Caixa ativa Nacional ou Importada

msantosjr

New Member
Prezados,
Vale a pena investir numa caixa de som ativa importada?

Peço que considerem o seguinte cenário, somos uma igreja Batista de 500 membros aqui no RJ e já tivemos caixas de som JBL TR125 passivas. Fomos muito felizes com este equipamento, mas após anos de uso (pouco cuidadoso) os drivers queimaram e nunca consegui os reparos das mesmas aqui no Brasil. Consegui trazer reparos "genéricos" dos EUA entretanto, depois de algum tempo, tive problemas com os circuitos de proteção, e ai não foi possível consertar mais.
Minha duvida então é se vale a pena investir em caixas importadas considerando estas dificuldades de manutenção? Será que não há caixas nacionais que pelo menos possam ser consideradas como alternativas? O custo benefíco (no nosso caso) será que vale a pena?

Quando não consegui dar uma jeito nestas JBL trocamos pelas Selenium SPM15 Ativas (pré-Harmam) e sinceramente considero que são produtos muito bem acabados e de qualidade. Obviamente não vou comparar com as JBL com amplicador Crown e divisores da Dbx pois ai estou falando em outra categoria de produto.

Finalizando, o que acham das JBL Selenium SPM1503 A? Alguém já está usando? Liguei para o distribuidor a algum tempo e ele me disse que ainda não estavam vendendo!

Um abraço!

Lista de equipamentos que utilizamos na igreja:
Mesa de Som Mackie Onyx 32.4;
Caixas de som Selenium SPM15 Ativa;
Wirelles Dual PG 58 Shure;
Shure SM 58;
Sistema de proteção Pentacustica;
 
selenium 1502 A é a mesma coisa que a 1503 A so muda a grade com novo logo JBL ainda não vi no Rio pq os estoques da 1502 ainda existem compre mais duas 1502 e seja feliz na republica do libano centro do Rio ou na rua silva gomes em cascadura
abçs
 
Olá,

Com toda certeza recomendo a aquisição de caixas importadas, tive experiências pouco agradáveis com relação a caixas nacionais, Selenium e Attack, Selenium modelo ativos de 15" e 12'' e Attack com os monitores 15" e Sub's Ativos e passivos VRS18.

Por diversas vezes todas as caixas que possuo ou que possuía foram enviadas a assistência, inclusive no período de garantia, sendo resolvidos todos os problemas com a troca gratuita dos componentes, falantes e placas de amplificação.

Adquiri recentemente as Yamahas DXR 12 ativas - 132 dBSPL e atendem perfeitamente de palestras a bandas desde que acompanhadas de sub. Trocarei todos as caixas nacionais por importadas deste nível Yamaha, DAS, RCF ...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://usa.yamaha.com/products/live_sound/speakers/active_speakers/dxr/dxr12/?mode=model">http://usa.yamaha.com/products/live_sou ... mode=model</a><!-- m -->

Recomendo as importadas de marcas conhecidas e bem faladas, não terá problemas se usadas corretamente.

Abraços
 
Olá colegas,

Eu tenho a ativa modelo MP604TI da Attack e a ativa TH-15A da Tapco (agora Mackie). Pra mim, considerando que não pretendo investir dinheiro nas RCF, essa caixa TH-15A é fantástica!!! Tem uma sonoridade excelente e um grave que muitas vezes dispensa a caixa de sub.
 
Acredito que tudo depende da aplicação que irá querer fazer.
Hoje já temos bons modelos nacionais, a STUDIOR é uma delas, e embora as novas caixas são recentes, mas o histórico do fabricante é de excelência nessa linha de produto.
Também os outros fabricantes tem produtos bons é só pesquisar.
Mas caso queira importadas, então ai terá para todos os gostos, com fabricantes tradicionais como JBL, RCF, DB, TURBOSOUND, QSC, ETC.ETC...
 
Maurício dBsom disse:
Olá,

Com toda certeza recomendo a aquisição de caixas importadas, tive experiências pouco agradáveis com relação a caixas nacionais, Selenium e Attack, Selenium modelo ativos de 15" e 12'' e Attack com os monitores 15" e Sub's Ativos e passivos VRS18.

Por diversas vezes todas as caixas que possuo ou que possuía foram enviadas a assistência, inclusive no período de garantia, sendo resolvidos todos os problemas com a troca gratuita dos componentes, falantes e placas de amplificação.

Adquiri recentemente as Yamahas DXR 12 ativas - 132 dBSPL e atendem perfeitamente de palestras a bandas desde que acompanhadas de sub. Trocarei todos as caixas nacionais por importadas deste nível Yamaha, DAS, RCF ...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://usa.yamaha.com/products/live_sound/speakers/active_speakers/dxr/dxr12/?mode=model">http://usa.yamaha.com/products/live_sou ... mode=model</a><!-- m -->

Recomendo as importadas de marcas conhecidas e bem faladas, não terá problemas se usadas corretamente.

