Um bom sub ativo...

Tinha bastante gente, acredito que umas 300~350 pessoas


Sent from my iPhone using Som ao Vivo mobile app
 
@tonreb e demais, não falei pra comparar um do lado do outro, mas pra quando tiver perto de um desses subs fazer esse teste pra nos, não pra comparar um com o outro, mas pra ver como cada um se comporta.
 
@mbenedito dá pra ouvir claramente a diferença de timbre...

É bem flagrante isso, não sei como ainda tem gente que insiste em dar murro em ponta de faca
 
Então ainda não sabemos a potencia da bridge 8 ohms do MEA, pode ser 800, 1000, 1200w, sabemos que o passivo levou vantagem em 2db no SPL (lembrando que aprendi aqui que 3db representa o dobro).
Aí já levam o topico que desde o inicio foi criado com foco no spl, todas minhas afirmações em cima de spl, para lado de timbre isso, timbre aquilo....tem que dar uma corrigidinha aqui e ali... faltou uma musica (sub + alta) para avaliarmos o timbre melhor.
Fez o corte do passivo com o que? tudo flat? tentou alguma pequena correção no processador?
 
Apenas filtros HiPass em 25hz e LoPass em 120hz, feitos diretamente na mesa, não corrigi pra ver a curva de resposta mesmo, e musica não teria como, tem vizinhos dos 4 lados do quintal :D:D:D, na verdade tive ate que fazer isso bem rápido por causa disso.

O MEA MG3 daria algo em torno de 1400wrms em 8ohms em Bridge, em 2ohms ele tem a mesma potência que o M 4, deve ter dado algo em torno de 1200wrms sim pro sub, que é a potência recomendado pelo fabricante.

Bom, então estamos chegando em algum lugar nessa discussão, sim, a potência levou vantagem, mas você concorda se for feita as correções de respostas necessárias, vamos ter um resultado em termos de SPL similar, certo?
 
explica melhor Isinho. pois ja vi varios topicos aqui, inclusive com posts seu onde ex:
1 cx tem 130db, coloco uma segunda cx igualzinha, consigo a grosso modo um spl resultante de 133db
vamos supor que agrupamos e conseguimos um acoplamento legal, 136db. correto?

Então segundo o meu entendimento se o Murilo mediu 2 cxs e a diferença entre elas foi de 2db, eu posso sim dizer que a diferença foi quase o dobro sim.
Agora se conseguimos 2db de diferença no medidor, imagina um multimetro medindo lá no fio que chega no falante.
A diferença de watts deve ser bem considerável entre os amps, provando tudo que citei acima sobre a diferença entre amps na realidade, no papel, na sustentação, nas normas de medição e bla bla bla
 
So prova que você não entendeu nada, esses dois DBs são desprezíveis se considerar que a resposta Subline é corrigida via DSP, o que implica em perda de SPL.

Potência fornece 1.400wrms em Bridge 8 Ohms e 2.000 wrms em Bridge em 4 Ohms, 200 wrms a mais que o Subline. (Na verdade 500 wrms a mais, que a potência de 1200 wrms é pico-RMS - 'seja la o que isso signifique', RMS contínuos são 900 wrms).
 
Aprendi, mas posso ter entendido errado, que quando falamos em potência 3dB seriam o dobro, ou seja, se vc tem uma caixa e aplica X Watts ela vai produzir Y dB´s. Se vc aplicar 2X watts ela produziria Y + 3 dB`s.
Quando nos referimos á Pressão sonora, SPL o dobro do volume é igual a +6dB, que tb é o que conseguimos quando acoplamos 2 caixas iguais.
Dê uma conferida @Sandro_Alves nos artigos referentes á Decibel ( são 2 artigos ) e nos referentes á Potência ( 6 artigos ), vai te dar uma clareada á respeito.
 
Aprendi, mas posso ter entendido errado, que quando falamos em potência 3dB seriam o dobro, ou seja, se vc tem uma caixa e aplica X Watts ela vai produzir Y dB´s. Se vc aplicar 2X watts ela produziria Y + 3 dB`s.
---------------------------------------------------------
Altair vc entendeu exatamante igual eu postei acima.
Porem vc acrescentou a parte que para ser perceptivel no ouvido, ter a sensação de dobro volume, é preciso bem mais dbs.
Acho que o Isinho é que esta confundindo as coisas.

