som na igreja saindo atrasado

lucas3012

New Member
como a igreja em que eu ajudo tem um tamanho muito grande colocamos delay nas caixas mais próximas do palco para o som sair igual em todas as caixas mas acontece que o som da igreja ta ficando igual filme com o áudio atrasado primeiro vemos cantar e apos alguns segundos ouvimos o som oque fazer pra solucionar esse problema ?
 
lucas3012 disse:
como a igreja em que eu ajudo tem um tamanho muito grande colocamos delay nas caixas mais próximas do palco para o som sair igual em todas as caixas mas acontece que o som da igreja ta ficando igual filme com o áudio atrasado primeiro vemos cantar e apos alguns segundos ouvimos o som oque fazer pra solucionar esse problema ?

Lucas:

Se entendi, vocês colocaram um delay nas caixas que ficam na frente do palco e que estão voltadas para o publico, com o delay configurado com atraso para igualar o PA.

Primeira pergunta: Isto está resolvendo o problema para as pessoas que estão sentadas na frente do palco? Faço esta pergunta pois este tipo de configuração é utilizado em palcos grandes onde as pessoas que estão na frente do palco estão fora do alcance direto do PA, sendo necessário estas caixas para compensar. Segundo ponto. Se tirar o Delay, melhora ou piora?

Eu não seu o tamanho de sua igreja, mas, o delay realmente é necessário? O som destas caixas não estão muito altos a ponto de igualar o PA ? (elas não devem igualar o PA, elas são somente um "reforço").

Poste as dimensões da igreja, localização das caixas para uma melhor analise.
 
Fabio_Portella disse:
lucas3012 disse:
como a igreja em que eu ajudo tem um tamanho muito grande colocamos delay nas caixas mais próximas do palco para o som sair igual em todas as caixas mas acontece que o som da igreja ta ficando igual filme com o áudio atrasado primeiro vemos cantar e apos alguns segundos ouvimos o som oque fazer pra solucionar esse problema ?

Lucas:

Se entendi, vocês colocaram um delay nas caixas que ficam na frente do palco e que estão voltadas para o publico, com o delay configurado com atraso para igualar o PA.

Primeira pergunta: Isto está resolvendo o problema para as pessoas que estão sentadas na frente do palco? Faço esta pergunta pois este tipo de configuração é utilizado em palcos grandes onde as pessoas que estão na frente do palco estão fora do alcance direto do PA, sendo necessário estas caixas para compensar. Segundo ponto. Se tirar o Delay, melhora ou piora?

Eu não seu o tamanho de sua igreja, mas, o delay realmente é necessário? O som destas caixas não estão muito altos a ponto de igualar o PA ? (elas não devem igualar o PA, elas são somente um "reforço").

Poste as dimensões da igreja, localização das caixas para uma melhor analise.
olha eu posso te falar que se retirar o delay o som ficaria inaudível em todo o ambiente temos caixas sobre o palco viradas ao publico e caixas na parede a cada 10 metros o tamanho da igreja é 18X37 (larguraXcomprimento)sendo o palco também de 18 metros
 
"Delay" significa, literalmente, atraso. O que disseste basicamente é "coloquei um atraso e ficou atrasado".

O delay se coloca nas caixas mais longe do palco - para compensar o tempo que o som das caixas mais próximas leva para chegar até lá. O objetivo é fazer um reforço, com as ondas chegando no público que está longe (quase) ao mesmo tempo.
 
rafaellerm disse:
"Delay" significa, literalmente, atraso. O que disseste basicamente é "coloquei um atraso e ficou atrasado".

O delay se coloca nas caixas mais longe do palco - para compensar o tempo que o som das caixas mais próximas leva para chegar até lá. O objetivo é fazer um reforço, com as ondas chegando no público que está longe (quase) ao mesmo tempo.

meu irmão eu falei errado me perdoe o efeito que tem é o pre-delay não delay que são colocados realmente nas caixas da frente pq ele ajuda tmb na reverberação pois o meu forro é de pvc, vc acha que eu devo mudar de pre-delay para delay apenas?
 