Abraços

Paz do Senhor a todos.
Não é por nada não mas talvez você não conheça as SKY Sound da StudioR.
Depois de muita pesquisa compramos a cerca de um mês e é espetáculo sem contar na garantia total de 3 anos.
Da uma olhada nesse tópico na ultima pagina que vera o link das fotos (esse é o tópico do projeto da nossa igraja) <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=11744&start=90">viewtopic.php?f=5&t=11744&start=90</a><!-- l -->

Já ouvi RCF e ouço todos os domingos e com muito prazer as SKY 600 e posso diser prefiro elas :wink:
A decisão de compra foi minha sem interferência de ninguém de maior hierarquia da igreja e é claro com muita conversa e ajuda do pessoal SomAoVivo :lol:
 
Rodrigo,

Entenda minha resposta anterior como sugestão, pois foram várias decepções com as marcas citadas Attack e Selenium, o que tornam a “fama” do que é nacional ser ruim.

Não estou menos prezando a Studio R, apenas foi uma questão de preferência pela importada e pela marca, depois de comparação entre a DAS e Yamaha.

Alguns fatores que influenciaram também: ser importada, marca, SPL 132 db de média pela norma IEC, resposta de frequência, peso, angulação 7° com uso em pedestal, dentre outros que no meu caso, locação, fazem a diferença.

Fiz uma breve comparação entre as especificações das duas Yamaha DXR12 e Studio R Sky 600, cada uma tem seus detalhes, que fazem a diferença na determinação da compra, vai depender do critério de avaliação e pesquisa que você faz, desde o tipo de amplificação digital/AB, conversão A/D, DSP etc.

O critério de escolha é de cada um, esta é minha sugestão apenas.

Abraço
 
Compre as italianas FBT, MILAN, RCF e será feliz, caixa nacional só compensa o preço das peças se estragar
 
Possuo uma Staner 315A 300W Bi amplificada e utilizo com uma mesa Behringer 1001 de 10 canais, para uso pessoal, nada profissional, geralmente festas para 40, 60, 100 pessoas no máximo. Estou pensando em " saltar" para uma RCF 715, 15 polegadas. A diferença de preço é grande. A qualidade também será?

Alguém pode opinar?

Observação:Só utilizarei uma caixa apenas. Notebook, placa externa Ucla 222 Behringer, mesa Behringer e caixa.

Na Staner que uso, conecto mesa p10 á entrada RCA da Staner. Na RCF vejo que existe XLR e p10. qual seria a melhor e mais indicada conexão.

Qual seria a diferença das RCF no tocante á falantes: 10, 12 ou 15?

No meu caso, estou á procura da RCF falante 15 polegadas, por causa de pegada do grave. Não estou pensando em sub...

Se puderem opinar e ajudar, agradeço.

MARCO AURÉLIO.
 
Estou pensando em " saltar" para uma RCF 715, 15 polegadas. A diferença de preço é grande. A qualidade também será?

Será ABSURDA a diferença.... muito acima do que vc usa hoje.... mas muito mesmo!

Na RCF vejo que existe XLR e p10. qual seria a melhor e mais indicada conexão.
Tanto faz, mas o mais indicado é sempre utilizar os cabos XLR balanceados....

Qual seria a diferença das RCF no tocante á falantes: 10, 12 ou 15?

Basicamente, quanto maior o falante, mais ar ele vai deslocar e assim terá melhores graves, mas cansei de ver cx de 10 dando pau em muita nacional com falante de 15 no quesito grave.... eu fico sempre no meio termo: 12"
 
Muito legal ter respondido. Muito obrigado. Pergunto: O grave da RCF 12 deixa a desejar em relação à RCF de 15? O grave da minha Staner 315 ( 15) é bem legal mesmo. O que não gosto dela é a faixa dos médios ( estridente) e como eu sempre digo, som não é altura mas sim agradabilidade, som aveludado, onde existe harmonia entre médios e agudos e a presença do grave quando precisar. Tenho um sistema BOSE Soundlink III , que impressiona na qualidade de audio. Todo mundo fica de boca aberta, como aquela " caixinha" pode ter um som tão bom e pesquisando, verifiquei que ela tem 8 mini falantes e cada um responde por uma gama de frequência ou seja, som muito puro...
Estou "quedando" por vender minha Staner e investir nessa RFC 715, de 700 W, falante de 15 pra usar apenas um caixa e fazer minhas festas com mais qualidade ainda do que tenho feito com a Staner. e Qualquer informação e orientação me ajudará muito a escolher CERTO
 
Back
Topo