Ajuda com caixas horizontais tipo line.

Já que descreveu "tipo line" acredito que esteja ciente da façanha que está prestes...
Então desconsiderando um todo...
Uma dica, a linha selenium cv é destinada a caixas de instrumentos, acredito não ficar bom em sua pretensão.
Use o modelo 12pw3, vai se sair muito melhor.
 
Sim, descrevi "Tipo Line" porque hoje em dia basta ter umas caixas fininhas penduradas na horizontal e muitas pessoas chamam de line correto?
As minhas são iguais as do link que postei, só quero ver um falante que toque bem nelas, com menor rms possível e com um spl bom.
Citei o 12cv5 pq ele têm 97 db e só 150 Rms e também por causa do valor. kkk

O 12pw3 não saiu de linha?
 
Última edição:
Sim, descrevi "Tipo Line" porque hoje em dia basta ter umas caixas fininhas penduradas na horizontal e muitas pessoas chamam de line correto?
As minhas são iguais as do link que postei, só quero ver um falante que toque bem nelas, com menor rms possível e com um spl bom.
Citei o 12cv5 pq ele têm 97 db e só 150 Rms e também por causa do valor. kkk

O 12pw3 não saiu de linha?
Continuam em linha.
Apenas certifique se dá sintonia correta para ele.
 
Bom dia pessoal, andei pesquisando na net e me deparei com uma dúvida:
O que vcs acham de eu colocar ao invés do d220 ti, o d408 ti e um guia de alumínio?
Claro que o valor do d408 é bem maior do que o d220.
Mas queria saber como ficaria o desempenho e se valeria o valor investido.
 
Com 0 D408ti você vai ter mais ênfase na voz com menos agudos, devido a sua maior bobina e maior garganta.
Com o d220ti, você vai ter mais agudos, com menos voz, devido a sua menor bobina e menor garganta.
Daí a decisão depende de sua aplicação, gosto e pretensão pessoal.
 
A aplicação será mista ou seja, som ao vivo e mecânico.
Claro que não é com grandes bandas, mas quero uma qualidade boa e pra melhorar o alinhamento agora no início do ano vou pegar o venu360.
 
Então eu não usaria nem uma bobina de 4'' nem de 1'' Usaria uma de 3". Vai lhe trazer um equilíbrio no que te passei.
Dos nacionais os melhores e mais confiáveis que temos no momento são.
jbl d3305ti
snake sd375
oversound nd3850
 
Pôh, mais são meio caros esses que me passou hem? kkkk
Mas fazer oque? Vou ter que ver meu orçamento.
Mas se desse pra botar 1 ou 2 d220Ti em cada caixa, o orçamento melhoraria. afs kkkk
 
É melhor usar um por caixa.
2 vai gerar comb filtering, vai ficar pior que, com apenas 1.
Neste caso vale a regrinha que menos é mais.
 
Aproveitando o gancho Dj Garam pq não tive ajuda, pode me ajudar com isso?

Queria saber quais frequências corretas para a aplicação de potência exata nos falantes.
Vamos lá:

No caso do Driver D220Ti
Potência RMS (NBR 10.303) (c/xover 1.500 Hz 12 dB / oit): 80 Wrms
Potência RMS (NBR 10.303) (c/ xover 2.000 Hz 12 dB / oit): 90 Wrms

Esse driver suporta 90 wrms em 8ohms = a 26,83 volts correto?
2 D220Ti em paralelo 4 ohms = 26,83 volts.

O WPU1809 têm potência 450 Wrms e aplicando o dobro de 900 Wrms em 8ohms = a 84,85 volts correto?
2 WPU1809 em paralelo 4 ohms = 84,95 volts.
Resposta de 35 a 3.000 Hz

Como e qual frequências largar nas potências para chegarmos a esses números medindo com um multímetro na saída das mesmas, para aplicar a potência correta para termos o máximo rendimento e sem problemas de danificar os falantes?
 
No caso do d220ti a potencia suportada depende do hpf utilizado, como descrito, 1,5k ou 2k

Para drivers e tweeters, note no manual (selenium) que eles especificam que a potencia suportada é com o uso de um filtro passivo, quando utilizamos um filtro ativo, aplicamos apenas 30% da potência declarada. Com mais 30% de headroom se possível.
Ex:
(c/ xover 2.000 Hz 12 dB / oit): 90 Wrms
30% = 27 Wrms + 27 Erms do headroom = 54 wrms . 2 peças em paralelo = 108 Wrms

Como os fabricantes chegam a estes números, existem N segredos que o mercado não permite uma clareza.
Mas normalmente o correto seria com...
Ruído rosa em um tempo determinado(se não me engano 2 ou 4 horas)
Câmara anecóica
Após amaciamento de 1 ou 2 horas
Tem uma temperatura certa
Pressão atmosférica
2w/2m ou 1w/1m

Mas não espere que o falante reproduza fielmente o range especificado, normalmente ele tem uma faixa útil entre 1/8 acima e 1/8 abaixo do especificado.
Mas o mais importante é que, quem dita os filtros são a caixa e não os parâmetros do falante.
Os parâmetros servem somente para o engenheiro se basear na hora de projetar a caixa
 
Ok, mas para eu medir a potencia que devo mandar para os valantes em volts, preciso de uma carga resistiva (resistência) correto?
Vamos lá para o WPU, 450 rms em 8 ohms = 84, 85 volts.

Vamos ao que tenho que fazer:

Boto uma carga resistiva de 8 ohms (resistência) na saída do amplificador > conecto o multímetro junto na mesma saída medindo corrente alternada> gero o pink noise> e vou subindo o volume do amplificador até dar os 84,85 volts = 900 wrms?
Nesse caso uso toda a potência do alto falante correto?

Se eu tiver enchendo o saco peço desculpas, mas é que quero saber como aplicar a potência exata nos falantes, ou se existe outro modo de fazer esse procedimento sem precisar medir a saída da potência com multímetro.

Desde já agradeço a atenção.
 
Amigão, só pra ter uma ideia, o amplificador confiável mais forte que temos no mercado, fornece 14.000 rms, ou seja 118,5 volts. Já deu pra imaginar o que vai acontecer com o wpu se aplicar 84 volts né.
Existe uma fórmula, mas ainda não encontrei que tenha a ponto de compartilhar, mas pra falar a verdade nem procurei muito. Geralmente faço um cálculo usando o raciocínio lógico, e sempre funcionou, e nunca queimei nada.

Que fique claro que é um método próprio
Não tenho certeza, ainda não me deparei com este material, então, ainda não dominei esta parte teoricamente.
Estou respondendo apenas para não parecer má vontade, e explicar como EU faço...
Se estiver errado ou alguém tiver esta fórmula, por favor, vai ajudar muito.

Ex:
Falante 500w 8r
Ampl 1000w 8r
Se a cada dobro de sinal nós temos 3db
Eu vou limitar 3db

Falante 300w 8r
Ampl 1000w 8r
Se a cada dobro de sinal nós temos 3db
E eu sei que me sobrou 700w
Então eu sei que me sobrou para limitar entre 6 e 7 db

Já ouvi falar em uma fórmula que seria dividir a potencia do canal pela potência do transdutor, mas não fez sentido pra mim. Vamos ver como ficaria usando o último exemplo.

Ampl 1000w 8r
Falante 300w 8r
1000/300 = 3,333
Mas í aí, se me sobrou 700w, como eu posso ter apenas 3,333 de headroom?
Sacou?

Caso encontre o método científico, só voltar aqui, ficarei muito grato, boa sorte.
 
Back
Topo