50mil Para tudo isso?

Darkrev

New Member
Bom dia, boa tarde, boa noite... =D
Sou pastor de uma igreja Presbiteriana e tenho em caixa 50mil reais para melhorar o som e a acústica de nosso templo.
Seguindo um projeto onde se instalaria sistema de refrigeração, fizeram a nave do templo sem janelas, e ainda não foi instalado o forro, como pode ser visto na foto.
Esta situação está assim a mais de 8 anos, mas sou pastor dessa igreja a um ano e meio.
Como mencionado temos apenas 50mil reais para:
Melhoramento da Acústica;
Instalação do forro;
Iluminação;
Janelas (?);
Som.
Eis algumas das opções que chegaram até a mim:
1- Fazer um forro Termo Acústico modelo em Lã de vidro, superfície lisa, bordas tegular no valor de 45mil reais. "Resolvo" o problema de forro, acústica e calor, mas fico praticamente sem dinheiro para fazer outra coisa.
2- Fazer um forro de PVC e jatear Fibra de Celulose. Custo de 23mil reais. Segundo o profissional, a celulose além de ser ótima na questão acústica, ajuda na questão térmica. O problema é que achei esteticamente feia.
3- Fazer forro com Painéis Reverberantes Passivos com painel interno de alta densidade no valor de 17.800,00. E posteriormente abrir janelas, pois em nossa região o calor é quase INSUPORTÁVEL. O problema nesse opção está relacionado a acústica, que poderíamos dizer que ficaria um tratamento semi-acústico.
OBS.: Penso que a questão das janelas se aplicará em todas as opções, considerando a ausência de recursos para a instalação de sistema de arrefecimento.
Sei que 50mil é impossível de se fazer um bom serviço, contudo preciso da ajuda de vocês para aplicá-los da maneira mais sábia o possível, lembrando que teremos que fazer a iluminação e a comprar algo para melhorar o som. (Nosso som é composto de Potencia, mesa e duas PA`s tudo muito antigo, como as fotos mostram.)
E ai? Se vocês estivessem em meu lugar, o que fariam?
Preciso muito da contribuição do fórum.

Igreja _toolbox.jpg _20160806_144221.JPG _20160806_144314.JPG _20160806_144356.JPG
 
Primeiramente seja bem vindo.
Seu caso tem algumas peculiaridades interessantes... Fico feliz de ver que estão com os pés no chão, sabem quanto tem para gastar e sabem que o orçamento é pequeno para todos os problemas.

A dica é que façam tudo por etapas!
Estabeleça suas prioridades... O que é prioridade pra vocês?
- Climatizar?
- Tratar acústica?
- Renovar o som?

Essa resposta é crucial para dar andamento aos projetos.
Porém sem conhecer a realidade de vocês, sem dúvidas eu faria nessa ordem:
1 - Equipamentos de som
2 - Acústica
3 - Climatização

Porque? Porque o equipamento de vocês é bem modesto, tratar a acústica antes pode deixar mais evidente ainda o quão modesto ele é.
Pegue 15mil dessa verba e compre um par de caixas ativas boas, uma boa mesa e bons microfones e claro use cabos e conectores a atura.
Depois trate a acústica, este quesito é algo bem particular então prefiro não opinar muito... o ideal é chamar alguém especializado.
O que sobrar comece a investir em climatização.

Na climatização não vejo necessidade de abrir janelas, já que elas estarão sempre fechadas usando o ar.
O jateamento de celulose ajuda BASTANTE a isolar o ambiente externo do interno, no quesito acústico não terá tanta influência porque ficará acima do forro, ainda assim ajudará.
 
Não iria falar de acústica, mas vou dar alguns pitacos kkk.

