como montar um equipamento de qualidade ?

lim

New Member
E aí Fernando belezzz !!!

Como montar um equipamento de qualidade,porem que não fique tão caro ?
ja tenho 2 DBS 720 e 1500,processador Midverb 4,equalizador duplo beringer FBK 3102 e 1 mesa staner S12-2 de 12 canais,pretendo fazer 2 caixas com 1 falante de 12 e 1 dryver de titanio cada,caixas no formato trapezio(projeto da Selenium) e 3 caixas + ou - para retorno.

O que mais preciso ?compressor ? crossover ?

Gostaria de um som simples para ensaiar com minha banda,levar em congresso de minha igreja,em pequenas festas com no maximo 300 pessoas ou mais se puder.

Como ligar corretamente este equipamento ?
Para estas potencias DBS qual seria o valor em watts dos falantes?
Preciso de outra mesa de som? Uma vez que minha mesa é muito simples ?
Qual divisor de frequencia usaria nas 2 caixa(PA) ?
Como montar um equipamento de qualidade porem compacto que da pra levar pra onde eu quizer,com o que ja tenho ?

Aguardo resposta,pois nas lojas muitos vendedores so querem vender e são poucos os que entendem sobre essas minhas perguntas.

Um abraço amigo e fique na Paz !!!

Aguardo resposta tambem de todos os membros SOM AO VIVO !!!

Deus abençoe vcs .
 
Puxa, é um monte de perguntas.

Você já tem:

Amplificador para PA (DBS 1500, 180W RMS/canal/4 Ohms)
Amplificador para retorno dos músicos (DBS 720, 90W RMS/canal/4 Ohms)
Módulo de efeito
Equalizador
Mesa de som.

Nestes equipamentos, o "piorzinho" é sua mesa de som, realmente bem simples. Que tal investir em uma mesa melhor? Há inúmeras boas mesas, dê uma pesquisada e depois fale com a gente suas opções.

Quanto a outros periféricos,

Compressores podem ser uma boa, mas muitas mesas já trazem "compressores" embutidos. Behringer, Yamaha (nesta, há alguns modelos com compressores por canal bem legais), etc.

Crossover eu não trabalharia. São mais comuns em grande porte, não em pequeno porte. E eu só compraria periféricos depois de comprar a melhor mesa de som possível. Ela é a base de tudo.

Quanto a caixas, é bom você olhar os nossos textos sobre caixas. Vai tirar várias de suas dúvidas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=95">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=95</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=96">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=96</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=97">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=97</a><!-- m -->

Como ligar corretamente este equipamento?

MICs e Instrumentos => mesa de som => equalizador => amplificadores => caixas.

Entendeu? Se não, dê uma olhada no manual dos equipamentos, sempre tem diversos desenhos esquemáticos de como fazer as ligações. A Staner sempre coloca várias opções.

Para estas potencias DBS qual seria o valor em watts dos falantes?

Se há um projeto e você o está seguindo, deve respeitar os falantes especificados. Não se preocupe com isso. Ainda!

Qual divisor de frequencia usaria nas 2 caixa(PA) ?

Nenis (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br">www.nenis.com.br</a><!-- w -->) ou EAM (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br">www.eam.com.br</a><!-- w -->). Mande para eles um e-mail falando sobre o projeto, quais os falantes utilizados e então pergunte por sugestões. Ambos são muitos bons.

Como montar um equipamento de qualidade porem compacto que da pra levar pra onde eu quizer,com o que ja tenho ?

O principal elemento que faz um PA "crescer" de tamanho são as caixas acústicas. São elas as principais ocupantes de espaço no carro.

Muitos fabricantes tem atacado essa questão. Olhe os artigos da Expomusic 2007, você verá diversos tipos de PA compactos, e com grande qualidade. Uma sugestão fácil de encontrar nas lojas e ainda barato é um conjunto da Staner com 2 x PS-120 + PSW-202.

Um abraço,

Fernando
 
Puxa !!! nunca vi uma resposta tão rapida e clara !!!

Que bom poder contar com um site tão eficiente e uma pessoa profissional como vc Fernando.

obrigado !!!
 
Aí Fernando boa tarde !!!

Voltando ao assunto,como quero um equipamento que dê pra ir e vir,pensei em comprar uma mesa pequena e compacta,que tal: XENIX 1622 FX behringer ?

