Caixa 3 vias.

pTjz

Moderator
Moderador
Bom dia galera :)

Bem, to montando junto com o pessoal do ministério uma caixa 3 vias, ela tera um 12"PW3, drive D220ti e um SuperTwiter ST200 (que ja tenho)
Mais ai um dos nossos me mostrou um SuperTwiter que ele tava usando no som do carro dele, bem ouvi ele e achei mais interessante que o ST200, pelo menos no som do carro dele.

O drive é o B52 TW44, tem o diafragma de titânio
b52tw44.jpg


Como ele disse que doa um fiquei na dúvida, qual usar? :roll:
Alguem tem referências?
 
Porque eu prefiro a sonoridade de uma caixa de 3 vias.
Acho mais limpo, mais definido, você trabalha as altas com mais facilidade.

Questão de gosto! :)
 
Ola pTjz, sei que gosto nao se discute, mas ao meu ver você estará subutilizando o d220ti. ele responde muito bem desde 1.5k até ums 16k, e nao se preocupe com 16k, ninguem ouve nem isso. as musicas em mp3 mesmo sao cortadas em 14k e niguem nem sabe disso.

entao, nao faz sentido colocar um D220ti cortar ele em 5k para colocar um supertwiter que tem a sonoridade menos natural que o titanio.

Sobre o super twiter que mostrou, o B52, acho muito estranho, 400w, eh muito vai ter q atenuar muito. Rapaz, 400W a 104db de sensibilidade vai furar o ouvido de todo mundo, creio que esta descricao está errada. e veja bem, ele responde de 1k ate 25k, bom, ninguem ouve acima de 20k, eh impossivel. na verdade ninguem ouve nem 16k mais. Mas de qualquer forma, o 12pw3 responde muito bem até 2k, se estes B52 responde a partir de 1k, poderia fazer o corte entre os dois em 1.5k e nao precisaria mais nada.

Agora se quer caixa de 3 vias, deveria usar driver fenolico, que responde somente até 4 ou 5k, e entao usar supertwiter apartir dai, e o corte com o woofer seria em torno de 700 ou 800, a depender do driver.


Abraços.
 
A PAZ

Potencia máxima: 400W
Potencia Nominal: --

a Potencia real ele não especifica, isto está por dedução, acredito que este 400W seja PMPO (potencia multipla para otário).
Realmente o Stract tem razão, eu diria que em PA até 12K está de bom tamanho, pois tente verificar as frequencias que escutamos a partir de determinada distancia e voce terá uma grande surpresa, quanto fazer em 3 vias, existe a possibilidade pois a Mackie agora está com uma de 3 vias.
Se voce for fazer uma faça ou com um driver fenólico ou então com um falante que responda bem até uns 4/5 Khz.

Heriberto
 
Que tal fazer uns testes???? (não é o meu bolso mesmo)

Monte duas caixas com 12PW3 ou 12PW5 (dê uma conferida, o modelo PW5 tem algumas vantagens) e o D220Ti. Coloque um divisor de 2 vias.

Em uma das caixas, monte uma ligação em paralelo direto do conector de entrada, até o tweeter. Ligue um capacitor de 2,2uF (corte em 9KHz) em série com o tweeter. Compre também alguns resistores de fio, de forma a você experimentar algumas atenuações. 4,7 Ohms, 10 Ohms (depois do capacitor e antes do tweeter.

Pronto. Você poderá experimentar a caixa com e sem o tweeter, escutar a diferença.

Um abraço,

Fernando
 
Bom dia,

Essa parte mais ligada em periféricos (capacitores, drivers, resistores, etc...) como ja podem ter visto não é nem de longe um dos meus pontos fortes, é a área que estou lendo atualmente para aprender.
Essas caixas serão também uma forma de aprendizado para mim, uma vez que o mais perto que cheguei disto foi a montagem do som do meu carro :lol: e a colocação de uns drivers em um monitor pronto.

Mais vou sim fazer o teste com 2 e 3 vias desta forma que você falou.
Quanto ao falante o 12PW3 nóis já temos, mais como vamos montar depois mais uma caixa, monto a segunda com o 12PW5.
Vou hoje comprar os DriversTI, o que tinhamos foi colocado ontem no monitor.

Aguardem breve virão mais dúvidas...



Graça e paz!
 
Quanto ao falante o 12PW3 nóis já temos, mais como vamos montar depois mais uma caixa, monto a segunda com o 12PW5.

Se você já tem os 12PW3, a próxima caixa também precisará ter 12PW3, para ter o mesmo som. Mesmo sendo muito parecidos, pode haver diferenças de sonoridade.

O esquema da ligação do tweeter será a seguinte:

conector + => capacitor => resistor => tweeter => e volta para o negativo.

O capacitor vai mascarar a impedância, logo a caixa continuará de 8 Ohms. O resistor você pode variar alguns, são baratos (coisa de 1,00) e a cada mudança de resistor a mudança de sonoridade será bem percebida. O tweeter sequer precisa estar dentro da caixa, você pode deixá-lo por fora.

Sinceramente, de um dono de um 10PW3 com D220Ti com Nenis DF302, não precisa de um tweeter. Mas também é questão de gosto, logo...