Falando do forro, logicamente que o PVT não é boa escolha... O mineral será muito superior e por ter uma grande superfície pode ser que só o forro resolva sua reverberação, mas caso sobre algo não é difícil fazer painéis acústicos para usar nas paredes e matar o que sobrar.
 
pTjz...
Obrigado pelas boas vindas... =D
Outra informação quanto ao nosso problema de acústica é que, se bato palma o som se propaga por uns 5~6 segundo.
Você disse que começaria pelo som... Considerando as dimensões de nosso templo, você poderia indicar de forma específica quais produtos a serem comprados? Quais PA´s? Que Mesa? Quais microfones?
Moro no interior de Minas, numa cidadezinha de 25mil habitantes. Então, tudo será comprado via net e não possuo profissional que possa me responder a essas perguntas aqui.
A falta de profissional na área acústica também é outro empecilho. O que pude fazer foi enviar pedidos de orçamentos à empresas especializadas, sendo que apenas uma, a Isolar Acústica - DF me ofereceu um projeto formulado apenas por fotos e conversas.
A Isolar Acústica não sugeriu o uso de forro mineral. Segundo a empresa, este produto, submetido a altas temperaturas como a de minha região, causará empenos nos forro. As opções e seus respectivos preços são:Propostas.jpg
Confesso que fiquei tentado em fazer a opção 1, pois pensei que assim resolveria por definitivo a quetão do forro, acústica e sobreaquecimento... Contudo, depois de conversar com alguns irmãos e de ler sua sugestão, penso que ser talvez esse não seja o melhor cainho.
Ainda estamos na fase dos orçamentos e pensando de forma ponderada sobre essas necessidades.
Estou esperando suas propostas de compra =D
Obrigado.
 
Realmente é uma coisa que pode acontecer, o forro empenar se o calor for grande demais...
Não conheço esse forro deles, mas me parece que seria um forro mineral padrão com uma camada de lã de vidro em cima, se for você poderia comprar a lã por fora em uma empresa e usar um forro mais barato, ou jatear a celulose antes do forro.
Mas se um forro mineral empena, creio que o de PVC também fará, então você esta numa situação complicada.
O ideal era conseguir outros orçamentos e opiniões

Quanto aos painéis, não vale a pena você comprar, 890 esta caríssimo a unidade.
Você tem um bom marceneiro por ai?
Faça o painel você mesmo, um fardo de lã de rocha de 50mm custa em média 24,00 e vem com 4,32m² da pra fazer dois painéis por fardo se você for fazê-los com 100mm ou 4 de 50mm.
Pra você ter ideia se você 20UN (quantidade que ele orçou) com 100mm você vai gastar R$: 240 de material acrescenta agora 10 vezes esse valor, considerando frete e mão de obra do marceneiro e madeira e tecido isso da R$: 2400,00
Link de exemplo de como fazer um painel simples: http://acousticsfreq.com/how-to-build-your-own-acoustic-panels/
A construção pode ser simples assim ou implemente usando sua criatividade, o acabamento fica por conta do tecido, mas se quiser fazê-lo em madeira também da mas o ideal é que a madeira seja furada, expondo o som a lã... O resultado final será o mesmo dos painéis dele.
A lã quando precisei eu comprei na www.brascoterm.com.br com Agnaldo.

Quanto aos equipamentos, quantos canais vocês usam hoje?
Quantas vozes, instrumentos vão para o PA usando a mesa?
Quantas pessoas em lotação máxima?
Vão usar retornos?
 
Bom dia...
Suas informações estão me ajudando muito pTjz. Muito obrigado =D
Pois é... aqui o calor é algo inacreditável... Um profissional sugeriu a instalação do forro mineral sobreposto a uma camada de lã de vidro ensacada. Contudo, o preço ficou muito elevado, R$110,00 o metro quadrado instalado. Ficaria mais de 41mil reais só o forro.
Hoje outro profissional me garantiu um orçamento. Vamos vê o que ele diz ;)
Considerando a celulose como isolante térmico, ficaria mais caro que a lã de vidro. Então estou quase descartando a possibilidade da celulose.
Tenho sim um marceneiro aqui... Verei essa possibilidade de fabricação dos painéis.
Em resposta às suas indagações:
1- Usamos duas caixas passivas e dois retornos. Esse equipamento era o que a igreja usava antes de mudarmos de templos que é pelo menos 4x maior que o antigo.
2- 5 vocal, teclado, violão, voz do pastor. Atualmente usamos uma bateria acústica de qualidade similar ao som que possuímos, mas pretendemos comprar uma bateria eletrônica até final do ano que vem (todo pensando n conforto acústico);
3- O templo tem lotação máxima para 250 pessoas. Atualmente temos um publico de 110 pessoas;
4- Usamos retorno sim;
5- Estamos formando outros instrumentistas, então, temos possibilidades reais de aumento no número de integrante da equipe de música (instrumental e vocal);
6- Atualmente nossa mesa fica junto ao ministério de música, mas quero colocá-la bem no início do templo, de onde o sonoplasta fara as intervenções necessárias. Temos tubulação para multicabo, mas não seria melhor uma opção com wifi?
Muito obrigado.
 
