Cálculo de Litragem

Legito

New Member
Olá,

Sou novo aqui no Fórum e desde já agradeço a qualquer ajuda que vocês possam dar.

Estou fazendo um projeto de caixa de som(Caixa para PC e Mp3) e o Alto-Falante que estou usando não tem as características QTS/QES/FS no site do vendedor... O que fica difícil para calcular qual a litragem correta da caixa para esse falante.

Queria saber se existe algum outro meio de saber esses dados.

O Alto-falante que uso é de 3" (polegadas), 20w, 4 oHms, com suspensão.
Vou usar um Amplificador, que ficará dentro de uma das caixas(O som vai ser stereo de 2 ou 3 canais... Ainda não decidi), com o CI TDA7375.

Fiz os testes e o Grave está saindo muito baixo... O falante ta trabalhando no máximo porém o som está muito ruim. A caixa é de madeira de lei, está vedada e com Feltro interno.
O Tweeter está sobresaindo demais, deixando as músicas muito agudas.

=================================================================

Quero saber também se o formato da caixa é importante para um aproveitamento maior do Alto-Falante que eu estiver usando, pois me falaram que SÓ o que importa é a LITRAGEM, independente se a caixa é um Cubo/Triângulo/Oval ou Octogonal... Que é o meu caso.

Acho que botei todas as informações aqui.
Se alguém souber como resolver esse problema eu ficarei muito grato.

Obrigado pela atenção,
Legito
 
Inicialmente o termo LITRAGEM não existe TECNICAMENTE e é errado. O certo seria VOLUME, resultado da multiplicação de tres dimensões, ou seja, ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO ou ainda resultado de uma dimensão vezes uma AREA. Mas não creio que isso importe muito, certo ?
O formato que contem um determinado volume interno, seja de ar, agua ou qq outra coisa pouco importa, pois um litro é um litro dentro de uma bola, dentro de uma garrafa e por ai a fora.
O unico meio de se levantar os parametros TS de um falante é medindo e fazendo determinadas contas, que não são complicadas. Creio que na Audiolist exuste uma descrição do processo e se procura no GOOGLE por :

Thiele Small parameters measure

Vc vai achar os procedimentos adequados, e entre em contato pelo SAV para tirar as duvidas
.
Finalmente, esses paraetros que vc esta usando até servem, mas o principal esta faltando que seria o VAS. Ou seja, tipicamente para calculos simplificados utiliza-se Fs / Qts / Vas e eventualmente Re.

Se sua caixa for do tipo FECHADA ou CLOSED, importa o VOLUME apenas, ou então vc pode IMPOR um QTC do seu gosto a ela e achar um volume que atenda a tal parametro.

Abs
 
Ullman,

Obrigado por usar o seu tempo tentando me ajudar.
Eu pesquisei no google por parâmetros TS e acabei entrando no site do Audiolist (<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=79">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=79</a><!-- m -->). Lá achei algumas fórmulas para calcular primeiramente o CMS, só que não sei como calcular isso para o meu falante.

Como vou saber:

Cms = X / (9.8 * M’)
X = deslocamento em metros
M' = massa adicionada em quilogramas

Como vou saber o deslocamento em metros e a massa adicionada para um falante de 3" 20w e 4ohms? (Desculpe a ignorância)

=================================================================

Li alguns tópicos no Audiolist, aprendi alguns detalhes na construção de uma caixa acústica mas estou perdido no calculo desses parâmetros.
A caixa que farei será um octôgono de madeira maciça e eu preciso realmente saber o volume ideal para esse falante que estou usando.

E a caixa será fechada, sem duto, pois o falante terá suspenção.

E agora?
Obrigado,
Legito
 
O calculo do Cms usando esse metodo não é legal, fica mais facil achar o Cms atraves do calculo do VAS.
Para isso existem dois metodos distintos, o da variação de volume e da varaiação de massa. Pessoalmente prefiro o ultimo, mais facil.

Qdo ao calculo dos parametros, de uma nova lida no seu link da audiolist e tente alguns destes :

1 - <!-- m --><a class="postlink" href="http://sound.westhost.com/tsp.htm">http://sound.westhost.com/tsp.htm</a><!-- m -->
2 - <!-- m --><a class="postlink" href="http://kvdijke.radiocollection.net/nl/tsp_calc.html">http://kvdijke.radiocollection.net/nl/tsp_calc.html</a><!-- m -->

ou na geral aqui :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.google.com.br/search?q=thiele+small+parameters+calculation&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:eek:fficial&client=firefox-a">http://www.google.com.br/search?q=thiel ... =firefox-a</a><!-- m -->

Divirta-se !
 
Agradeço a sua ajuda Ullmann.
Mas não tenho os equipamentos necessários para estipular os dados requerentes para descobrir o Vas / Qms / Cms etc...