O modelo de caixa que quero fazer é da staner UPPER500T,full-range
com crossover passivo interno em duas vias,utiliza um falante de 15 e um driver de titanio,isso para PA,retorno ainda estou a procura de um projeto legal.

Para PA qual a potencia em watts para a compra dos falantes e drives ?

Gostaria de mudar o projeto das caixas trocando os falantes de 15 para 12 o que vc acha ?



Obrigdo irmão e fique na Paz do Senhor !!!
 
Os textos que te indiquei já dão uma boa idéia sobre tudo o que você perguntou.

Seus graves dependerão do tamanho do falante. Quer muitos graves? Escolha caixas com 15", 18". Mas aí, haja espaço no porta mala.

Essa decisão vai depender do tipo de instrumento e de música que vocês tocam. Eu tenho caixas de 10", 12" e 15", depende do uso que vou ter. Quando sei que o contrabaixista vai levar um cubo, eu carrego as minhas de 10". As de 15" só quando tem gente para ajudar (e uma Kombi para carregar).

XENIX 1622 FX behringer

Boa, mas pequena, não? Não será melhor gastar um pouco mais e comprar uma mesa com canais sobrando? Aí compra-se uma só vez.

Se vocês usam hoje 4 canais de mic, pense em uma mesa de 6 ou 8. Se usam 8, pense em 10 ou 12. Se usa 10, pense logo em uma mesa de 16.

O modelo de caixa que quero fazer é da staner UPPER500T,full-range

Quando você falou que ia fazer um projeto da Selenium, achei que eram os projetos disponíveis no site da Selenium!

Para PA qual a potencia em watts para a compra dos falantes e drives ?

Não sou chegado em potência, mas sim em sensibilidade. Amo falantes de altíssima sensibilidade. Minha pior caixa tem 97 dB/1W/1m. A melhor que já usei tem 101dB/1W/1m.

Gostaria de mudar o projeto das caixas trocando os falantes de 15 para 12 o que vc acha ?

Não pode mudar. Tem que procurar um projeto já com falante de 12". No Curso de Caixas Acústicas parte 3 tem explicado o porque. Cada caixa é projetada de acordo com o falante instalado.

Da mesma forma, não tem que procurar falante de X, Y ou Z de potência ou sensibilidade. Tem que usar o que está no projeto. Os projetos disponibilizados pelo fabricante foram por eles testados, e aprovados. Se sair do projeto, não se sabe onde vai parar. Pode ficar até melhor (pouca chance), igual (nenhuma chance) ou pior (que é o que acontece a maioria das vezes - as pessoas "montam" o projeto economizando aqui e ali e depois falam que o projeto é uma porcaria).

Por essas e outras (problemas com marceneiros), desisti há muito de montar caixas de som.

Um abraço,

Fernando
 
E aí amigo Fernando ?

Em se falando de mesa de som ,concordo com vc ,à respeito de canais.
Estou querendo uma xenix 2442 fx,o que vc acha?
Só me resta uma dúvida,tive olhando no site do mercado livre,o preço é otimo,mas vale apena?nunca fiz nenhuma compra nesse site,e o produto é original ? ou é paragueixam ?
Dê-me sua opinião por favor,pois ,estou pra fechar negócio .
Sobre caixas que vou fazer ,vou realmente seguir o padrâo STANER.

Um abs !!![/quote]
 
Lim,

Behringer é muito fácil de achar via contrabando, pagando bem menos impostos.

Mas cabe lembrar que somos cristãos, e Jesus nos ensina a dar a César o que é de César. Então, a opção é sua, siga a sua consciência.

Problema, como sempre, é garantia. Se der algum problema, você terá que reclamar com quem comprou. E, na falta de nota fiscal, se o vendedor te der o cano, você vai ficar no prejuízo.

Fora isso, o produto em geral é novo, não falsificado. É muito complicado falsificar um produto assim.

Quanto a Xenix 2442, é uma boa mesa. Mas que tal gastar ainda mais um pouco e comprar logo uma SL2442FX, com 2 efeitos e equalizador? É uma mesa bem superior, feita para PA.

