Som ideal para a igreja

Nivaldo Neto

New Member
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no fórum e já vi muitas postagens aqui mas como cada caso é casa caso resolvi postar o meu (Moderação favor desculpar se estou no tópico errado).

Seguinte a igreja na qual faço parte tem 8 M de Largura por 18 M de comprimento e um pé direito de apenas 3,5.
Várias pessoas sugeriram Line Array, outras sugeriram Caixas trapezoidais e outras o famoso cluster Central.

Um dos grande problemas é que a igreja não tem um tratamento acústico e o piso ainda por cima é de porcelanato.

E complementando nosso ministério de Louvor tem Bateria (Que pretendo microfonar e colocar em um Biombo de Acrílico), Baixo Ativo de 5 Cordas, Violão, Guitarra, Teclado e esta entrando um Sax. Penso em também colocar retorno por fones de ouvido para cada músico.

O que vocês sugerem como solução para este problema?

Lembrando que ainda quero fazer a parte de multimídia, mas estou em dúvidas entre usar projetor + telão ou uma TV 50"

Obrigado pela atenção e já agradeço antecipadamente pela colaboração de vocês"
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-01-04 at 19.41.15.jpeg
    WhatsApp Image 2017-01-04 at 19.41.15.jpeg
    96.6 KB · Visitas: 58
Última edição:
Seja bem vindo Nivaldo.
Dê mais detalhes do sistema atual da sua igreja (pela foto não dá pra ver), também informe quanto a igreja pretende investir. Fale também do forro da sua igreja, na foto me parece ser um forro de placa mineral, se for ele tem propriedade acústica.
 
Olá @Alex Sandes muito obrigado pelo rápido retorno. O Forro é um de placa mineral sim. Nosso sistema de som atual é uma mesa Ciclotron 16 Canais antigaaaaaaaaaa kkkkkk, dois caixas ativos de 15 da Moog e um de 12 que uso para retorno para o pastor. Tenho um cubo de baixo meteoro QX200 e só!!
 
Bom dia gostaria de tirar umas dúvidas pois estou montando o som dá igreja e tenho dúvidas sobre o crossover alguém pode me ajudar tipo qual a finalidade dele por exemplo
 
Temos 1 mesa Behringer 1222 FX 2 potências e agora adquiri 1 Equalizador e 1 crossover por tanto se puderem me ajudar dizendo se o som vai ficar bom temos 5 microfones ligados a mesa e gostaria de ligar 1 teclado 1 baixo 1 violão e 1 guitarra será que eu posso
 
Boa tarde Srs!!!

Estamos fazendo uma modificação no som da Igreja e gostaria de uma orientação se possível dos Srs.

Nosso templo tem de medidas 30 mts de comprimeto, 12 de largura e 4 de altura. Hoje temos 02 PA ativo da Samson XP112A 500W, 02 retornos passivos Antera M15, Mesa Ciclotron 24 canais bem antiga rs (Uns 08 anos de uso, e não está boa), 01 Processador digital DBX e um amplificador para tocar os retornos (Não lembro agora a potência, mas toca mto bem). Adquirimos recentemente uma bateria eletrônica Roland TD4KP, e com isso sentimos que precisaríamos dar uma melhorada que já vinha sendo estudada.

A ideia depois de olhar algumas coisas, pensamos em usar a mesa analógica da Yamaha MG16XU, Um Sub Staner TWA 1500 15". Temos 04 pessoas no vocal, 01 violão, 01 teclado, 01 guitarra, 01 baixo e a bateria eletrônica. Média de 150 pessoas nas programações podendo chegar a 200 em dias de eventos.

Acreditam que estamos fazendo uma boa escolha ? Teríamos um resultado bom? Minha maior preocupação é com a qualidade do som, ficar um som baixo e agradável para todos, mas quando precisar de pressão, que tenha de onde tirar, mas sempre com um som entendível para todos.

Forte abraço a todos e já agradeço a atenção!!!!

Wallace
 
Seja bem vindo ao SAV @Wallace Santana ;
A que vc cita é uma boa mesa e o @tonreb está vendendo uma por um ótimo preço. Divida as peças da bateria em 2 vanais, tipo pratos e chimbal em um e o resto das peças em outro. Não é o ideal mas vc vai ter mais recurso pra equalizá-la. As Antera não sei se vão aguentar o tranco, já usei a 700a pra retorno e com batera ela não aguentou. O sub da Staner não conheço mas a Staner está com uma linha bem honesta. Pra este número de pessoas, sendo igreja. ele deve atender.
 