Bem, esta parte de forro é melhor resolver com pessoas da sua região que já estão acostumadas com o clima tópico.

Quanto aos equipamentos, seu estilo musical não exige muita potência, a igreja é pequena e a verba também, então vou indicar as mais baratas que conheço (de ouvir) que são legais em qualidade.
Caixas Attack VRF1230A ou Samson XP112A
Retornos VRM1230A ou Samson XP112A
Mesa Soundcraft EFX8/K

Multicabo sem fio ainda não é realidade, o que existe é uma mesa digital que pode ficar no palco e você controlar remotamente via WIFI, mas claro, isso custa mais dinheiro.
Caso queira considerar uma, veja a Behringuer XR18.
 
Boa tarde...
Não esqueci de vocês =D
Seguinte... quero compartilhar com vocês o que estamos fazendo em nossa igreja para resolver o nosso problema...
1- resolvemos abrir janelas. O templo foi feito sem nenhuma janela com a intenção de instalação de ar condicionado e evitar incômodos à vizinhança. Consegui convencer o conselho de que não somos muito barulhentos, (somos presbiterianos =D ) e que as janelas diminuiria custos em tempos de clima mais agradável. Segue foto abaixo
Ig Janelas.jpg

Com a abertura das janelas a acústica melhorou uns 35%.
2- Instalamos o forro. Como havia dito, as opções de forro estavam muito caras... Uma empresa chegou a pedir 45mil para fazer o forro apenas da nave. Mas graças a Deus, encontramos uma empresa em Brasília que realizou o serviço com preço bem acessível.
O material aplicado foi o Lã de Rocha (Marca: Rockwool Rockfon Pacific). O preço foi de R$41,53 o metro quadrado instalado.
Por esse preço, aproveitamos e forramos a igreja toda: Nave e salas.
Com a aplicação do forro, a reverberação que era de 6~7 segundo passou para 0,5~1,3 segundos.
Segue foto do forro abaixo.
Ig Forro.jpg
O nome da empresa que instalou o forro é Steel ECO. A forma de pagamento foi a vista, mas como os bancos estão em greve, fizemos transferências diárias, e não houve nenhum tipo de atraso no serviço pelo fato de eu não poder fazer o pagamento todo no dia combinado. Indico a Steel ECO a todos!! Eles trabalham com outros forros também. E o pessoal da montagem é bastante competente.
Estamos nos organizando para termos em mãos 17mil para a aquisição do som, e está tudo encaminhando para dá certo.
Graças a Deus =D
Agradeço a todos vocês, mas em especial o pTjz
 
pTjz, realmente ficou muito bom... Penso que a melhora drástica se deu porque o forro de Lã de Rocha não é duro. Ele é leve, esponjoso e flexível.
Todos que entram na igreja ficam impressionados com a melhora.
Vou vê se faço um vídeo para mostrar como ficou a reverberação.
 
Bom dia, boa tarde, boa noite... =D
Sou pastor de uma igreja Presbiteriana e tenho em caixa 50mil reais para melhorar o som e a acústica de nosso templo.
Seguindo um projeto onde se instalaria sistema de refrigeração, fizeram a nave do templo sem janelas, e ainda não foi instalado o forro, como pode ser visto na foto.
Esta situação está assim a mais de 8 anos, mas sou pastor dessa igreja a um ano e meio.
Como mencionado temos apenas 50mil reais para:
Melhoramento da Acústica;
Instalação do forro;
Iluminação;
Janelas (?);
Som.
Eis algumas das opções que chegaram até a mim:
1- Fazer um forro Termo Acústico modelo em Lã de vidro, superfície lisa, bordas tegular no valor de 45mil reais. "Resolvo" o problema de forro, acústica e calor, mas fico praticamente sem dinheiro para fazer outra coisa.
2- Fazer um forro de PVC e jatear Fibra de Celulose. Custo de 23mil reais. Segundo o profissional, a celulose além de ser ótima na questão acústica, ajuda na questão térmica. O problema é que achei esteticamente feia.
3- Fazer forro com Painéis Reverberantes Passivos com painel interno de alta densidade no valor de 17.800,00. E posteriormente abrir janelas, pois em nossa região o calor é quase INSUPORTÁVEL. O problema nesse opção está relacionado a acústica, que poderíamos dizer que ficaria um tratamento semi-acústico.
OBS.: Penso que a questão das janelas se aplicará em todas as opções, considerando a ausência de recursos para a instalação de sistema de arrefecimento.
Sei que 50mil é impossível de se fazer um bom serviço, contudo preciso da ajuda de vocês para aplicá-los da maneira mais sábia o possível, lembrando que teremos que fazer a iluminação e a comprar algo para melhorar o som. (Nosso som é composto de Potencia, mesa e duas PA`s tudo muito antigo, como as fotos mostram.)
E ai? Se vocês estivessem em meu lugar, o que fariam?
Preciso muito da contribuição do fórum.

