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Tipos de Refletores e Spots e Suas Funções
01/04/2012, 10:12 AM
Mensagem: #1
Tipos de Refletores e Spots e Suas Funções
Comecei a ler sobre, e não achei quase nada!
Queria saber os principais tipos de refletores e em que situações usá-las.
Segue então um texto que achei bom.

Citar:Primeiramente, irei apresentar cada um dos modelos de refletores e spots usados na criação de ambientes e efeitos em iluminação cênica, qual a utilidade, quais efeitos são obtidos com cada tipo de aparelho, qual o recurso que deve ser buscado no equipamento, enfim, uma visão geral dos principais materiais usados em iluminação.

PC - PANO CONVEXO: Equipamento mais comum nos teatros, o famoso PC, ou plano-convexo leva esse nome por que utiliza uma lente plano-convexa para fazer com que os raios luminosos tenham uma incidência focalizada em determinado campo e produza uma fonte luminosa bastante definida. Sua utilização é bastante variada, pois esse equipamento possui grande versatilidade.
Usada em Gerais, banhos de cores, focos com definição (luz dura), focos indefinidos (luz soft), back lights (contra-luzes), podem ser criados com esse "pincel". Para criação de luz soft, adicionam-se filtros difusores ou silk, assim como para desenhos retangulares utilizam-se barndoors. Outros efeitos podem ser conseguidos com prática e experiência, tais como: sombras projetadas, vitrais projetados, máscaras, etc.
Os plano-convexos podem ter diferentes potências, os mais comuns são os de 500W, 650W, 1000W, 2000W e utilizao Lâmpadas halogêneas.

FRESNELL: O fresnel leva esse nome devido a sua lente, inventada pelo físico francês Augustin Fresnel (1788 - 1827). Como o plano-convexo, o fresnel é um equipamento cuja luz pode ser considerada "dura", porém, devido as características difusoras de sua lente, o equipamento fornece um detalhamento focal menos acentuado, diluindo a iluminação do centro à periferia. Muito útil na construção de gerais, contra-luzes, banhos e walls, o fresnel é o tipo de equipamento essencial dentro dos teatros.
Sendo sua luz mais suave, suas sombras são menos definidas. Encontramos esse tipo de equipamento em utilização nos teatros, estúdios de vídeo, tv e no cinema.
Suas potências variam muito e no cinema criam uma iluminação muito apropriada para efeitos de luz do dia com utilização de lâmpadas HMI de alta potência.

SCOOP:Também conhecido como panelão, produz iluminação bem soft. Sua luz abrange uma grande área. Utilizado para preenchimento (fill light). Esse equipamento é o antecessor dos set-lights.

REFLETOR PAR (canhão): Leva esse nome porque possui uma lâmpada com espelho parabólico (Parabolic Alumized Reflector). Essas lâmpadas são encontradas em variados ângulos de espelhamento (par38, par56, par64, par20, par36, entre outras). Seu foco é definido, ovalado e muito brilhante.
Os ângulos de abertura da luz dependem também dos tipos de bulbos e formato das lentes frontais. É muito utilizada em teatros e shows. São usadas em estúdios apenas quando uma estética particular os exige.
São encontradas em diversas potências que variam de 20w a 1000w.

Elipsoidal (LYCO):Equipamento cujo foco é bem definido proporcionando luz dura. Utilizado geralmente para projeção e recortes de imagens no fundo de estúdios e para efeitos no teatro. Alguns teatros também os utilizam para gerais de frente. As projeções são feitas através de gobos de aço, duralumínio ou gobos de vidro dicríco refratário com imagens e efeitos.
Para abertura focal o equipamento possui uma íris mecânica, para os recortes jogos de facas e para projeções os porta-gobos que podem ser unitários e estáticos ou duplos e rotativos, que servem para criação de efeitos dinâmicos. Existem também máquinas de efeitos para acoplagem na parte frontal do canhão, que permiter troca de cor, troca de gobo e outros tipos de filtros.
Sao encontrados nos mais diversos tipos de abertura focal e regulagem, e nas mais diversas potências.

Ciclorama: Como o nome já diz, utilizado para projeção de fundos em cicloramas (painel de fundo de cenários e estúdios que possuem características semi circulares - fundo infinito) de palco e estúdios. Iluminação soft de grande abertura angular. Muito utilizado com cores para dar ambiência e profundidade em cenários.

Mini Brute (Brut): Esse equipamento fornece uma grande quantidade de luz. Funciona com jogos de lâmpadas PAR. É bastante utilizado em shows para efeitos de grande impacto, principalmente sobre o público.
Pode ser utilizado em grandes estúdios para preenchimentos de grandes áreas. Em Cinema, pode ser usado para iluminar grandes cenários e também como luz principal para captaçoes de alta-velocidade, ou, para filmagem em macro.
Sao comumente montados com conjuntos que variam de 1, 2, 4, 6, 8 lâmpadas tipo PAR36 DWE de 650w.

Canhao Seguidor: Utilizado para projeção de focos definidos em atores e cenários. Muito pouco utilizado em estúdios, a não ser em programas de televisão e cinema (efeitos específicos). Encontramos em diferentes potências. Geralmente manuseado manualmente sobre um tripé de apoio. Possui sistema de troca e mistura de cores, pode possuir funçao de projeçao de gobos, e controle de distância e ponto focal.
Sao muito utilizados em eventos e apresentaçoes para manter o foco no assunto principal e em destaques.

Soft Light (geladeira): Como o nome já diz, esse equipamento fornece uma iluminação soft, ou seja, um banho de luz bastante homogêneo e geralmente atinge uma área extensa. Ele é indicado para luzes de preenchimento (fill light) mas pode também funcionar como iluminação principal (key light) em filmagens e cinema.
Esses equipamentos podem ter variadas potências. São indicados também para preenchimento de fundo de cenários (walls) sem sensaçao de profundidade. Atualmente, mais amplamente utilizados em filmagens sao produzidos com lâmpadas tipo fluorescentes de maior temperatura de cor (5900ºK) e com aberturas e recursos variados.

Set Light: Iluminação também soft, porém, com uma definição focal larga. É de costume utilizar esse equipamento com filtros de papel vegetal para suavisar os detalhes e também com filtros de acetato ou dicroícos para efeitos com cores.
Indicados tanto para key light como para fill light. Geralmente são encontrados com lâmpadas de potências variadas: 300W, 500W, 1000W, 2000W. São bastante utilizados em gravações de "externas" devido a sua maleabilidade e escalabilidade.

Espero ter coberto as principais utilizaçoes de equipamentos de iluminaçao teatral e também, ter dado uma visao geral dos recursos que podemos utilizar para criar a iluminacao de ambientes e definir idéias de lugares e climas.

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.equipashow.com.br/index.php?link1=not&pgid=lermtc&mtc_id=39">http://www.equipashow.com.br/index.php? ... &mtc_id=39</a><!-- m -->

[Imagem: RefletoresDiversos.jpg]

Eliabe de Abreu Azevedo - Campos/RJ
PIBIPS - Primeira igreja Batista do IPS.
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