Caixa ativa + passiva para retorno

Tonon

New Member
Boa tarde pessoal.

Sempre estou por aqui aprendendo um pouco, mas como não sei muito e tem mto conteúdo, preciso de uma ajuda.
Eu preciso comprar um equipamento decente pra tocar a noite, nem que seja aos poucos.
Quero saber se ha aquela coisa de gosto, se eu posso preferir umtimbre de uma caixa e vcs de outra, ou se existe "aquelas caixas" melhores mesmo.
Eu iria tocar em bares fechados com no máximo 100 pessoas, voz e violão e pensei em usar tbm como caixa só de voz com minha banda (de rock).
Eu queria comprar rcf art 312a mas não tenho essa grana toda, e uma passiva para retorno, que eu penso que poderia ser de 8" ou 10".
Não sei a necessidade de comprar uma mesa de som, se tem muuuuita diferença de eq a caixa ou a mesa.
Meu orçamento que posso gastar é de 1mil mas se necessário posso gastar até 3mil
 
Em relação a timbre, cada um vai ter um gosto diferente. Mas em relação as caixas, algum modelos são unânimes.
Só não entendi este lance de usar um retorno passivo? Você já possui o amplificador?
No seu orçamento (até 3mil) eu optaria por uma Staner como a SR-315 ou mesmo a SR212 e para o retorno uma SR-110. Como seria somente voz e violão, não precisaria de uma mesa e ainda poderia deixar um pen-drive rolando músicas durante aquela pausa para tomar uma agua.
 
Tenho um Cygnus SA-4, apesar de ser um trambolho iria ajudar. até quero vender para poder me ajudar a comprar essas ativas, mas até agora não consegui.
Pelo que pesquisei, a Staner é bem 'mais ou menos' e eu queria algo bom, não maravilhoso, mas bom, pq penso que é um investimento melhor do que comprar algo mais ou menos e depois ter que vender pra comprar outro melhor.

Se eu tiver 2mil pra comprar a caixa ativa, a melhor opção é a Staner SR 212a mesmo? ouvi dizer que nessa ocasião um falante de 12 seria suficiente. E o retorno teria que ser da mesma série? posso adquirir um retorno qualquer? aquilo que encontro por aí, que se chama monitor, é um retorno??

Porque não precisaria da mesa? A maioria das coisas que li sempre fala em crossover, equalizador, preamp, mesa, etc etc, não entendo a necessidade deste tipo de coisa, em questões práticas mesmo. Se eu tiver um mic bom e uma caixa boa, há mesmo necessidade de tudo isso que eu mencionei?

No caso, se eu quiser comprar uma caixa que sirva para voz e violão e que também possa usar como caixas para as vozes da minha banda, essa staner de 12'' é o suficiente ou vale mais a pena investir em uma melhor, posteriormente, e usar essa como retorno (se usar com a banda)?

Desculpe a ignorância, quero entender e aprender um pouco mais.

Já agradeço a atenção e ajuda.
 
Esqueci de dizer que se for pra comprar uma mesa, acho que uns 4 ou 6 canais seria suficiente. Encontrei uma Yamaha de 4 canais, mas é 900,00. Vale?
Também queria plugar uma Stomp box, mas nem sei como liga. seria necessário uma mesa, então.
 
Não existe uma caixa melhor que outra em tudo, cada uma tem sua particularidade e vantagem dentro de sua estimativa e aplicação.
Para somente voz e violão, com esta verba a staner julgo o melhor custo benefício, praticidade de manutenção, para você. Não é uma caixa mais ou menos, para seu preço é uma ótima caixa. No mesmo patamar de valor, não vai encontrar nada melhor no mercado brasileiro.
O retorno não precisa ser da mesma série, claro que traz um AR mais profissional, porém pode ser qualquer um que te agrade, e sim retorno é um tipo de monitor, sendo que monitor geralmente é um termo mais usado para outra categoria de caixas, digamos que umas caixas mais refinadas.
Claro que sempre vale mais apena investir em algo melhor e sim esta 212a pode te servir como retorno perfeitamente.
Tenho uma Yamaha desta mg06xu e hoje em dia se fosse comprar, compraria uma mackie, (mesmo preço) somente pelo controle de agudos que na Yamaha é mid/hight no mesmo knob, já na mackie você tem low,mid,hight separados.
 
Muito obrigado pela ajuda! Decidi pela sr315 mesmo.
Sabe me dizer o modelo da mackie?

Um monitor então é melhor que uma caixa dessa como retorno? Pode me indicar marcas e/ou modelos que são bons?

Estou aprendendo bastante aqui, apesar dos tópicos bem explicativos serem de 10 anos atrás rsrsrs

Sempre vejo seus comentários, sabe muito! Obrigado pela ajuda!!
 
Um monitor tem mais definição, qualidade, por isso o uso é quase sempre em estúdios. mas não tem spl para sua aplicação. a não ser os que custam mais de 10k
O ideal é ficar com o retorno mesmo.
Quanto a mesa é a mackie mix8
 
Um monitor tem mais definição, qualidade, por isso o uso é quase sempre em estúdios. mas não tem spl para sua aplicação. a não ser os que custam mais de 10k
O ideal é ficar com o retorno mesmo.
Quanto a mesa é a mackie mix8
Muito obrigado pela ajuda. Vou procurar e qualquer coisa volto
Valeeeeu
 
Back
Topo