assunto é microfone, e o SM58 é uma lenda. Isso pesa muito.

Estive recentemente em uma loja, onde eles tinham muitos SM-58 da LeSon para vender. Mesmo com Sennheiser melhor e mais barato que os LeSon, o pessoal ainda compra o LeSon. Poder da marca.

Você está corretíssimo em dizer que existem mics melhores e mais baratos que os Shures (e que os LeSon). Mas isso tudo é desconhecimento dos compradores.

Quanto menos se sabe, mais se gasta.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, estou inclinado a comprar um Superlux PRA D1 pra usar no conjunto...
Ele é o mesmo que o Samson Q7 não é?

Eu sei que não há como comparar com os outros microfones que já temos (Shure SM58 e Beta 87A), mas você acha que ele perderia muito em qualidade? Estou pensando em usá-lo para um baixo.

Uma coisa que não gostei do XM8500 é que ele aumentou o som de "puff" e também que não aguenta SPL muuito altos (se bem que pra estourar a captação dá trabalho...); será que o PRA D1 é melhor?

Você comprou um desses Superlux não? Na verdade, queria um JTS NX8, mas tô com a grana curta... :?

Obrigado
 
Isinho,

é exatamente o mesmo que o Samson. Fiz teste cego (sem ninguém ver qual mic) 100% dos presentes falaram que é o mesmo. Só que custa bem mais barato.

Quanto a qualidade, bem, será fácil perceber a diferença entre o SM58, o Beta e o PRA D1. Mas a grana tá curta mesmo...

O Q7/PRA aguenta até 130dB SPL, e acho que não vai distorcer não. Pelo menos no anfiteatro nunca conseguimos isso, nem com sax, com nada. E não tem muito puff não.

Um abraço,

Fernando
 
Ouvi dizer que ele tem um grave bem encorpado...

Você teria alguma outra sugestão até uns 130 reais?
 
Tem graves sim, som bem legal.

Até 130,00... o Audio Technika MB-1K tá quase nesse preço, mas é pobre em graves. Pode tentar o Shure PG-58.

Fernando
 
8500.jpg

Verdade?
 
Back
Topo