Um abraço,

Fernando
 
bersan

VC CITOU QUE AS MESAS BEHRINGUER TEM COMPESSOR MAIS SÇAO TODAS NO CASO DA SL2442 - FX COMO FUNCIONA
 
Algumas Behringer e algumas Yamaha trazem compressores embutidos por canal.

No caso das Behringer, é um dos "efeitos" que se pode selecionar.

No caso das Yamahas, é um controle rotativo existente nos canais de microfone. Veja:

topo_analogicos.jpg


São os controles amarelos, logo abaixo do ganho (brancos) e acima da equalização (verdes).

Esse tipo de compressor é completamente automático. O próprio equipamento detecta o tipo de instrumento e faz os ajustes de attack e release automaticamente. Claro que nem sempre funciona bem.

O único ajuste é do "Threshold", e faz o que indica a figura existente após os controles. Quanto mais se abre o controle, mais o compressor "atua" sobre o áudio.

Para quem trabalha com compressores "de verdade", isso parece brincadeira... mas na prática funciona, faz realmente diferença, ajudando a "segurar" a dinâmica de alguém que ora fala baixo, ora grita! Claro que depende também da programação eletrônica que o fabricante implementou, que detecta o tipo de áudio e faz os ajustes corretos. Se os ajustes não forem corretos...

A Yamaha tem investido bastante em equipamentos com compressor por canal.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Fernando olhando um tópico da audio list encontrei uma formula que o Carlos Correia informa, e através desta forma dá pra saber como escolher alguns falantes (isto pra quem está comprando)

SPL 1W/1M = 112 + 10LOG (9,64 10^-10 X FS^3 X VAS / QES)


O artigo é bom tambem, vale a pena conferir.
Audiolist.org - biblioteca - sensibilidade em alto-falantes.

espero ter ajudado em alguma coisa.
 
Amigo tem tópico específico sobre esta mesa no SAV. Pesquise e se informe por lá. Se a quantidade de canais atende sua necessidade a XR18 é uma mesa muito boa, se vc não precisa de gravação multipista tem tb a RCF M18 que tb é uma boa mesa e é mais barata.
 
Amigo tem tópico específico sobre esta mesa no SAV. Pesquise e se informe por lá. Se a quantidade de canais atende sua necessidade a XR18 é uma mesa muito boa, se vc não precisa de gravação multipista tem tb a RCF M18 que tb é uma boa mesa e é mais barata.
AGRADEÇO PELA DICA MEU IRMÃO, QUE DEUS TE ABENÇOE PELA AJUDA!
 
E aí Fernando belezzz !!!

Como montar um equipamento de qualidade,porem que não fique tão caro ?
ja tenho 2 DBS 720 e 1500,processador Midverb 4,equalizador duplo beringer FBK 3102 e 1 mesa staner S12-2 de 12 canais,pretendo fazer 2 caixas com 1 falante de 12 e 1 dryver de titanio cada,caixas no formato trapezio(projeto da Selenium) e 3 caixas + ou - para retorno.

O que mais preciso ?compressor ? crossover ?

Gostaria de um som simples para ensaiar com minha banda,levar em congresso de minha igreja,em pequenas festas com no maximo 300 pessoas ou mais se puder.

Como ligar corretamente este equipamento ?
Para estas potencias DBS qual seria o valor em watts dos falantes?
Preciso de outra mesa de som? Uma vez que minha mesa é muito simples ?
Qual divisor de frequencia usaria nas 2 caixa(PA) ?
Como montar um equipamento de qualidade porem compacto que da pra levar pra onde eu quizer,com o que ja tenho ?

Aguardo resposta,pois nas lojas muitos vendedores so querem vender e são poucos os que entendem sobre essas minhas perguntas.

Um abraço amigo e fique na Paz !!!

Aguardo resposta tambem de todos os membros SOM AO VIVO !!!

Deus abençoe vcs .
Seja rico!
 
Estou iniciando no mundo das digitais, tenho alguma familiaridade com 01v da yamaha, minha duvida terei melhor sonoridade e facilidade de manuseio com a Mackie Dl 1608 ou a Behringer XR 18. Estou propenso a uma das duas.
Grato
 
Seria realmente o ideal a 32x compact, o problema é o orçamento, por isto as duas escolhas de 16 canais e a nossa necessidade a 32x já seria muito por enquanto.
 
Back
Topo