Estás colocando efeito no Master? Para quê? Não conheço esse efeito, mas procurando na internet encontrei um parâmetro de reverb com esse nome. Mas não faz nenhum sentido colocar efeito diretamente no master, nem que isso vá ajudar na reverberação. Também não faz sentido colocar qualquer atraso nas caixas da frente.
 
Você caixas de reforço em alguma posição do templo? Ou faz o PA somente com as aixas frontais?
Este delay no PA não faz nenhum sentido, atrasar o PA não resolve reverberação, atrasando o PA você atrasa e reverberação e só.

Tire este delay do PA, e caso use caixas de feroço aplique o daley apenas no reforço de acrodo com a distancia que elas estão para o PA e seu problema estará resolvido.
 
Lucas, acredito que você está fazendo alguma confusão com relação aos termos utilizados então para evitar esta confusão, vamos dar nomes aos termos para acabar com esta confusão.

primeiro. Delay ou também chamado de atraso, é utilizado para as caixas de reforço sonoro, para que a pessoa que está proxima dela possa ouvi-la praticamente ao mesmo tempo que o PA.

Outro conceito que necessitamos reforçar é quanto ao uso deste delay. primeiro o som principal vem do PA, segundo as caixas que ficam na frente do palco, chamadas de "Front Fill", são utilizadas também como reforço sonoro e não necessitam de delay, pois estão alinhadas com o PA, as caixas que ficam na parede a cada 10 metros, estas sim necessitam de delay.

Você mencionou sobre delay e pré delay, estes termos são utilizados para um efeito que é colocado em voz, geralmente no final de algumas frases para dar aquele efeito de repetição. Se vocês estão utilizando isto como efeito no master, isso só vai te trazer problemas.

Agora que todos os termos estão bem descritos, tente postar o que está sendo utilizado e de que forma para uma melhor orientação. Mas de antemão já te informo, delay (atraso das caixas) somente nas caixas que ficam na parede a cada 10 metros, favor informar como está configurado estes parametros, pois se estiverem mal configurado vai causar aquele efeito que você mencionou no início (sala de cinema). Caixa de PA e Front fill não utilizam nenhum delay. Favor informar também que aparelho (se a propria mesa de som ou algum processador) está sendo utilizado para a configuração do delay (atraso).

Se vocês estão utilizando o delay (efeito de voz) no PA, retire este efeito, pois ele dever ser o causador deste problema (sala de cinema).
 
Fabio_Portella disse:
(...) chamadas de "Front Fill", são utilizadas também como reforço sonoro e não necessitam de delay...
Nem sempre o FRONT FILL fica alinhado com o PA, digo mais, quase nunca ele fica alinha com o PA.
Neste caso a necessidade de delay no frontfill deve ser avaliada.
Já vi casos em que o frontfill ficava atrás do PA, neste caso o PA é quem foi atrasado em alguns m/s’s.

Fabio_Portella disse:
Mas de antemão já te informo, delay (atraso das caixas) somente nas caixas que ficam na parede a cada 10 metros ...
Isso não é regra, existem reforços com menos/mais de 10 metros.
 
Pessoal, estou com um problema parecido, fui regular o som de uma igreja muito grande, acho que o cabo que está levando o som da mesa até as caixas ativas é de mais ou menos uns 50 a 60 metros. O som de PA está muito atrasado, digo muito tipo quase 1 segundo mesmo. Pra piorar o retorno não tem atraso, então fica aquela bagunça no som. Alguém pode me ajudar no que pode estar acontecendo?
 
A igreja tem uns 30 metros de profundidade, mas o atraso não é ouvindo de longe, é ouvindo na caixa mesmo, se eu colocar o ouvido pertinho dá caixa continuo ouvindo um grande delay, o cabo tem uns 60 metros pq está dando muita volta, abs
 
Back
Topo