Então considere o exemplo:
1000w gerou 130db
?? w gerou 132 db ( o tal 2db de diferença que pelo que parece já sumiu)
2000w gerou 133db
Como não existe uma grande diferença na potencia rms dos amps envolvidos??

outra coisa. mesmo sendo uma medição básica porque deu tanta diferença do manual ? (108db contra 133db)
 
@Sandro_Alves;
Seguindo esta linha de raciocínio, aí sim tem lógica ( independente de estar certo ou errado ). Mas quando vc diz que tem o dobro precisa informar ao dobro de que está se referindo, facilita a vida e melhora a discussão.
Quanto á diferença de SPL declarado a resposta pode ser por demais simples: Qual a distancia em que foi posicionado o microfone? Se olhar a foto vai pereceber que parece estar a mais de 2 m das caixas, desalinhado do eixo do falante ( para pegar ambos ) e por aí vai.
Não consigo ver o vídeo aqui no serviço, mas chegando em casa vou conferir para ver quanto estava indicando de SPL. Mas se o @mbenedito está falando não vejo por que duvidar. Ele comentou que teve dificuldade de fazer o vídeo sozinho e na correria.
 
Fazendo as contas aqui, e considerando a regra do inverso do quadrado da distancia, era ( teoricamente ) pra bater 109 dB á 16m do sub. É isso mesmo?
Mas lembrei tb que o @mbenedito falou que incomoda os vizinhos, então voltamos mais uma vez a explicação extremamente simples de que talvez ele não tenha podido abrir o volume no máximo.
 
Acho que o Isinho é que esta confundindo as coisas.

Sempre os outros que estão errados?
Quais as fontes de suas afirmações? pq não posta material de consulta?

Então considere o exemplo:
1000w gerou 130db
?? w gerou 132 db ( o tal 2db de diferença que pelo que parece já sumiu)
2000w gerou 133db
Como não existe uma grande diferença na potencia rms dos amps envolvidos??

@Sandro_Alves , pra tirar 10 no trabalho de casa, como se calcula SPL?

Utilizando o exemplo do H7, como ele consegue fornecer os 141dB de spl max?
 
puts a parte do post que vc me questiona é a parte que o Altair concorda comigo.
então a afirmação esta errada??
-------------------
"Aprendi, mas posso ter entendido errado, que quando falamos em potência 3dB seriam o dobro, ou seja, se vc tem uma caixa e aplica X Watts ela vai produzir Y dB´s. Se vc aplicar 2X watts ela produziria Y + 3 dB`s."
------------------------------------

Como se calcula o spl do manual? Com medidor na frente da caixa que não é. Fazem continhas no papel considerando maxima potencia aplicada e sensibildade do falante. Ja disse isso aqui varias vezes. Minha citação acima foi para alertar o Altair sobre a diferença de db do manual e da realidade. Quem compra um H7 e usa o novo Elite com 1750w por falante esta muito longe dos 141db da manual.
 
@Sandro_Alves;

Em um outro tópico por conta de uma observação que eu e vc fizemos sobre o Isinho, tomei um cala boca e, para mim, isso é algo por demais vergonhoso e constrangedor. Fiquei inicialmente com muita raiva, principalmente por que enquanto eu era "escovado" vc me deixou sozinho no castigo e tb porque a correção, acertadamente ou não, veio de alguém que é referência para mim, inclusive quanto a sua maneira de se dirigir as pessoas. Nunca o tinha visto antes tomar tal atitude com ninguém e até hoje ainda não vi acontecer novamente, logo deduzo que eu devia estar com sorte no dia.
Estou dizendo isso pra ilustrar a tranquilidade que sinto quando digo que vc está entedendo errado o que o Isinho disse. Ele disse ( e reafirmou depois ) foi:

Sandro, leia e preste atenção.
+3db é o dobro do sinal elétrico e não o dobro de pressão sonora!