Ver anexo 1924 Ver anexo 1925 Ver anexo 1926 Ver anexo 1927

Bom dia, boa tarde, boa noite... =D
Sou pastor de uma igreja Presbiteriana e tenho em caixa 50mil reais para melhorar o som e a acústica de nosso templo.
Seguindo um projeto onde se instalaria sistema de refrigeração, fizeram a nave do templo sem janelas, e ainda não foi instalado o forro, como pode ser visto na foto.
Esta situação está assim a mais de 8 anos, mas sou pastor dessa igreja a um ano e meio.
Como mencionado temos apenas 50mil reais para:
Melhoramento da Acústica;
Instalação do forro;
Iluminação;
Janelas (?);
Som.
Eis algumas das opções que chegaram até a mim:
1- Fazer um forro Termo Acústico modelo em Lã de vidro, superfície lisa, bordas tegular no valor de 45mil reais. "Resolvo" o problema de forro, acústica e calor, mas fico praticamente sem dinheiro para fazer outra coisa.
2- Fazer um forro de PVC e jatear Fibra de Celulose. Custo de 23mil reais. Segundo o profissional, a celulose além de ser ótima na questão acústica, ajuda na questão térmica. O problema é que achei esteticamente feia.
3- Fazer forro com Painéis Reverberantes Passivos com painel interno de alta densidade no valor de 17.800,00. E posteriormente abrir janelas, pois em nossa região o calor é quase INSUPORTÁVEL. O problema nesse opção está relacionado a acústica, que poderíamos dizer que ficaria um tratamento semi-acústico.
OBS.: Penso que a questão das janelas se aplicará em todas as opções, considerando a ausência de recursos para a instalação de sistema de arrefecimento.
Sei que 50mil é impossível de se fazer um bom serviço, contudo preciso da ajuda de vocês para aplicá-los da maneira mais sábia o possível, lembrando que teremos que fazer a iluminação e a comprar algo para melhorar o som. (Nosso som é composto de Potencia, mesa e duas PA`s tudo muito antigo, como as fotos mostram.)
E ai? Se vocês estivessem em meu lugar, o que fariam?
Preciso muito da contribuição do fórum.

Ver anexo 1924 Ver anexo 1925 Ver anexo 1926 Ver anexo 1927


Pastor, a igreja da qual sou membro sofria diversos problemas semelhantes aos do senhor.
Caso o senhor se interesse em saber como resolvemos alguns dos problemas e como ainda estamos resolvendo outros, coloco-me à disposição. Desde soluções financeiras para dar suporte às melhorias até as questões acústicas e de sonorização.
Pode enviar mensagem no privado que tento esclarecer o que fizemos e estamos fazendo.
 
Caso o senhor se interesse em saber como resolvemos alguns dos problemas e como ainda estamos resolvendo outros, coloco-me à disposição. Desde soluções financeiras para dar suporte às melhorias até as questões acústicas e de sonorização.
Pode enviar mensagem no privado que tento esclarecer o que fizemos e estamos fazendo.
Soluções desse cunho são um excelente conteúdo para futuras dúvidas, então por favor, mantenham as perguntas e respostas aqui mesmo no tópico para que sirva de base para outras pessoas com dúvidas semelhantes.
 
