Alto falante de cone seco ou emborrachado?

Gilney Susla

New Member
Olá Amigos!

Desculpe, mas sou novo aqui e aprendo muito por sinal, porém não encontrei aqui, qual a diferença e utilidade do alto falante de cone seco para o emborrachado...

Alguém poderia ajudar...

Muito obrigado

Gilney
 
Gilney Susla disse:
Olá Amigos!

Desculpe, mas sou novo aqui e aprendo muito por sinal, porém não encontrei aqui, qual a diferença e utilidade do alto falante de cone seco para o emborrachado...

Alguém poderia ajudar...

Muito obrigado

Gilney
de cone emborrachado como vc fala é o subwoofer. é um alto falante capaz de reproduzir frequencias bem baixas que tremem tudo, mas não jogam o grave muito longe. eles são muito usados em som automotivo pra portamalas fechado, apesar de hoje existirem subwoofer que também projetam o grave mais longe e são muito usados ao ar livre tbm. 
já os de cone seco são os woofer. são altofalantes que não reproduzem frequencias tão baixas como os sub, tem um grave com uma pancada mais seca, mas jogam o som mais longe. são indicados para reproduzirem frequencias graves e medias grave.
 
Informação um pouco equivocada, se a suspensão do cone é "seca" ou "emborrachada" não define se ele é woofer ou subwoofer... na utilização de som ao vivo/profissional a maioria esmagadora é de suspensão "seca" tanto woofer quanto subwoofer. O que define a categoria do falante é a frequência que ele trabalha, subwoofer em media de 20hz a 200hz e woofer de 45hz a 4500hz em média...

Os falantes com suspensão "emborrachada" são utilizados em caixas de som para fins residenciais(Home Theater, mini system e etc...) e para som automotivo.

Algumas pessoas usam os emborrachados em caixas de som para uso ao vivo, mas não é o indicado. Ou seja, se você quiser usar uma linha de pesca para substituir a corda da guitarra que quebrou, voce até pode usar, mas não é o ideal...
 
Fabio disse:
Informação um pouco equivocada, se a suspensão do cone é "seca" ou "emborrachada" não define se ele é woofer ou subwoofer... na utilização de som ao vivo/profissional a maioria esmagadora é de suspensão "seca" tanto woofer quanto subwoofer. O que define a categoria do falante é a frequência que ele trabalha, subwoofer em media de 20hz a 200hz e woofer de 45hz a 4500hz em média...

Os falantes com suspensão "emborrachada" são utilizados em caixas de som para fins residenciais(Home Theater, mini system e etc...) e para som automotivo.

Algumas pessoas usam os emborrachados em caixas de som para uso ao vivo, mas não é o indicado. Ou seja, se você quiser usar uma linha de pesca para substituir a corda da guitarra que quebrou, voce até pode usar, mas não é o ideal...

concordo em parte. quando respondi assim sem apresentar numeros tendo em vista q o usuario é leigo no assunto. quando se fala subwoofer estamos nos referindo a frequencias mais baixas, mas woofers e subwoofers são alto falantes, agora muitos fabricantes anunciam woofers geralmente como subwoofer prometendo resposta de frequencia a partir de 20hz. agora me diga um falante cone seco que desce mais que um com suspensão acustica emborrachada.
 
"mas woofers e subwoofers são alto falantes,"
com certeza!  :s 


"agora muitos fabricantes anunciam woofers geralmente como subwoofer prometendo resposta de frequencia a partir de 20hz"
Somente os fabricantes de quinta categoria, bons fabricantes separam seu catalogo com informação reais como no link abaixo, subwoofer e woofer em categorias separadas:
http://www.jblaudio.com.br/marcas/produtos.php?idLinha=65

"agora me diga um falante cone seco que desce mais que um com suspensão acustica emborrachada"
Não se compara linha Pro com Automotiva... esse fórum é para som Profissional e não automotivo. Estamos aqui para ensinar o que é correto para os leigos como você mesmo classificou. Se voce quer usar o emborrachado em som ao vivo, sinta-se a vontade, mas não ensine o caminho errado para o leigo.
 
sei que o forum é voltado para som profissional meu amigo. só tentei te explicar q jamais um alto falante de cone seco vai descer mais que um emborrachado. no proprio link da jbl q vc postou veja as especificações do SUBWOOFER 18SW3P
Especificações
Diâmetro 18"
Impedância 8 Ohms
Potência RMS 800w
Programa musical 2400w
Sensibilidade @ 1m (dB) 96
Resposta de frequência 37Hz a 2Khz
Frequência de ressonãncia 41Hz
Material da Carcaça Alumínio injetado

ele está dentro da faixa de frequencia de sub? sim, está, mas veja que segundo o frabricante ele fala a partir dos 37hz. o que eu quero dizer é que os de suspensão acustica emborrachada desce mais, só isso e não estimular ninguém a trabalhar com esse tipo de falante ou até mesmo eu usar pq já trabalho com PA faz um tempinho. não sou a pessoa mais indicada a falar sobre som automotivo, mas hj em dia acho q da pra se comparar sim tendo em vista q os usuarios desse tipo de sistema estão usando cada vez mais produtos da linha pro.
 
Mais de um ano depois, estou com essa mesma dúvida, qual é, exatamente, sem muita enrolação, por exemplo, a diferença entre um woofer com mesmo diâmetro e potência, de cone seco e um woofer de cone emborrachado? E qual o motivo de não utilizar cone seco num som interno de carro e não se utilizar de cone emborrachado num P.A.?
Outra questão, poderia utilizar um cone emborrachado num retorno?
 
Última edição:
Sensibilidade e resposta.
Emborrachado sacrifica a eficiência pela resposta estendida, o que vv chama de cone e eco não. A resposta é mais limitada mas compensa com maior sensibilidade
 
Bem sinceramente, o que tem pra se ouvir abaixo de 40Hz em som ao vivo? Então precisamos ver bem qual propósito iremos dar ao alto falante que estamos analisando.
Respondendo ao @Roberto Melo, o motivo é exatamente o que o @isinho falou. A quantos metros vc vai querer ouvir o som do seu carro? Logo , pra aplicação no carro, se prioriza o range de resposta em detrimento da sensibilidade ( vamos entender isso como spl ). Em sonorização com som ao vivo ou mecânico, se quer resposta ( principalmente em som mecânico ) mas não podemos abrir mão da sensibilidade.
Nada te impede tb de utilizar o falante de cone emborrachado pra retorno, penso que vc terá muitos problemas pois povo músico costuma ser muito exigente e acho que vc teria melhores resultados com falantes " de cone seco" para esta aplicação.
 
Vamos ver se entendi. Basicamente a diferença é que o emborrachado tem mais extensão e menos SPL que o cone seco. Isso explica porque vários monitores de estúdio também utilizam emborrachado, que seria minha próxima pergunta.

A questão é que estou procurando informações para construir um retorno para teclado, pra meu uso, de tamanho médio (100w), e que consiga um som mais próximo possível do que eu escuto nos fones, resposta definida, brilho, peso, etc. É frustrante a diferença.
 
Back
Topo