Entre nesse site e veja a conversão:

http://www.sengpielaudio.com/calculator-soundlevel.htm

Não confunda dobro de ganho com dobro de pressão

Que foi exatamente o que eu pensei até vc esclarecer que estava se referindo á potência ( o dobro ). Logo, quanto a potência, eu, vc e ele estamos falando a mesma coisa. Estamos discordando por enquanto relativamente as conclusões, as extrapolações, ás quais vc está chegando em função do teste do @mbenedito. Na verdade me parece que estas conclusões já estavam aí só esperando uma margem para aflorar, né?!
A princípio não vejo problemas com isso desde de que não se tome algo como verdade antes de analisar devidamente os aspectos e implicações envolvidas. No caso ainda acho precipitada a conclusão a que vc já chegou com relação a potencia.
Mas tem uma coisa em que podemos avançar:
@mbenedito, qual foi aproximadamente a distancia que vc deixou o microfone das caixas?
Qual volume vc usou no amp e no sub?
Que tal @Sandro_Alves, vc usar as mesmas condições pra testar os seus subs aí e ver como eles se saem? Afinal esta é a questão o levantada pelo tópico né, qual sub ativo se compararia.
Usa aê aquele app de celular mesmo pra medir o spl.
 
@Sandro_Alves e @DJ GARAM ;

Vcs conferiram a referência que o @tonreb passou do tópico sobre o H7?
Cara está tudo muito bem explicado lá com contribuições do Ullman e material do próprio Homero Sette esclarecendo que a 4Vias não foi muito "clara", e por isso não foi tão correta quanto deveria, na propaganda que fez do comparativo do Sub H7 com subs nacionais com falantes nacionais.
O H7 continua sendo um monstro, só que mais comportadinho do que o propagandeado pela 4Vias.


Ainda não, mas vou agora, obrigado... Mais um conteúdo para somar a este post... isso aqui está muito legal...
Quanto a H7, a propaganda foi pesada? sim foi, mas a caixa tem um ganho que não me lembro bem, se é de 6 ou 12db a mais que uma Sb850, "abaixo de 60hz" e seu range de frequências ser literalmente plano, sem que seja nescessário, nenhum processamento, ou seja sem esquentar a cabeça, como o mbenedito diz.
Não estou defendendo a caixa, e sim o responsável pelo projeto, quanto a propaganda é o de menos, e acredito sim, que seja uma das melhores nacionais que temos, por isso a citei em comparação com 4 (quatro) subline.
 
Por canal sim, mas vc vai usar um caminhão pra comprar alface na feira.... por isso do termo USAR. (e que bom que entendeu a referencia! fui o mais simples possível para que todos entendessem!)

E quanto ao "castigo", vc vai ficar um tempo sem ir pra ele, pois o Sandro vai ficar nele primeiro....rs

@Sandro_Alves, qual literatura vc estudou para chegar a essas conclusões? Se for o dito popular, por favor ignore 90% deles e vá atras de algo que realmente lhe traga conhecimento.....

Falando do próprio H7, quem o desenvolveu foi o PROF HOMERO, no qual melhorou também alguns outros sistemas que são comercializados pela 4VIAS, e essas são palavras do MAURO (proprietário), que falou que é um trabalho muito complexo, não sendo apenas montar do jeito que acha que fica legal, tem muitos cálculos envolvidos e diversos protótipos para se chegar a um resultado esperado. E esse cara não desenvolveu nada a partir do dito popular ou do achismo.....



@Ronaldo1 , vc acha facil fazer este teste!?rs... Não consigo carregar o subline no meu carro (um corolla), ele não entra!!!rs... imagina carregar um H7....
Vou passar na 4vias (estou devendo essa visita pro Mauro) e ver o ELITE no teste e também verificar algumas outras cx's deles, mas fazer esse comparativo é um pouco complicado devido ao deslocamento..... e como eu disse, tem que se testar/comparar sistemas que sejam correlacionados, da mesma categoria.... um teste correto para comparar o h7 com um sistema da fbt seria o Mitus218sa.
 
Back
Topo