Caixas VS Falantes! Quais usar? Reprodução de frequências.

Olá Pessoal, li muitos conteúdos sobre sistemas acústicos mas ainda não encontrei artigo para tirar minha dúvida, não entendo muito de sonorização. Pretendo construir um sistema para reproduzir as diferentes frequências. O objetivo é utilizar em casa, na garagem (hora portas abertas hora fechadas, garagem com A=3m x L5m x C=13m).

Faixas audíveis:
Faixa de 16 Khz: Agudos super delicados.
Faixa de 8 Khz: Agudos comuns.
Faixa de 4 Khz: Agudos estridentes.
Faixa de 2 Khz: Médios.
Faixa de 1 Khz: Médios.
Faixa de 500 Hz: Médio-graves.
Faixa de 250 Hz: Médio-graves.
Faixa de 125 Hz: Graves normais.
Faixa de 64 Hz: Sub graves.
Faixa de 32 Hz: Sub graves extremos.

Idéia de cosntrução: (2 torres cada uma contendo:)

1 caixa para acoplar 1 tweeter (10 à 20Khz), 1 driver ( 5 Á 10Khz) e 2 woofers 8" (1 à 5Khz)
1 caixa para 1 woofer 10" (500Hz à 1Khz), 1 woofer 12" (250 à 500Hz) e 1 woofer 15" (125 à 250HZ) (ou 10" e 12" juntos e 15"separado)
1 caixa woofer 18" (64 à 125 HZ)
1 caixa SUBwoofer 18"(32 á 64HZ)

ISSO É POSSÍVEL ou não? lol

Tendo como premissa:
- Um woofer de 8" 400w reproduz de 100Hz a 5000Hz (8mgs400)
- Um Woofer de 10" 500w reproduz de 100HZ a 5000Hz (10mgs500-8)

E assim por diante...

Eis as Dúvidas:

O woofer de 8" e o de 10" tem a mesma resposta de frequência porém com um timbre diferente?
Faria algum sentido seguir esta sequência para reproduzir tais faixas?
Desprezar ou adicionar algum transdutor mensionado?

Abraço à todos,

JK.
 

Attachments

  • digitalizar0001.jpg
    digitalizar0001.jpg
    130.8 KB · Visitas: 5
Não tem a opção editar, aff, para completar a questão de dúvidas:
Eis as Dúvidas:

O woofer de 8" e o de 10" tem a mesma resposta de frequência porém com um timbre diferente?
Faria algum sentido seguir esta sequência para reproduzir tais faixas?
Desprezar ou adicionar algum transdutor mensionado?
Vi que as W-Horn foram projetadas para woofers de 800wrms, como poderia utilizar um woofer ou SUBwoofer como este de 1500w ou mais? teria que ser em outro projeto de caixa?
posso utilizar um subwoofer com suspensão ("emborrachado") da linha automotiva para os graves por exemplo uma BandPass
 
Vou responder meio rápido aqui p ver se te ajudo.

Se estiver pensando em fazer as caixas para economizar, esqueça isso pq vai ficar pior e mais caro que caixas prontas!

Tem um sistema completo que se chama rcf evox, se for mta coisa você poderia tentar algo menor como caixas mais sub edifier por exemplo....

Vai depender de qto "som" e valor que vc quer gastar.

Ainda tem uma caixinha jbl portáteis menor e menos cara (500 reais) q os exemplos e tem o kit rcf art 310 + sub rcf 705 logo acima do evox....

Não ganho nada dessa RCF para fazer propaganda, mas são as que eu compraria hj!

Agora se tiver $$$ e tempo, quiser construir, etc... Faça as caixas que você citou mas é praticamente impossível ficar melhor e gastar menos que os exemplos que te passei.
 
Vou responder meio rápido aqui p ver se te ajudo.

Se estiver pensando em fazer as caixas para economizar, esqueça isso pq vai ficar pior e mais caro que caixas prontas!

Tem um sistema completo que se chama rcf evox, se for mta coisa você poderia tentar algo menor como caixas mais sub edifier por exemplo....

Vai depender de qto "som" e valor que vc quer gastar.

Ainda tem uma caixinha jbl portáteis menor e menos cara (500 reais) q os exemplos e tem o kit rcf art 310 + sub rcf 705 logo acima do evox....

Não ganho nada dessa RCF para fazer propaganda, mas são as que eu compraria hj!

Agora se tiver $$$ e tempo, quiser construir, etc... Faça as caixas que você citou mas é praticamente impossível ficar melhor e gastar menos que os exemplos que te passei.
Olá mateusict, fico feliz por ter me respondido, magnífico os sistemas que citou. Me considero leigo quando o assunto é acústica, por esse motivo a minha explanação anterior ficou desconexa. Pretendo estudar um pouco sobre o assunto antes de investir e me arrepender.
Em primeiro momento entendi que precisaria de uma via para reproduzir cada frequência, mas acho que me equivoquei, por exemplo:
- Um tweeter cobre 3 faixas - 3.5khz à 30khz.
- Um driver cobre de 300Hz à 9.000Khz.
- Um Woofer 10" cobre de 100Hz à 5000Kz.
- Um Woofer 15" cobre de 30Hz à 1.200Hz.
NOTA: Não utilizaria driver titanium para reproduzir agudos, enfim os drivers foram contruidos para reproduzir médios e tweeters, agudos.
e pronto!! com 4 vias estaria reproduzindo todas as frequências. Mas sabemos que não é tão simples assim. Então pergunto para que se utiliza um 18, 15, 12, 10, 8", driver, tweeter, e as centenas de caixas acústicas diferentes?
Bem, encontrei aqui algo parecido, com a minha intenção: apenas substituiria o woofer de 15 por um de 10"
caixa-acustica-passiva-quadri-way15-700w-mid-range-6-jbl-D_NQ_NP_395705-MLB25073482474_092016-F.webp