Boa noite pedroeol...
Seguindo a linda de pensamento do pTjz, espero suas orientações aqui...
Estou extremamente interessado em saber como os problemas de sua igreja tem sido resolvidos.
E obrigado por querer nos ajudar.
 
Não quis responder no tópico para não desvirtuar o conteúdo, mas farei um resumo.

Nossa igreja não tem caixa. Aufere cerca de 15.000 a 17.000 reais mensais. Uma igreja com um grande prédio e a maior parte dos membros com pouca renda. Além de tudo, a cidade (Tucuruí/PA) sofre grande onda de desemprego, por conta do fim da construção da usina hidrelétrica.

Tínhamos questões graves na igreja para serem sanadas (e ainda as temos): desde o prédio muito mal conservado, passando por um som de péssima qualidade, até a questão acústica que torna a fala ininteligível.

No que importa à questão financeira, eu e um pequeno grupo de amigos começamos uma campanha muito tímida para arrecadar fundos para a aquisição de um sistema de som simples, porém, mais eficiente do que o que temos.

A tia de um amigo faz uma massa de pizza muito boa e recheia muito bem. São pizzas pré-assadas e congeladas que poderíamos vender por R$ 15,00.

Fizemos 200 e o plano era vender ao longo do mês, ou seja, média de 50 por semana. Vendemos 200 em uma semana. Vimos ali a oportunidade de resolver os problemas estruturais da igreja. A partir daí, incrementamos o negócio. Passamos a encomendar somente as massas e montar as pizzas em minha casa. Compramos material direto de distribuidor, o que ajuda a diminuir custos. Cada pizza fica por cerca de 5 ou 6 reais. Depende do sabor.

Nossa campanha começou em maio.

Já fizemos 2 rodízios de pizza e um festival de música. Esses 3 eventos nos renderam cerca de 5.000 de lucro. As vendas diárias de pizzas nos rende cerca de 4.000 por mês.

Temos um grupo de whatsapp para os entregadores. Fazemos a entrega gratuita. Os irmãos que entregam, cerca de 5 ou 6 em sistema de revezamento, pagam o combustível da moto. Não temos gasto da campanha para as entregas.

A cantina dominical rende cerca de 300 reais por semana. Ali vendemos pizza assada (fatia por 5 reais com um copo de pepsi ou guaraná), além de outros pratos.

Essa brincadeira nos permitiu fazer: reforma do telhado e conserto de infiltrações, pintura da igreja, troca das janelas de acrílico por vidro temperado, colocação de portas de vidro temperado para acesso ao templo, construção de um novo altar em forma de palco com 90m2, aquisição de um sistema de som de cerca de 70.000 reais, tratamento acústico com forro acústico embaixo da laje da galeria e diversos painéis acústicos, construção de um aquário de bateria com tratamento acústico interno e com placas de acrílico feitas pela isoacustic, dentre outras obras menores.

Fizemos um empréstimo consignado cuja parcela é bem menor do que o nosso faturamento mensal.

Temos uma boa capacidade de endividamento e estamos com todas as contas em dia, algumas até já quitadas.

O sistema de som foi todo comprado na C. Borges, em Manaus. Deu muito trabalho trazer tudo para o interior do Pará. Posso relatar especificamente como cumpri essa missão, caso gostem de uma boa história e precisem aprender alguns caminhos. Kkkkkkkkkk

Em que pesem as dificuldades, posso afirmar que tanto o atendimento da loja, quanto o preço, são imbatíveis. As 2 viagens para Manaus valeram muito à pena.

Quanto ao tratamento acústico, li tudo o que pude. Desde o livro do Solon do Valle até tudo que encontrei disponível na Internet. Revirei tudo. Contei com ajuda de um desconhecido que trabalha com projetos acústicos em Belém, que nada me cobrou, pois foi indicado por um amigo.

Estamos fazendo alguns paineis acústicos em posições que identifiquei como críticas, além de outras soluções. Posso enviar fotos dos pontos que estamos cobrindo. O tratamento acústico será feito à base de tentativa. Se determinada medida não for suficiente, passamos ao próximo passo.

Ainda há um forro acústico que ficará embaixo da laje da galeria. Esse ponto é uma "caixa de ressonância". Terrível o problema que ele gera.