Um abraço,

Fernando
 
Hoje a tarde montei 2 monitores da attack que estavam parados...
Ele tem tem um falante de 15" e botei um D220ti com capacitor 10/250

Agora sei que não preciso mesmo de um super twiter, eu sou meio tomé, "ver pra crer" kkkkkkkkkkkkkk.

Quando montar a caixa posto aqui!
abraços galera e valheu :)
 
Nadico.ba disse:
e botei um D220ti com capacitor 10/250

Eu só usaria o D220ti com um bom divisor de 2ª ordem.

Cheguei a ver um que vende em uma eletrônica da cidade mais acho que não é necessário, usamos como monitor de chão, trabalha com volume bem controlado apesar de ser muito potente... Achei que podia economizar esse gasto visto que temos alguns compromissos a cumprir...
Estou segurando o orçamento para aquisição de outra mesa, que farei a proposta brevemente...

Então só reparei, e diga-se de passagem, da UM BANHO dos outros 2 monitores que tem os drivers originais.
 
Bom Dia! Tenho duas caixas de 3 vias ,tenho dois Driver D250 Trio ,dois Tweeters ST400 ,dois divisor frequencia Nenis Df753H e dois Woofer da Eagle de 15 antigo,sera que fica bom montar essa caixa ,qual woofer da selenium fica bom com esses dois para uso como dj tenho potencia DBK3000,mesa Xenix 1202 e Equalizador Behringer 1502.Obrigado
 
Caramba Amigão Só Estes Driver's e Tweeter's Já Estão Consumindo Toda a Potência Do Amplificador.
Para que Seu amplificador "Consiga" Tocar Legal No Máximo o Selenium 15Px Com 200Rms.
O Que Você Pode Fazer Também é Em Um Canal Do Amplificador Ligar os 2 Falantes e No Outro Ligar 1 Driver e 1 Tweeter e Dividir Em Cada Canal do Equalizador e ver Como Fica, acredito Que Não Vá Precisar de 2 Driver's e 2 Tweeter's Para Estes 2 Falantes.
 
Boa noite, sou novo por aqui a mais de 5 meses acompanho o site, sempre que da tempo dou uma olhada agora a filhota com quase um ano, o tempo fica raro. Mas enfim, sou do RS, 60 KM de Porto Alegre, sou Cristão, e como vatios membros do forum, preciso montar uma caixa, por preferencia quero montar, nao comprar pronta. Sei que pouco se faz isso mas quero ter a experiencia. Igreja pequena, menos de 100 mt quadrados. Quero no inicio um retorno, somente playbacks, e voz. Pensei em falante de 8" K8 147LA da keybass, acompanhdos do drive medio/alto 770. Assim dua vias com corte em 900hz, divisor passivo 4 ordem.
Ou oesmo woofer, porem com drive Eco, mais tweeter Eco. Corte em 900hz e 5k. Tbm 4 ordem.
Por falar em divisores, farei com um cara do ML, de Goias, ele faz conforme pedido do cliente. Sobre a caixa, testei no Win ISD, volume 75 LT, frequencia em 40 hz. Bom acho que seria isso. Caso alguem conheca os componentes que falei, eu nunca os ouvi, procurei uma marca de experiencia no mercado e sao selenium e keybass, tbm a oversound. Mas o woofer de 8 que melhor se encaixou em resposta de frequencia, SPL, RMS, e volume(litros da caixa) foi este. O restante quer caixas de 100LT pra cima. Bah me estendi demasiadamente. Vlw desculpa o longa.....
 
Para um retorno de voz, um 8" seria bem legal.
Para um retorno de playback , considero um 12" melhor.

Para um driver ti, acho 900hz, muuuito baixo. Comece em 2k, se não gostar vai descendo a transição, e a potência aplicada.

Qualquer coisa, só falar, boa sorte.
 
E porque não três vias? No mercado de alta fidelidade o mais comum utilizar torres de três e até quatro vias para home theater. Monitores de estúdio de três vias também são comuns.
Há uns 4 anos compramos uma caixa ativa de três vias da WR ÁUDIO, tinha um som muito equilibrado. Certo dia precisei abrir pra conferir o estrago causado por uma tomada 220V não sinalizada, acabei descobrindo um baita divisor de três vias, que me fez gostar ainda mais da caixa, pois mesmo se um dia queimasse o amp, possuía utilizar com um amp externo sem problemas. Pena que a WR não fabrica mais caixas de três vias.
 
Bom mas por enquanto estou inclinado pela 3 vias, optei pelo alto falante de 8" pq usamos uma caixa de 8 da ciclotron e ficou bom, atualmente temos uma com um QSL de 12"( se alguem tiver as informacoes tecnicas dele, procurei e nao achei, so sei que era fabricado pela selenium) com 250RMS, e um super tweeter, e a igreja é pequena, o q gera muuuito grave ou seja nao temos medio, na verdade tem pois nao ha divisor, mas nos atende de forma insatisfatoria, pois esta no limite do falante, e bem baixo para o tweeter, q responde apartir de 1K com um capacitor. mas enfim, alguem ja usou um divisor feito por um cara de Goias? Ele vendo no ML. iria fazer a caixa 3 vias com divisor, mas os dele nao tem atenuacao, mas posso usar resistores conforme me agradar certo? vlw pelas dicas..
 
Back
Topo