E aqui tiraria o driver e o woofer de 10" e deixaria um de 15" e um de 12"
caixa-de-som-passiva-3-vias-grave-15-medio-10-driver-titanio-D_NQ_NP_703119-MLB25624478512_052017-F.webp

e na questão dos graves ainda estou meio confuso, mas a princípio faria uma W-Horn, já vi elas tocando, as bichinha são forte, mas tem um porém, pelo que vi elas são projetadas para woofer de até 800Wrms. Para os graves pretenderia utilizar a potencia de pelo menos 1500Wrms, será que teria a possibilidade de projetar uma W para esta potencia?
projeto-horn-w-horn-da-ccdb-corneta-de-gravesubgrave-D_NQ_NP_977301-MLB20305822590_052015-F.webp

Por fim, para SUBgraves utilizaria uma bandpass, uma bass reflex, sei lá... achei esta interessante, mas não diz que tipo e potência de SUBwoofer é recomendado.
logo_sub_graves_planar_horn_18-g1.jpg

Vlw mateusict, abraço.
 
Bem, encontrei aqui algo parecido, com a minha intenção: apenas substituiria o woofer de 15 por um de 10"
Screenshot_1.png

E aqui tiraria o driver e o woofer de 10" e deixaria um de 15" e um de 12"
Screenshot_2.png
 
Jardel boa tarde

Então, você está cogitando "tirar um AF e deixar outro diferente no lugar", pelo menos entendi isso. Não tente "reinventar a roda".

Qto $$$ você destinou para esse projeto?

Whorn, se não estou enganado eh uma cx para subgraves. Grandes, pesadas e passivas.

Veja novamente os exemplos que te passei pq acredito que eh oq vc precisa! Oque passei para você já eh muito para sua garagem.

Acho que você não está tendo noção doque quer fazer. Esse "rolo" de caixas todas passivas, etc...

Por exemplo, uma rcf 310 com o driver TI dela já reproduz de uns 100hz até 20.000hz e tudo "original de fábrica". Para que gastar mais tentando fazer isso? Deve pesar uns 10~15 kg no máx....

Se achar que você fazendo vai ficar menos caro pode esquecer isso.

Aliás um sistema evox já eh gigantesco para sua garagem. Imagina oque vc quer fazer!?

Vou postar um exemplo p você ver mesmo sabendo que quer mais que isso:

http://www.lojaedifier.com.br/caixa-de-som-145w-rms-s530d-edifier-2-1-110v.html

Essas caixinhas seriam suficientes para você "curtir" a garagem. Mas como vc aparentemente quer mais...

Vá de caixas ativas ao contrário de passivas. Eh quase como optar por injeção eletrônica vs carburador
 
Existem Bons sistemas são passivos. Mas para obter bons resultados demanda muito estudo e conhecimento. Como já citaram sistemas ativos de boas empresas renomadas são mais difíceis de se errar. Vem tudo praticamente pronto.
Caso você queira realmente aprender e fazer um sistema, o melhor seria você estudar. Essas dúvidas são bem básicas e você já está com dificuldades. Existem Bons livros e até cursos on line.
Procure por Renan Lopes no Facebook e YouTube. Ele tem muitos vídeos no YouTube e pode fazer entender muita coisa. Espero ter ajudado.
 
Existem Bons sistemas são passivos. Mas para obter bons resultados demanda muito estudo e conhecimento. Como já citaram sistemas ativos de boas empresas renomadas são mais difíceis de se errar. Vem tudo praticamente pronto.
Caso você queira realmente aprender e fazer um sistema, o melhor seria você estudar. Essas dúvidas são bem básicas e você já está com dificuldades. Existem Bons livros e até cursos on line.
Procure por Renan Lopes no Facebook e YouTube. Ele tem muitos vídeos no YouTube e pode fazer entender muita coisa. Espero ter ajudado.
Buenas leopoldo bahia, então, aqui na minha cidade tem um rapaz que fabrica caixas acusticas, ele tem mais de 25 anos no mercado, ele construiu estas caixas e muitas outras.
capa%2Bsite%2Bfree%2Bdance.jpg

e analizando o som de um amigo meu , acredito que o mateusict tenha razão, o que eu pretendo fazer é MUITO, não tem necessidade, dá uma olhada. mas a minha idéia não é comprar algo moderno como isso: (imagem PRÓAUDIO representações, aqui da minha cidade)
19665385_641543772682759_9048109127489795786_n.jpg

quero fazer algo mais vintage se é que me entende, nada moderno, algo tipo o som do vídeo que mencionei acima, mas um pouco menor, utilizar um PA1800, e tal...
amplificador-cygnus-pa-1800-d-escovado--D_NQ_NP_768211-MLB20502842920_112015-F.jpg
 
Back
Topo