Segundo o site eu preciso:

A power amplifier, rated at 1-10 Watts (RMS) or thereabouts
Audio frequency oscillator (PC based is fine)
Digital multimeter (with frequency measurement), or PC based instrument
An accurate test resistor (any value, although I suggest 10 ohms) A ½W component will be quite sufficient.
Alligator clip leads - you will need 4 sets of leads (leads may be soldered instead if desired)

Pensei que só com os dados descritos no meu primeiro post eu conseguiria achar esses outros... Engano meu!

Já que a minha situação é um pouco mais complicada, você me indicaria uma forma mais fácil de achar isso?
Pois o único problema que estou tendo no meu projeto é que o Grave não está tão potente assim. E o falante que estou usando é este: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.maxtubo.com.br/catalogo/shopexd.asp?id=2633">http://www.maxtubo.com.br/catalogo/shopexd.asp?id=2633</a><!-- m -->
E a caixa é um Octôgono de madeira maciça com 20cm de comprimento e 12,4cm de diâmetro.

Eu só preciso saber o volume certo da caixa para o falante que estou usando.
É a primeira vez que estou lidando com isso, por isso estou confuso em relação aos cálculos e tudo mais. Até tenho estudado para me aprimorar, mas por falta de equipamento eu estou travado nessa situação.

Obrigado,
Legito
 
Existem na NET alguns softwares "_FREE_" que usam as placas de audio internas ou não dos computadores para fazer essas medições, mas vc vai ter que caça-las por ai, infelizmente não tenho tempo para fazer uma busca mais consistente para vc.
Esses softs dispensam boa parte dos equipamentos acima, requerendo basicamente apenas um resistor de precisão para calibragem.
O unico que tenho o link é este aqui :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.speakerworkshop.com/">http://www.speakerworkshop.com/</a><!-- m -->

Mas confesso que nunca me dei bem com ele, mas não custa tentar.
Qto aos parametros do site, obviamente alguem ciomeu bola, pois os parametros minimos para calculo de caixas são Vas / Qts / Fs, e não só Qes e Qms.

Não sei vai ajudar, mas digamos que por expereiencia, o volume que parece ser adequado à sua caixa seria alguma coisa em torno de 1.5 litros (*), confesso que não calculei o volume para as dimensões que vc mencionou. E tambem me parece muito pouco provavel que vc venha a conseguir alguma coisa de graves, digamos abaixo de uns 300 hz, assim vai ser necessario vc montar um sub-woofer complementar.

Abs

(*) Possivelmente até menos ...
 
Te agradeço Mais uma vez Ullmann.

Só mais uma dúvida.
Para eu montar um Sub-Woofer adicional, eu poderia fazer isso com um falante de 4 polegadas 15w e 8 ohms, como esse aqui <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.maxtubo.com.br/catalogo/shopexd.asp?id=364">http://www.maxtubo.com.br/catalogo/shopexd.asp?id=364</a><!-- m --> ?

Ou tem um tamanho mínimo para sub-woofers?

Pois eu decidi que vou ficar com essas duas caixas (Com os falantes de 3"), pois estão funcionando bem... E que irei montar uma outra caixa para fazer o papel dos graves.
Só que eu acho que eu só vou poder usar no máximo 4" ou mais um pouco que isso.

Fico no aguardo,
Leandro
 
Sinceramente, esse falante do link não me parece adequado para um sub, seja pelo tamanho , seja pelos eventuais parametros.
Um sub deveria ter um tamanho um pouco maior que isso para reproduzir decentemente certas frequencias, digamos acima de 60 Hz para começar.
Existem alguma tecnica que permite extrair graves mais baixos de falantes pequenos, mas acredito (sorry about this) que com o seu nivel de conhecimento isso não seja possivel ou economicamente viavel.
vc vai ter que estuadr um tanto a mais tanto os falantes em si, qto eletronica ... e vai ser um processo demorado isso.
Ja que suas caixas se detinam a MP3 e computador, vc pode ter o "_SUB_" entre 60 e 300 Hz, em mono, e suas caixas de 300 acima em estereo.
Qto ao sub procure por falantes de umas 8 polegadas com grande excursão, creio que existem varios automotivos que se adequam ao uso.
Abs
 
(sorry about this)

Eu sei que sou Leigo no assunto :D
A parte Eletrônica é um conhecido meu que está me dando uma força, é ele quem tem está fazendo a placa amplificadora... E com o circuito TDA7375, ele disse que vai poder potencializar o Grave fazendo uma "ponte" em 2 canais do CI.

Valeu pelos toques Ullmmann, as coisas estão ficando um pouco mais claras para mim.

Abraços... Se eu tiver mais alguma dúvida posso postar aqui?
Legito
 
Back
Topo