Comprei todo o material (lã de vidro, placa perfurada duratex e espumas acústicas) pelo site Portal da Acústica. Entregaram tudo corretamente. Foi o melhor preço que encontrei, após uns 10 orçamentos. Posso passar o contato de whatsapp da loja e da moça que me atendeu.

Estamos fazendo um aquário para a bateria, que era um ponto crítico na igreja. Muito barulhenta e um transtorno. Posso detalhar a construção, caso queiram.

Com o altar novo, cujo material foi 70% doado por pessoas de fora de nossa igreja (sim, eu parecia um pedinte de rua pedindo para meus amigos), realizamos um trabalho na parte elétrica da igreja toda, principalmente no altar. Precisávamos ter um sistema elétrico 100% equilibrado para receber os equipamentos hi-fi que adquirimos. Temos um quadro de distribuição próprio para o som atrás do altar. Até voltímetro tem na frente para evitar que algo seja ligado se o sistema de energia estiver com algum problema.

Colocamos as 10 centrais de ar para lavar e reparos técnicos. Não recebiam qualquer cuidado desde que foram instaladas há 5 anos atrás. Estavam imundas e sem nenhuma eficiência.

Eu não sabia quase nada sobre sonorização ou acústica. Continuo sabendo pouco, porém, tenho certeza que não estou mais em uma situação de completa ignorância sobre tais temas. Li muito, fiquei noites e madrugadas atrás de noites e madrugadas acordado pesquisando e executando projetos, seja para termos outras fontes de renda, seja para incrementar vendas de pizzas, seja para sonorizar a igreja ou tratar a acústica.

Claro que tudo isso envolve muita vontade de trabalhar. Aqui em casa, minha esposa e eu somos ratos de trabalho e só pensamos nisso. Também envolveu uma boa dose de coragem para fazer um empréstimo consignado tão alto, mas coragem é algo que nunca me faltou. Obviamente, também atinge as finanças pessoais minha e de alguns poucos irmãos que podem contribuir de forma mais pessoal e aguda.

E tudo isso também demanda muito tempo de trabalho, algo que nem todos tem ou estão dispostos a gastar na obra do Senhor Jesus. Eu, particularmente, não tenho tempo disponível. Sou Juiz de Direito e professor universitário. Minha esposa, que cuida de nossa bebê de 3 anos e faz faculdade de Direito, também "não tem tempo". O que nós e nossos outros amigos temos é vontade. Vontade e coragem movem tudo.

Todos alegarão falta de tempo ou de dinheiro, como muitos em nossa igreja alegam. Porém, como já diz aquela música do Accapella:

"Todo mundo disse que qualquer um poderia fazer / As coisas importantes alguém deveria fazer / Todo mundo sabe que qualquer um poderia fazer / Todas as coisas boas que ninguém fez...
Bem, eu estou muito ocupado / então digo para todo mundo / Os trabalhos precisam ser feitos por alguém / Poderia ser feito por qualquer um / Mas ninguém, ninguém, ninguém fez".

Espero poder ter sido útil com alguma ideia. Se precisarem que eu detalhe algo, fiquem à vontade para perguntar.

O aniversário de 40 anos de nossa igreja será no final de outubro. Daqui alguns dias poderei dizer se tudo funcionou ou onde erramos e enviarei fotos.

Ainda temos muito o que fazer. Reformar banheiros, organizar uma sala para o culto infantil e outra para oração, pintar a igreja externamente, terminar o estacionamento etc. Já tenho todos os projetos detalhados. Falta-nos dinheiro para levar adiante...por enquanto. Rsrsrs
 
Última edição:
@pedroeol ;

Extremamente gratificante e inspirador o seu relato. Ajudou a dar corpo a algumas idéias que venho tendo em relação á minha igreja. Muito obrigado por compartilhar.
Acho que vc deve abrir um tópico pra nos apresentar sua igreja e sistema, com fotos por favor, bem como os pormenores que não couberam aqui.
Quanto a sua parte elétrica vc consultou o pessoal da Pentacústica? Adquiriu algum processador de energia pra proteger seu sistema ? Como ele é composto ( seu sistema ) ?
 
