Com delay ou sem delay?

Fala galera da sonorização, tenho aprendido muito com esse fórum e, cada assunto novo que estudo eu fico imaginando o quanto não sabia abres e quanto ainda tem pela frente.

Mas vamos só tópico. Num tópico por aqui um dos membros mostrou uma fórmula pra calcular o ponto de corte ideal do sub em relação às altas que do leva em conta a distância (altura) entre elas, quanto mais alta, maior seria a frequência desse ponto de corte.

E sobre o delay? É necessário aplicar delay no sub conforme a altura aumenta?
Propondo uma "situação absurda", uma instalação onde o sub fica no chão, à 3 metros da primeira fileira de cadeiras, e a alta fica pendurada centralizada em relação ao sub, porém à 8 metros de altura inclinada diretamente ao púbico. Como ficaria a frequência de corte e o delay?
 
Então, por isso mesmo minha questão é sobre considerar ou não a altura no caso de uma instalação hipotética como essa.

Roberto, eu particularmente considero o posicionamento vertical (altura), pois a caixa que esta no chão(sub) estão mais distantes dos ouvidos do que as que estão no alto. mais é como eu gosto de trabalhar. faça teste no seu sistema e veja como fica!
 
Primeira... Não é a distância, entre os subs e as altas que vão ditar o corte de transição. E somente a caixa unitária e após medida pelo FFT.

Segunda... Quanto ao delay, é necessário, mas não devido a altura é sim para os transdutores entrarem em fase.

Terceira... Quanto as diferentes distâncias das caixas em relação público. Após estarem em fase já não vão mais existir.
 
Tem sim...
Tem que fazer o curso de Smart com o Fernando Fortes ou o Denio costa.
Ou comprar o software com eles e ir cavucando na net sobre suas funções.
 
Back
Topo