Ajuda com o retorno

JackiePrado

New Member
Boa tarde a todos, sou novata no Fórum, meio que cai de paraquedas no Departamento de som de minha igreja, aprendi algumas coisas aqui na SAV, e hoje queria tirar uma mega dúvida sobre a acústica e os retornos. Hoje conto com apenas duas caixas para o papel de monitor de palco, para teclado (linha), back vocals, porém no mesmo local há bateria, baixo (amplificador), guitarra (amplificador), conforme a foto. O Ministro de Louvor acaba ficando mais a frente e sem retorno para ele. Já que as caixas estão voltadas para o Altar, no restante da Igreja conto com 4 PA´s. Gostaria de melhorar a situação do retorno que tem sido a reclamação do Louvor, porque quanto todos começam a tocar, fica difícil de se ouvir, e quando o baterista se empolga é que a situação piora.
IMG_20170125_195621.jpg
banda e retorno.jpg
 
Editado por um moderador:
@JackiePrado;

Seja bem vinda ao SAV!

Pela foto não dá pra ter noção de como estão posicionados os retornos e os cubos dos instrumentos. Dá pra ver que a batera fica no seu ouvido e dessa forma o pobre do baterista não tem culpa. Seu posicionamento é que está errado ( ou o dele, conforme o ponto de vista, né?! Rss ). Mande mais fotos detalhando onde ficam os retornos, os cubos e como estão direcionados. Mande fotos tb do PA e de onde fica o pessoal do vocal. A partir daí a gente pode falar mais alguma coisa.
 
@JackiePrado;

Seja bem vinda ao SAV!

Pela foto não dá pra ter noção de como estão posicionados os retornos e os cubos dos instrumentos. Dá pra ver que a batera fica no seu ouvido e dessa forma o pobre do baterista não tem culpa. Seu posicionamento é que está errado ( ou o dele, conforme o ponto de vista, né?! Rss ). Mande mais fotos detalhando onde ficam os retornos, os cubos e como estão direcionados. Mande fotos tb do PA e de onde fica o pessoal do vocal. A partir daí a gente pode falar mais alguma coisa.

Obrigada, irei providenciar ;)
 
@JackiePrado Seja Bem vinda,

Posso estar muito enganado, mas se eu vi bem na foto, o retorno da antera no chão está virado pra igreja ?!
O correto seria ele virado pra você! E a caixa la na parede que funciona como um side virada pra você, deveria estar virada pra igreja pra alcançar os primeiros ouvintes...
Nos mande mais informações, pra saber se estamos vendo corretamente as fotos!

Abraços,
 
@JackiePrado Seja Bem vinda,

Posso estar muito enganado, mas se eu vi bem na foto, o retorno da antera no chão está virado pra igreja ?!
O correto seria ele virado pra você! E a caixa la na parede que funciona como um side virada pra você, deveria estar virada pra igreja pra alcançar os primeiros ouvintes...
Nos mande mais informações, pra saber se estamos vendo corretamente as fotos!

Abraços,
Não Guilherme, aquela antera está sem uso no momento. Editei a localização (desculpa pela coisa mal feita, estou no serviço e só sobrou o paint para ajudar). Sobre o volume da bateria o baixista deu a idéia do aquário, penso que o espaço do palco não comportaria. Pesquisei sobre o Anel abafador ou Kit de abafador para bateria? O que vocês me indicam?
 

Attachments

  • IMG_20170125_195546.jpg
    IMG_20170125_195546.jpg
    1.8 MB · Visitas: 16
  • IMG_20170125_195621.jpg
    IMG_20170125_195621.jpg
    1.6 MB · Visitas: 15
  • IMG_20170125_195546.jpg
    IMG_20170125_195546.jpg
    1.2 MB · Visitas: 17
Primeiramente seja bem vinda.

Na verdade, os seus retornos são SIDES...
SIDE é uma espécie de PA virado pra dentro do palco, normalmente ele é usado como complemento do retorno de chão para preencher o palco, nestes casos em grandes palcos, não aconselho para palcos pequenos como o seu.

O melhor é usar o retorno no chão, mais perto possível dos músicos, dessa forma o músico ganha ouvindo melhor e mais definido sem precisar de tanto volume como no caso do SIDE.
Como você só tem 2 caixas, use espaçado no palco, tentando centralizar e peça mais músicos que fiquem o mais perto possível das caixas.
 
Primeiramente seja bem vinda.

Na verdade, os seus retornos são SIDES...
SIDE é uma espécie de PA virado pra dentro do palco, normalmente ele é usado como complemento do retorno de chão para preencher o palco, nestes casos em grandes palcos, não aconselho para palcos pequenos como o seu.

O melhor é usar o retorno no chão, mais perto possível dos músicos, dessa forma o músico ganha ouvindo melhor e mais definido sem precisar de tanto volume como no caso do SIDE.
Como você só tem 2 caixas, use espaçado no palco, tentando centralizar e peça mais músicos que fiquem o mais perto possível das caixas.
Obrigada pela dica! Irei por em prática
 
Back
Topo