Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potência
#1
Qual a diferença entre um Módulo automotivo pra um Amplificador de Potência, por que eles tem uma grande diferença de preços? Eu posso usar um módulo para dar festas, mas claro usando um transformador adequado?
Responder
#2
Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.
Oseias Guimaraes
Técnico Eletrica/Eletrônica
Técnico Som Igreja Assembleia de Deus, União, Belo Horizonte.

Buscando a perfeição, para alcançar a satisfação.
Responder
#3
Simplificando, as principais diferenças são:
1 - QUALIDADE
2 - Tensão de entrada
3 - Conexões
EQUALIZE - Sonorização para Eventos
[email protected]

Não tiro dúvidas por e-mail. Boa parte de suas dúvidas já estão respondidas em algum tópico mais antigo, então sugiro que pesquise. Caso não encontre, o ingresso no fórum é gratuito, então cadastre-se e crie um tópico.
Responder
#4
É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms, custam perto de R$ 1,5 mil, são relativamente pequenos e pesam míseros 3, 4kg, sendo que os amplificadores de potência profissionais, o mais forte que se tem registro é de 22 mil watts rms, custa uma fábula na casa dos R$ 15 mil, e pesa cerca de 50kg, além de ser extremamente grande.

Eu falei que não voltaria mais a postar aqui, mas confesso que não resisti!!
Responder
#5
Junior Dorico Escreveu:É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms, custam perto de R$ 1,5 mil,
Isso porque os falantes automotivos tem BAIXÍSSIMA sensibilidade. Por isso a necessidade de tanta potência.
EQUALIZE - Sonorização para Eventos
[email protected]

Não tiro dúvidas por e-mail. Boa parte de suas dúvidas já estão respondidas em algum tópico mais antigo, então sugiro que pesquise. Caso não encontre, o ingresso no fórum é gratuito, então cadastre-se e crie um tópico.
Responder
#6
Amigos, eu achei um anúncio no ML de um sub automotivo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198524673-caixa-dutada-c-moldura-sub-12-160-rms-c-moldura-completa-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mpleta-_JM</a><!-- m -->

Mas meu pai está falando q som automotivo é pra carro e som profissional é pra festas, podem me esclarecer se essa caixa serve pra colocar no meu sistema de som?
Responder
#7
gabrielhowat Escreveu:Mas meu pai está falando q som automotivo é pra carro e som profissional é pra festas
Que "som automotivo é para carro" é bem simples de entender Big Grin

Agora, som profissional é para festas? Depende.
Som profissional é para usos profissionais.
Já vi muita festa movida à som automotivo. Um carro encostado na garagem com porta-malas aberto e fazendo a barulheira danada.

Se as festas em que você pretende prestar serviço estão dispostas à pagar por um serviço PROFISSIONAL, você deve usar equipamentos profissionais.
EQUALIZE - Sonorização para Eventos
[email protected]

Não tiro dúvidas por e-mail. Boa parte de suas dúvidas já estão respondidas em algum tópico mais antigo, então sugiro que pesquise. Caso não encontre, o ingresso no fórum é gratuito, então cadastre-se e crie um tópico.
Responder
#8
Boa noite

oseiasgsousa Escreveu:Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.

Sim mas se for por esse caminho o que é que vai fazer o papel de rebaixar essa tenção de 127v/220v para 12vcc, lembrando que a maioria desses são progetado para 13,8vcc normalmete bateria carreda fornece essa tensão e principalmente quando o veiculo em movimento.

Na verdade para ser sincero a vocês não vejo vantagens em usar modulos automotivos não por varios fatores como ja falados:

* Mentem sua potencia
* Tamanho e peso da fonte para poder ser alimentalos em corrente CA

Guilherme Vaini
Guilherme Vaini Alves
Responder
#9
Junior Dorico Escreveu:É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms...
Dorico, por curiosidade, eles dão tudo isso mesmo? ou há controvérsias?
Ahhh! e não deixe de postar, seus posts fazem falta.
Abraços

[Imagem: Metal1-1.gif]
Responder
#10
Metal

Claro que não dão, a minha resposta foi em tom irônico, pois o povo do som automotivo sempre enfativa que possui um sub de 3000 rms e um módulo de 12.500 rms. Esse pessoal não tem nenhuma informação técnica, e alguns instaladores que conhecem acabam entrando nessa para sobreviver no mercado.

Como sempre dizia um amigo velho conhecido em fóruns sobre áudio, o famoso Álvaro JR, potência é uma grandeza física, e pelo que sabemos, os conceitos físicos não mudaram desde que foram descobertos.

Então, apenas de forma simples: Uma potência da Advance 500X, que fornece 800 watts totais em 4 ohms, consome uma corrente de 8,8 amperes aproximadamente a plena potência (tanto que utiliza um fusível de 10A na entrada de rede). Todos sabemos que quanto menor a tensão, maior a corrente, pois tenho aqui um pequeno módulo que utilizo para som de rua em uma moto, e que consome praticamente igual a Adavance, porém esse módulo fornece cerca de 120 watts segundo o fabricante.

Pois bem. Considerando isso, qual seria então o consumo de um sistema automotivo de milhares de watts? Deixo para que alguém mais entendido no assunto possa desmistificar isso, pois até hoje não recebi nenhuma respostas convincente sobre tal.

Em relação ao amigo que pretende colocar um som automotiFo pra festas...colega, aqui vai uma sugestão. Compre duas caixas ativas altas, e uma caixa de graves (ou sub, como queiram), e 'seje' feliz pra sempre. É a melhor coisa.

E agora, o mais importante de tudo. ESTUDE SEMPRE, BUSQUE CONHECIMENTO A TODO MOMENTO, pois camarão que dorme a onda leva.
Responder
#11
Djvaini Escreveu:Boa noite

oseiasgsousa Escreveu:Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.

Sim mas se for por esse caminho o que é que vai fazer o papel de rebaixar essa tenção de 127v/220v para 12vcc, lembrando que a maioria desses são progetado para 13,8vcc normalmete bateria carreda fornece essa tensão e principalmente quando o veiculo em movimento.

Na verdade para ser sincero a vocês não vejo vantagens em usar modulos automotivos não por varios fatores como ja falados:

* Mentem sua potencia
* Tamanho e peso da fonte para poder ser alimentalos em corrente CA

Guilherme Vaini


Guilherme, só quis ser o mais simples possível, sendo coerente com o questionamento do post. Não quis e não posso entrar em tantos detalhes técnicos, como o funcionamento de uma fonte retificadora, para não confundir o Gabriel. Agora, se alguém se dispunha, fique á vontade para detalhamentos.
Oseias Guimaraes
Técnico Eletrica/Eletrônica
Técnico Som Igreja Assembleia de Deus, União, Belo Horizonte.

Buscando a perfeição, para alcançar a satisfação.
Responder
#12
Bom,vamos a um calculo simples.
No sostema elétrico do automóvel temos uma tensão de 12 volts.
NENHUM sistema consegue ter aproveitamento de 100%,assim,imaginando algo hipotético,suponhamos que um módulo consiga essa proeza.
Assim,suponhamos que o mesmo forneça uma potência de saída de 3000 watts.(tem módulos mais potentes ???)
Então,no nosso módulo hipotético o rendimento é de 100%,assim.
P=vxI
3000=12 X I
3000/12=I
I=250 amperes.
Ou seja,nosso módulo consumiria uma corrente de 250 amperes funcionando à plena potência.
Para um sistema alimentado por 2 baterias de 60 amperes já é um consumo acima do suportado.
Imagina com uma só bateria.
Lógico que a potência declarada está longe da potência real.
Se você usar fonte de alimentação pra esse módulo,a corrente do primário do trafo deverá ser de um dácimo da corrente do secundário ou seja 25 amperes em 127 volts.
Pra 220 essa corrente será de metade ou seja 12,5 amperes.
Qualquer amplificador profissional consome mais que isso.
E olhe bem,o amplificador em questão,o automotivo,não perde energia.(não existe tambem)
Isso sem mencionar as taxas de distorção,a resposta de freqüência,taxa de subida,sinaç/ruido e etc.
Pra falar a verdade,pra mim,som no carro só um radinho com cd basta.
Se quero qualidade de hifi,ouço em casa mesmo.
Responder
#13
[/quote]Guilherme, só quis ser o mais simples possível, sendo coerente com o questionamento do post. Não quis e não posso entrar em tantos detalhes técnicos, como o funcionamento de uma fonte retificadora, para não confundir o Gabriel. Agora, se alguém se dispunha, fique á vontade para detalhamentos.[/quote]


Não precisa simplificar o assunto, pq eu sei como essas coisas funcionam!
Responder
#14
Penso assim também. No meu carro apenas 4 alto falantes full range, que montei com difusor de agudos (nem tweeter nem nada) um dvd e nada de módulo.
Se quero alta fidelidade, ouço meus valvulados em casa. E se quero alto SPL (geralmente não quero, é por questões profissionais), monto meu sistema que utilizo para trabalho, com diversos alto falantes.

Em relação aos automotivos, não tem conversa, e nem compensa ficar discutindo. Cheguei a ouvir uma vez que os watts rms de som automotivo são diferentes dos watts rms de som pra 'casa' e som profissional.

Ainda bem que eles não sabem que decibel (DB) é igual pra tudo.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Como puxar sinal de um módulo para outro Brunopav 1 161 12/10/2014, 07:09 AM
Última Postagem: rvtsom
  Automotivo vs Profissional: qual a diferença? robsonrlsp 13 1.268 29/07/2014, 01:33 PM
Última Postagem: Jefferson Telles
  Ajuda problema modulo andre_789 2 362 29/07/2014, 09:10 AM
Última Postagem: D som
  Arcano Potencia Amplificador 5400 Watts,Bom? irmaoklebao 4 1.451 15/07/2014, 08:45 PM
Última Postagem: RICSOUND
  Diferença de desmpenho de ohms nos AF(alto falantes)? claudney 5 710 26/05/2014, 11:18 PM
Última Postagem: claudney
  qual a diferença na teoria entre amp de 2 e 4ohms moabbsom 8 1.058 26/04/2014, 02:34 PM
Última Postagem: Guest
  QUAL É A DIFERENÇA? robsonrlsp 7 1.044 13/02/2014, 02:55 PM
Última Postagem: carlosecg
  Conexões entre Amp e Caixas Flpsarmento 2 381 12/02/2014, 07:34 AM
Última Postagem: LucasAlvarenga
  Amplificador De Potencia 3000wats Rms 1ohm adrianosantos 11 1.724 05/02/2014, 11:48 PM
Última Postagem: irmaoklebao
  Qual modulo amplificador devo usar? lark 3 709 18/06/2013, 10:37 AM
Última Postagem: carlosecg

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)