12PW3 Selenium Bobina Carbonizada

Caros Colegas:

Tenho passados por prolemas com meus falantes. Temos duas caixas montadas com Falante 12PW3 e Driver D205Ti ambos da selenium, com divisor da nennis. São caixas ja bem antigas, que usamos como monitor de voz. Nunca tive problemas com elas. Mesmo não tendo nenhum tipo de pocessamento, sejam eles equalizadores com cortes, limitadores etc. Elas estão ligadas diretamente a mixer. O amplificador que as alimenta é um Cygnus SA 1 - AB. Que trabalha em 0dB. embora não tenha headrom cuido para que não haja amplitude de sinal de entrada grande o bastante para exceder o LED de 0dB e causar possivel distorções. Como usamos elas em baixo volume raramente acende o 0dB me atendendo perfeitamente. O problema é q depois de anos de uso, mesmo sendo ultizada por pesoas não tem o mínimo de conhecimento de áudio e de vez em quando deixam as caixas apitarem sem párar e etc. me apareceu um problema. O falante de graves tá com a bobina carbonizada, e em curto. O Drive não sofre nada. A primeira caixa que queimou, no domingo passado substitui o falante por um novo, antes da troca medi se havia algum DC na saída di ampli e nada. Liguei a caixa funcionou perfeitamente usamos no culto, tudo ok. Hj quando fui ligar as duas queimadas, mesno o drive que funciona perfeitamente. O que pode estar acontececendo? Algum nivel DC na saida que aparece intermitente?? Abraços!
 
Ola Diego..

Problemão esse teu hem.. pode ser que seu amplificado esteja com problema, e voce ainda não percebeu isso.. ou cabos dando curtos...

Uma coisa que notei é que voce disse que certas pessoas deixam apresentar microfonia nestas caixas.. isso é um problemão..

[]'s..
 
Olá Diego,

ok, desconfiar do amplificador é interessante. Um Cygnus SA-1AB já está batendo nos seus 15 anos, e uma revisão seria uma boa ideia...

Mas além disso, é interessante pensar...

- as caixas que queimaram foram todas de retorno de um músico só? Se sim, músico de que instrumento?

Caso não sejam de um único músico, convém perguntar?

Mudou-se alguma coisa no sistema? Algum periférico, até mesmo alguma uma pedaleira nova? Alguma nova forma de ligar alguma coisa?

Será trabalho meio que de detetive, mas por enquanto substitua o amplificador por outro, por alguns dias.

Ah, mande reformar seus falantes queimados, mas compre bobinas originais da Selenium. São caras, mas acha fácil e garante que o falante soe como novo!

Um abraço,

Fernando
 
As caixas que me me refiro foram as caixas que usamos para monitor somente dos back vocal, não colocamos mais nada nelas. Quanto aos falantes, a primeira que queimou, como estava tão dificil achar uma assistencia tecnica aqui no Rio ou reparos originais optei pela compra de um novo falante novinho na loja. que acabei perdendo tb. Agora tenho dois falantes antigos e mais um novinho q usei apenas 2 vezes coma bobina torrada e em curto é uma pena. Quanto ao Amplificador pelo que andei analisando ele despeja um nível DC assim que o desligo aproximadamente 800mV. sobe até esse valor e cai novamente a 0V. Quando ligado não existe DC na saida. Penso que esse valor de tensão é incapaz de danificar um falante capaz de dissipar 200rms. Reparei que alguns componentes se apresentam indicios que superaqueceram, são Zeners reguladores do ciruito do pré e resistores todos do pré. Mais alguns resistores do sistema simples de limitação desse amplificador. Fora isso tudo parece ok. Vai ser complicado estou pensado em trocar o amplificador por um de maior potencia pq esse trabalha no limite para essas caixas.
 
Diego,

nestas condições, parece que o amp é mesmo o problema, que deve ser intermitente.

Quanto ao conserto dos seus falantes, veja aqui onde consertar com garantia de fábrica:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.selenium.com.br/#/AssistenciaTecnica">http://www.selenium.com.br/#/AssistenciaTecnica</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo