Projeto de Som - Adição e Troca de Equipamentos

ctrindade

New Member
Olá Pessoal!! Esta é minha primeira postagem. Descobri este fórum há duas semanas e achei muito legal, desde lá tenho acompanhado.

Galera, tenho muitas (mas muitas!) dúvidas. Vou tentar lhes descrever:

A algum tempo, comecei a frequentar uma igreja aqui perto de casa. Igreja Evangélica Deus Trino, uma bênção! Acontece que a igreja é pequena, tem 4 anos. Comecei a participar do grupo de louvor e percebi que a parte de som necessita de muita ajuda!!! Ninguém aqui entende bem de som. Eu também não entendo muito, mas tenho um bom ouvido e percebi que o som não está saindo com qualidade. Dei uns ajustes com minha pouca experiência, mas acho que o nosso equipamento é bem limitado e cogitamos a idéia de adicionar/trocar os equipamentos que temos. Porém, não sei por onde começar, rsrs!! Tenho feito umas pesquisas, li vários artigos sobre sonorização aqui do fórum Som ao Vivo (por sinal muito bons, parabéns!), mas não conheço as marcas, modelos, etc. que irão atender nossas necessidades. Também não me sinto seguro para fazer compras sem uma instrução de pessoas que entendam. Enfim, nossa aparelhagem é a seguinte:

EQUIPAMENTOS:
- Mesa de Som 8 canais Starmix US802R;
- 1 Caixa Ativa CSR2500A (100W RMS, ...);
- 1 Caixa Passiva CSR2500 (150W RMS, ...);
- 1 Caixa MF500 (500 Watts);

INSTRUMENTOS e PERIFÉRICOS:

- 2 Microfones com Fio (não sei a marca, mas não tenho reclamações);
- 1 Microfone sem Fio (também não sei a marca);
- 1 Violão Acústico;
- 1 Guitarra;
- 1 Bateria Eletrônica;
- 1 Teclado Eletrônico;
- 1 Computador p/ Músicas de Fundo e PlayBacks;
- Num futuro próximo, 1 Contra-Baixo e mais 2 Microfones.

Para ilustrar melhor, fiz um pequeno croqui de nossa igreja e como estão dispostos nossos equipamentos:

vdl4.png


Obs.: não tenho as dimensões X e Y mas acredito que sejam + ou - X = 6m e Y= 20 a 25m.

LIGAÇÕES IMPORTANTES:

- "Main L" da mesa de som --> "Mic1" da caixa CSR2500A;
- SpeakOn da CSR2500A --> SpeakOn da CSR2500;
- "Main R" da mesa de som --> "Acoustic Guitar" da MF500 (retorno);
- Já aprendi sobre níveis de sinal aqui no fórum. Logo, os Microfones estão ligados corretamente (entradas MIC) assim como os intrumentos/outros (entradas LINE).

SUGESTÕES:

Preciso de sugestões quanto a esses equipamentos e suas ligações. Como eu disse, a Igreja é pequena, possui um orçamento reduzido. Acho que no momento podemos investir no máximo R$ 2000,00. Sei que tem muita coisa pra fazer, mas vamos ter que definir prioridades. O que pudermos aproveitar, iremos o fazer. Preciso privar em 1° lugar a QUALIDADE DO SOM. Para mim é imprescindível e não quero abrir mão disso, mesmo que tenhamos que adiar algumas coisas em prol de um som mais agradável. As dúvidas são estas:

1. Precisamos adquirir um amplificador?
2. Vocês acham que as caixas CSR2500 que temos são fracas para nossa necessidade? Ou atendem? Será que seriam melhores para usar de retorno?
3. Qual seria a melhor utilidade para a nossa caixa MF500? Ela tem muitas entradas (Mic, Violão, Guitarra, CD/DVD, ...). Estamos a usando como retorno (ligada a um canal da mesa de som).
4. Quanto à mesa de som, pensei em adquirir uma das duas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tigersom.com.br/lojadesom/p759/mesa-de-som-analogica-ambw-16-esd-ciclotron.html">http://www.tigersom.com.br/lojadesom/p7 ... otron.html</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/EN/Products/X2222USB.aspx">http://www.behringer.com/EN/Products/X2222USB.aspx</a><!-- m -->

Estas mesas são boas? Li em algum lugar (acho que aqui no fórum mesmo) que esta ciclotron não tem uma qualidade de som muito boa, é verdade? É verdade também que a Behringer dá muito problema? Aceito sugestões de outras mesas também...

Obs.: Em último caso, se houver muitas outras coisas para fazer, podemos adiar um pouco a compra da mesa, já que ela, por enquanto, está nos atendendo no número de canais.

ALGUNS PROBLEMAS:

5. As caixas CSR apresentam um chiado quando conectadas à mesa. O chiado só some se eu deixar o volume da caixa em 10% ou menos.

- Já testei vários cabos diferentes, e o problema continua.
- Acho que a ligação não está ideal, mas não sei como fazer: o cabo sai da saída "Main" da mesa e vai para uma entrada "Mic1" na caixa. Não deveria ter uma entrada "Line"? A caixa só tem 4 entradas: "Mic1", "Mic2" e 2 SpeakOn. Será que eu tenho que ligar o Main da Mesa nesta entrada SpeakOn?
- Preciso tirar esse chiado das caixas, pois é o que mais me incomoda.

6. Os instrumentistas reclamam muito que não se ouvem bem. Eu tento regular o som de uma forma que fique agradável para a igreja, porém o instrumentista diz que não se ouve bem. O espaço do "palco" (altar) é pequeno, não vejo como separar o som do violão e o das vozes com caixas. Pesquisei um pouco e conheci o PowerClick, achei que seria a solução perfeita para nós, porém o aparelho é caro demais! Mas consegui um projeto de um equipamento que faz a mesma função, entendo um pouco de eletrônica e acho que posso montá-los. A questão é: seria uma boa opção? Se sim, acho que posso montar alguns aparelhos desses.

Meus irmãos, peço que não fiquem brabos comigo porque eu escrevi tanta coisa!! To até com vergonha :oops: mas é porque estamos precisando mesmo dar um jeito no nosso som...

E aí??? Acham que podem me ajudar?? Espero que sim!

Desde já agradeço qualquer ajuda. Um abraço e que Deus os abençoe!

Charles
 
Re: Projeto de Som - Adição e Troca Confesso que de Equipame

Confesso que não li seu post por completo, mas vou tentar ajudar assim mesmo hahaha.

Entenda que a sonorização trabalha com "elos", estes elos formam a “corrente sonora” logo para se ter uma boa correte precisa-se de bons elos.
Mas há fases e fases nesse processo de construção da corrente sonora, que geralmente é bem custosa!

O elo principal é a mesa de som, em segundo lugar os transdutores (caixas).
Então como sugestão troque primeiro sua mesa, depois invista em caixas melhores.

Marcas? Nessa casa de 8-12 canais eu ficaria com a soundcraft.
Mas existem outras que custam parecido e são tão boas quanto: Yamaha, Allen&Health.
Dica? Comece com pé direito, na medida do possível fuja da Behringuer, cíclotron, Wattsom e adjacentes.
 
Charles, seja bem-vindo ao som ao vivo.

Vamos por partes.

a Igreja é pequena, possui um orçamento reduzido. Acho que no momento podemos investir no máximo R$ 2000,00. Sei que tem muita coisa pra fazer, mas vamos ter que definir prioridades. O que pudermos aproveitar, iremos o fazer.
R$ 2.000 é um orçamento muito, mas muito pequeno para equipamentos com um mínimo de qualidade. Com isso você pode comprar uma mesa mediana e olhe lá. Será preciso planejar muito bem a aquisição de equipamentos melhores.

EQUIPAMENTOS:
- Mesa de Som 8 canais Starmix US802R;
- 1 Caixa Ativa CSR2500A (100W RMS, ...);
- 1 Caixa Passiva CSR2500 (150W RMS, ...);
- 1 Caixa MF500 (500 Watts);

INSTRUMENTOS e PERIFÉRICOS:

- 2 Microfones com Fio (não sei a marca, mas não tenho reclamações);
- 1 Microfone sem Fio (também não sei a marca);
- 1 Violão Acústico;
- 1 Guitarra;
- 1 Bateria Eletrônica;
- 1 Teclado Eletrônico;
- 1 Computador p/ Músicas de Fundo e PlayBacks;
- Num futuro próximo, 1 Contra-Baixo e mais 2 Microfones.
Aí você me diz
Obs.: Em último caso, se houver muitas outras coisas para fazer, podemos adiar um pouco a compra da mesa, já que ela, por enquanto, está nos atendendo no número de canais.
Veja bem, hoje vocês estão utilizando 3 mics, 1 violão, 1 guitarra, 1 bateria, 1 teclado, 1 pc. Aí já são 8 canais. A mesa de vocês já está no limite. E vocês ainda pretendem usar mais 2 mics e um baixo. Já vão 11 canais. Ou seja, ela não vai mais te atender. Como o Eliabe falou, eu começaria pela mesa.

Quanto à mesa de som, pensei em adquirir uma das duas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tigersom.com.br/lojadesom/p759/mesa-de-som-analogica-ambw-16-esd-ciclotron.html">http://www.tigersom.com.br/lojadesom/p7 ... otron.html</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/EN/Products/X2222USB.aspx">http://www.behringer.com/EN/Products/X2222USB.aspx</a><!-- m -->

Estas mesas são boas? Li em algum lugar (acho que aqui no fórum mesmo) que esta ciclotron não tem uma qualidade de som muito boa, é verdade? É verdade também que a Behringer dá muito problema? Aceito sugestões de outras mesas também...
Sim, é verdade, Ciclotron resolve pode até resolver o problema mas está longe de ser um equipamento bom. Behringer divide opiniões, eu tenho e uso equipamentos Behringer mas não compro mais. Eu não iria em nenhuma das duas. Pegaria no mínimo uma Yamaha da série MG, como a MG166C ou até maior.

Precisamos adquirir um amplificador?
Somente se não forem usar caixas ativas.

Obs.: não tenho as dimensões X e Y mas acredito que sejam + ou - X = 6m e Y= 20 a 25m.
Vocês acham que as caixas CSR2500 que temos são fracas para nossa necessidade? Ou atendem? Será que seriam melhores para usar de retorno?
Acredito que suas caixas não sejam suficientes para o ambiente. Como é o som no fundo da igreja? As pessoas reclamam de som alto na frente?

Qual seria a melhor utilidade para a nossa caixa MF500? Ela tem muitas entradas (Mic, Violão, Guitarra, CD/DVD, ...). Estamos a usando como retorno (ligada a um canal da mesa de som).
Se ela está te servindo, mantenha-a como retorno. Mas já planeje a aquisição de retornos melhores.

As caixas CSR apresentam um chiado quando conectadas à mesa. O chiado só some se eu deixar o volume da caixa em 10% ou menos.

- Já testei vários cabos diferentes, e o problema continua.
- Acho que a ligação não está ideal, mas não sei como fazer: o cabo sai da saída "Main" da mesa e vai para uma entrada "Mic1" na caixa. Não deveria ter uma entrada "Line"? A caixa só tem 4 entradas: "Mic1", "Mic2" e 2 SpeakOn. Será que eu tenho que ligar o Main da Mesa nesta entrada SpeakOn?
- Preciso tirar esse chiado das caixas, pois é o que mais me incomoda.
Pelos relatos que já vi, esse chiado é uma característica dessas caixas

Os instrumentistas reclamam muito que não se ouvem bem. Eu tento regular o som de uma forma que fique agradável para a igreja, porém o instrumentista diz que não se ouve bem. O espaço do "palco" (altar) é pequeno, não vejo como separar o som do violão e o das vozes com caixas. Pesquisei um pouco e conheci o PowerClick, achei que seria a solução perfeita para nós, porém o aparelho é caro demais! Mas consegui um projeto de um equipamento que faz a mesma função, entendo um pouco de eletrônica e acho que posso montá-los. A questão é: seria uma boa opção? Se sim, acho que posso montar alguns aparelhos desses.
Se ainda não o fez, leia: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos/acabando-com-a-guerra-do-volume/">http://www.somaovivo.mus.br/artigos/aca ... do-volume/</a><!-- m --> e <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos/uso-e-posicionamento-de-cubos-em-locais-fechados-eou-pequenos/">http://www.somaovivo.mus.br/artigos/uso ... -pequenos/</a><!-- m -->
Retorno por fones funciona muito bem. Depois que nossa banda passou a usar, ninguém mais quer retornos de chão. Mas é preciso o apoio dos músicos, pois vejo que há muito preconceito.

Vocês já usam bateria eletrônica, pra mim já é meio caminho andado :D
 
Olá pTjz e carlosecg!

Obrigado pelas respostas. Pelo que entendi, devo começar pela mesa então... será que vai dar mesmo bastante diferença no som? E as caixas que citei (CSR2500A e MF500), acham que por enquanto me atendem e posso continuar com elas?

pTjz:
Entre a SoundCraft e a Yamaha, de qual você iria (pensando na qualidade do som)? E qual modelo você me recomendaria?

carlosecg:
Acredito que suas caixas não sejam suficientes para o ambiente. Como é o som no fundo da igreja? As pessoas reclamam de som alto na frente?
Não, as pessoas não tem reclamado do volume em si, mas algumas vezes reclamaram do chiado.
Mas sobre a ligação que citei ("main out" da mesa ligado no "mic1" da caixa) está correta? Ou eu precisaria ligar no SpeakOn? Será que não é isso que está causando o chiado?

Se ainda não o fez, leia: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos/aca">http://www.somaovivo.mus.br/artigos/aca</a><!-- m --> ... do-volume/ e <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos/uso">http://www.somaovivo.mus.br/artigos/uso</a><!-- m --> ... -pequenos/
Retorno por fones funciona muito bem. Depois que nossa banda passou a usar, ninguém mais quer retornos de chão. Mas é preciso o apoio dos músicos, pois vejo que há muito preconceito.
Eu já havia lido esses artigos, me ajudaram muito. Aliás, foi daí que me veio a idéia de construir os aparelhos de retorno por fone. Então vou tentar usar esta opção.

pTjz e carlosecg:
Vou seguir o conselho de vocês, vamos investir nosso orçamento primeiro numa boa mesa que nos atenda e adiar as outras coisas. Mas vou precisar da ajuda de vocês para escolher o modelo/marca ok?? :D

Conto com o apoio de vocês para melhorar nosso som, se Deus quiser! :wink: Obrigado!
 
carlosecg disse:
As caixas CSR apresentam um chiado quando conectadas à mesa. O chiado só some se eu deixar o volume da caixa em 10% ou menos.

- Já testei vários cabos diferentes, e o problema continua.
- Acho que a ligação não está ideal, mas não sei como fazer: o cabo sai da saída "Main" da mesa e vai para uma entrada "Mic1" na caixa. Não deveria ter uma entrada "Line"? A caixa só tem 4 entradas: "Mic1", "Mic2" e 2 SpeakOn. Será que eu tenho que ligar o Main da Mesa nesta entrada SpeakOn?
- Preciso tirar esse chiado das caixas, pois é o que mais me incomoda.
Pelos relatos que já vi, esse chiado é uma característica dessas caixas
Parece que usando as entradas RCA diminui bastante este problema.
 
ctrindade disse:
Olá pTjz e carlosecg!
Obrigado pelas respostas. Pelo que entendi, devo começar pela mesa então... será que vai dar mesmo bastante diferença no som? E as caixas que citei (CSR2500A e MF500), acham que por enquanto me atendem e posso continuar com elas?
Elas vão continuar fazendo o que elas sempre fizeram, a mesa nova vai melhorar um pouco o timbre que vai sair delas, mas no geral em termos de potencia será mesma coisa, então ninguém melhor além de você para responder essa pergunta... Elas te atendem?

ctrindade disse:
pTjz:
Entre a SoundCraft e a Yamaha, de qual você iria (pensando na qualidade do som)? E qual modelo você me recomendaria?
Duas ótimas mesas, estará bem servida com qualquer uma delas, mas a soundcraft tem um timbre melhor.
Quanto ao modelo, depende de quantos canais/aux's você realmente vai precisar.

Se programe para gastar o necessário gastando também certo... Não adianta pagar mais baratos em breve a mesa não for te atender!
 
Eu não sei se estou correto, mas acredito que esse chiado dessa caixa se deve as duas entradas MIC. Existe um erro nesse projeto, ela não tem entrada para linha, ou não tem entrada para entrada de linha vindo da mesa, tem apenas entrada de linha na entrada LINE IN que é igual a entrada para CD.
Faça um teste apenas com o microfone ligado direto nela, não passando pela mesa.
 
Elas vão continuar fazendo o que elas sempre fizeram, a mesa nova vai melhorar um pouco o timbre que vai sair delas, mas no geral em termos de potencia será mesma coisa, então ninguém melhor além de você para responder essa pergunta... Elas te atendem?
Elas atendem sim pTjz, mas somente se eu conseguir remover o chiado delas. Quanto à potencia, a igreja é pequena e elas atendem bem.

Duas ótimas mesas, estará bem servida com qualquer uma delas, mas a soundcraft tem um timbre melhor.
Quanto ao modelo, depende de quantos canais/aux's você realmente vai precisar.
No momento preciso de 8 canais (futuramente talvez uns 11 ou 12). 2 Auxiliares acho que me atenderiam também. Levando isso em conta, pensei na Yamaha, até porque tive mais dificuldades para encontrar a SoundCraft (parece ser mais difícil de se encontrar) e até então, eu não conhecia a marca. Não quero ter problemas com garantia ou assistência técnica. Estive olhando o modelo que você me indicou (Yamaha MG166C). Gostei da mesa, só fiquei na dúvida se não seria melhor a MG166CX (tem processador de efeitos integrado). O que você acha?

heriberto:
Sim, sim. Fiz o teste ligando o microfone direto na entrada "Mic1" e "Mic2" da caixa e não dá o chiado! O som fica quase limpo. Mas o nível de sinal da mesa é alto (nível Line), acho que não poderia estar sendo ligado na entrada mic. Concordo com vc, falta a entrada line para a mesa. Será que o problema está nesta ligação? Devo ligar em outra entrada? Ou o problema pode estar na mesa?

Obrigado!
 
Voce agora mostrou o que eu suspeitava, essas caixas na verdade não foram fabricadas para PA, elas estão mas para caixa multiuso, por isso essa chiadeira, acredito que se você fizer adaptação para plugs RCA irá tirar essa chiadeira. é só uma suspeita.
Ah não é defeito da mesa, e sim de projeto das caixas.


abs.
 
heriberto disse:
Eu não sei se estou correto, mas acredito que esse chiado dessa caixa se deve as duas entradas MIC. Existe um erro nesse projeto, ela não tem entrada para linha, ou não tem entrada para entrada de linha vindo da mesa, tem apenas entrada de linha na entrada LINE IN que é igual a entrada para CD.
Olá pessoal! Fiz um cabo P10-RCA para ligar as minhas caixas (as CSR) na mesa de som e o problema de chiado desapareceu. Antes eu ligava com um cabo P10-P10 conectado na entrada "mic1" da caixa. Desta forma eu só podia colocar o volume das caixas em +ou- 10%, mais do que isso dava muito chiado. Com a nova ligação, posso aumentar o volume da caixa ao máximo que não dá o chiado (somente um baixíssimo "hummmmmm" que acredito ser normal em todas as caixas).

Obrigado pela ajuda galera. Abraço!
 
carlosecg disse:
Que bom que resolveu. E quanto ao resto do projeto?
Então carlos... fiquei bastante tempo na fase de pesquisa, para não fazer besteira comprando equipamentos de má qualidade ou inadequados para nossas necessidades. Pesquisei bastante aqui no fórum e peguei muitas dicas. Neste momento estou quase comprando os equipamentos. Decidi comprar uma mesa SoundCraft EFX12, vou comprar os componentes para montar uma medusa de 20 vias e vou comprar 2 direct boxes por enquanto. A única coisa que fiz até agora foi trocar todos os cabos. Comprei cabos e conectores da Santo Ângelo. Deu uma melhorada boa no som. Quanto às caixas de som, vou ter que deixar para depois, pois o orçamento da Igreja está meio apertado. Por enquanto, as que temos nos atendem. Vou até precisar mesmo de umas sugestões de caixas, nosso templo tem +ou- 15x6m (são 15 metros mesmo, não 25 como coloquei na imagem anterior).
Mas muito obrigado pelo interesse e também pela ajuda!
Um abraço e que Deus os abençoe!
 
ola queridos , graça e paz a provei tando a deixa gostaria de uma ajuda e que na igreja temos uma 01v96i e gostaríamos de trocá-la por uma X32 , gostaria de saber qual as vantagens e as desvantagens ajuda ai a conveser o pastor.
valeu.
 
Acho que a X32 em relação a 01V96i não tem desvantagem alguma. Mais canais, mais auxílios, mais recursos, mais fácil de operar.
 
Back
Topo