@pedroeol ;

Extremamente gratificante e inspirador o seu relato. Ajudou a dar corpo a algumas idéias que venho tendo em relação á minha igreja. Muito obrigado por compartilhar.
Acho que vc deve abrir um tópico pra nos apresentar sua igreja e sistema, com fotos por favor, bem como os pormenores que não couberam aqui.
Quanto a sua parte elétrica vc consultou o pessoal da Pentacústica? Adquiriu algum processador de energia pra proteger seu sistema ? Como ele é composto ( seu sistema ) ?

Vou tentar colocar algumas fotos de como era e como já estão algumas coisas que estão prontas.

Quanto ao sistema elétrico, esse é um dos poucos pontos que eu não tive nenhuma participação, pois um amigo que está conosco nessa empreitada é um excelente eletrotécnico e trabalha dentro da usina com sistema de alta tensão. Preferi não meter o dedo, pois havia gente muito boa pra desenvolver esse trabalho.

O quadro de distribuição é bem grande e possui diversos dispositivos de proteção, mas não sei se posso chamar algum deles de processador. Também não sei dizer se o voltímetro instalado no quadro pode ser chamado de gerenciador de energia, pois não sei que funções ele desempenha, além da medição da corrente e amperagem. Porém, tenho certeza que o quadro possui vários dispositivos de segurança, como DDR etc.

Vou pedir pra ele as especificações do trabalho que ele realizou e informarei por aqui.
 
O quadro de distribuição do sistema de som usou os seguintes equipamentos: um relé falta de fase, um contator de força, três DPS e um leitor de tensão e corrente.

O relé falta de fase trabalha em conjunto com o contator. Caso falte uma fase, ele desarma e tira toda a alimentação do circuito, não deixando os equipamentos queimarem.
 
Obrigado pedroeol...
Seu relato se assemelha um pouco com o nosso... Uma das diferenças básicas é a CORAGEM que você teve para fazer o empréstimo, coisa que é um pouco mais difícil para mim, e para a denominação que sou pastor.
Fico feliz em saber que em outras partes de nosso Brasil, como você e seus amigos, estão levando adiante obra de nosso Senhor... Isso nos anima por sabemos que não estamos sozinhos nessa luta. Que Deus abençoe a vida, família, projetos e ministério do irmão.
Muito obrigado.
 
@pedroeol;

Recomendo fortemente que vc entre em contato com o pessoal da Pentacústica. Eles podem prestar consultoria tanto na questão de equipamentos para proteção do seu sistema de som ( gerenciadores de energia ) que a meu ver são indispensáveis para um sistema desse custo, quanto para sua rede elétrica ( main power ) caso desejem e sem desmerecer o irmão. Afinal um orçamento não faz mal nenhum e após o primeiro contato vc pode colocar o irmão da elétrica para desenrolar com eles. Tenho certeza que eles vão sugerir coisas que ele nem mesmo imaginava.
 
Obrigado pedroeol...
Seu relato se assemelha um pouco com o nosso... Uma das diferenças básicas é a CORAGEM que você teve para fazer o empréstimo, coisa que é um pouco mais difícil para mim, e para a denominação que sou pastor.
Fico feliz em saber que em outras partes de nosso Brasil, como você e seus amigos, estão levando adiante obra de nosso Senhor... Isso nos anima por sabemos que não estamos sozinhos nessa luta. Que Deus abençoe a vida, família, projetos e ministério do irmão.
Muito obrigado.

A coragem veio por conta do trabalho. Começamos a ver os frutos do trabalho e percebemos que possuíamos um faturamento mensal médio bem seguro.

Nosso empreendimento das pizzas e as outras atividades são gerenciadas de forma quase empresarial. Muita organização e sistematização, desde a linha de produção até a entrega. Obviamente, não somos uma indústria e não possuímos capacidade de produção em grande escala, porém, cada pizza ou outro produto é feito com todo cuidado para manter o padrão de qualidade.

Esse tipo de projeto para arrecadar fundos é algo que qualquer igreja ou pessoa pode desenvolver. É uma forma honesta e justa de se auferir renda.

Para a realidade que nossa igreja enfrentava, desenvolver um projeto de 1.000 reais era chover no molhado. Seria insignificante um esforço pequeno para um local que se encontrava tão maltratado. Ou enfiávamos a cara ou tudo permaneceria como era. E são os nossos filhos que crescerão ali...
 
Back
Topo