@Wallace Santana;

No menu da batera tem a opção do quanto vc quer que cada peça saia em cada um dos 2 canais que o modulo tem de saída. Pélo menos a minha TD4KX2 é assim.
 
O seu modelo deve ser equivalente ao meu. O menu oferece muitas, mas muitas possibilidades de personalisacao para timbrar a menina. Verifique o manual, chame o baterista pra te ajudar e passe um tempo de lazer e aprendizado só timbrado a menina.
 
BOA NOITE, PRECISO DE UMA INFORMAÇÃO, MINHA IGREJA É 8X15, PRECISO DE UMA POTENCIA E UMA MESA, BOA E BARATA, SÓ PRA USAR 4 MICROFONES, E UM POR VEZ, JAMAIS USARA DOIS OU MAIS DE UMA VEZ. RONALDO
 
Temos 1 mesa Behringer 1222 FX 2 potências e agora adquiri 1 Equalizador e 1 crossover por tanto se puderem me ajudar dizendo se o som vai ficar bom temos 5 microfones ligados a mesa e gostaria de ligar 1 teclado 1 baixo 1 violão e 1 guitarra será que eu posso

olá Giovani , o crossover irá dividir as frequencias para cada trasndutor relativo sua função , sera dedicado um controle individual para agudos ,médios e médio grave , ha também como configurar o subgrave , em cada frequencia deve-se selecionar o corte ideal para cada frequencia .
Se esta esplanação não for suficiente ha pessoas muito esclarecidas nesse forum .acredito que haja tópico para periféricos .
abraço .
 
Boa tarde amigos! A paz!
Sou novo aqui, e também não sou profissional no som mas ajudo e opero a mesa em minha igreja.
Bom atualmente temos de equipamento:
1 Mesa Ciclotron CSM 12-A4 com processador de efeito
2 Equalizador gráfico de 15 bandas Ciclotron CGE 2151 M
1 Amplificador de potência Mark Áudio MK3600 (2x 300 RMS em 4 Ohms - 2x 225 RMS em 8Ohms)
1 Amplificador de potência Mark Áudio MK6200 (2x 600 RMS em 4 Ohms - 2x 450 RMS em 8Ohms)
E de caixas temos:
4 Caixas de 15" 3 vias 250 RMS 8 Ohms (2 na frente da igreja ligadas em paralelo, e 2 do fundo da igreja viradas para frente também ligadas em paralelo)
2 Monitores de 15" 3 vias 250 RMS 8 Ohms também ligados em paralelo
(A ligação em paralelo segundo o rapaz que fez as caixas é que cai para 4 Ohms para utilizar melhor as potências)

As caixas do fundo depois de algumas pesquisas até por aqui mesmo, descobri que estão inúteis primeiro porque estão viradas para frente e atrapalham o som, segundo que devido ao tamanho da igreja não a necessidade de 4 caixas, então eu pensei em deixar apenas 2 caixas na frente e nem precisa ser de 15", poderia ser de 12" e ao invés de caixa 3 vias, colocar caixa de 2 vias. E futuramente colocar uma caixa de Sub.
Essas 2 caixas de 12" atenderia a nave da igreja que tem 10,00 metros de comprimento por 7,10 de largura e 3,70 de altura e deve comportar aproximadamente um público de 100 pessoas (Obs.: O chão é de piso e o forro do teto de PVC)
E os 2 monitores seria para atender o púlpito que tem 8,00 metros de comprimento por 10,00 de largura.

A ajuda seria no seguinte, minha vontade mesmo seria comprar 4 RCF ART 712A e usar 2 como P.A e 2 como monitor, ai venderia as caixas que tenho e os 2 amplificadores, mas infelizmente essa é só minha vontade mesmo, voltando a realidade, eu pensei em mandar fazer as caixas (devido ao custo mais baixo) e pesquisei os seguintes componentes:
4 Woofer 12" JBL Selenium 12MB1.2CH 600 Watts RMS - 8 Ohms (Custo 105,21 cada na Premier Shop)
4 Driver JBL Selenium D220TI Trio Titânio 90 Watts RMS - 8 Ohms (Custo 201,89 cada na Premier Shop)
4 Divisores de frequência Nenis DF652TI para 2 vias e suporta até 650 RMS (Custo aproximado 160,00 cada no Mercado Livre)

Referente ao Woofer eu ouvi falar bem do modelo WPU1209 da JBL Selenium que embora tenha 450 RMS não é só potência que conta certo, então se puderem dar sugestões.

Gostaria da sugestão de vocês se esses produtos atenderiam esse publico nesse tamanho de igreja e se são ideais quanto a frequência e outras informações que eu não conheço.

Desde já agradeço e Deus abençoe!
 
Back
Topo