Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Microfonar Bateria
15/06/2011, 07:45 PM
Mensagem: #1
Microfonar Bateria
0
0
Olá pessoal! A Paz do Senhor a todos. Sou novo aqui no fórum´porém, tenho apredido muito. Mas tenho muitas dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem. Minha igreja possue uma bateria e nós estamos querendo microfoná-la mas, não temos a mínima ideia de por onde começarmos. Andei dando uma pesquisada aqui e outra acolá e comecei a ver algumas sugestões de aquario para a bateria, etc. Mas o que eu gostaria de saber é: como faço para microfonar a batera? quantos microfones? Onde eles serão ligados? direto na mesa? e o retorno? percebem quantqas dúvidas? Me ajudem por favor.
Procurar todas as mensagens deste usuário
Citar esta mensagem numa resposta
15/06/2011, 08:21 PM
Mensagem: #2
Re: Microfonar Bateria
0
0
Wod_Batera Escreveu:Olá pessoal! A Paz do Senhor a todos. Sou novo aqui no fórum´porém, tenho apredido muito. Mas tenho muitas dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem. Minha igreja possue uma bateria e nós estamos querendo microfoná-la mas, não temos a mínima ideia de por onde começarmos. Andei dando uma pesquisada aqui e outra acolá e comecei a ver algumas sugestões de aquario para a bateria, etc. Mas o que eu gostaria de saber é: como faço para microfonar a batera? quantos microfones? Onde eles serão ligados? direto na mesa? e o retorno? percebem quantqas dúvidas? Me ajudem por favor.

Para comecar seria util de informar sobre :
- tipo de bateria e minimo de descricao do ambiente onde acontece o culto;
- seu equipamento (no caso quantidade de canais disponiveis ou tipo de mesa usada) .Se tiver :wink: ..
- possibilidade de adquirir um kit economico (tipo DMTP7 da CAD ou Fusion 7 da Audix ).

Depois 'e so seguir alguns conselhos que vao aparecer .Veja , microfonar bateria 'e tao simples como andar de bicicleta ou nadar.Porem ,tem milhoes andando de bicicleta e/ou nadando porem so tem centenas que sao campeoes do mundo Smile ...Comecamos de triciclo (ou aquele com duas rodinhas do lado) .Depois a gente anda de duas rodas com ajudinha.E so depois sabemos fazer tudo sozinho.'E por ai mesmo .
Tem varios videos no YouTube sobre microfonacao.Pode assimilar as ideas.Ou seguir simples sugestao :
[Imagem: 062.jpg]

Abrcs,
andry110
16/06/2011, 01:31 PM
Mensagem: #3
0
0
Obviamente, você não precisa ter 8 canais só para os pratos, nem 2 para o bumbo, como o desenho mostra.
Isso aí é só para dar uma base.

Normalmente, o pessoal trabalha em igreja com 7 canais: Bumbo, Caixa, Chimbal, Tom 1, Tom 2, Surdo e Over.
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
16/06/2011, 05:35 PM
Mensagem: #4
0
0
Eu já fiz com quatro durante muito tempo: bumbo, caixa, tons e chimbau. O resto era captado pelo vazamento.

[]'s

David Fernandes
AES 47031
ABPudio 1040298
16/06/2011, 05:37 PM
Mensagem: #5
0
0
David Fernandes Escreveu:Eu já fiz com quatro durante muito tempo: bumbo, caixa, tons e chimbau. O resto era captado pelo vazamento.

[]'s
É assim que trabalho até hoje. 3 SM57 + 1 Beta 52.

No meu caso atende perfeitamente.

LEAL IMPORT`S

Shure, AKG, Audio Technica, Sennheiser, Audix, Neumann, Yamaha, dbx, Behringer, Koss, Countryman, Beyerdynamic, Earthworks, Electrovoice, CAD, M-Audio e muitas outras.

Cotações somente por email.
[email protected]
[email protected]
Favor não usar MP.
16/06/2011, 06:54 PM
Mensagem: #6
0
0
Realmente, numa programação mais light dá pra fazer tranquilo com 4 canais.
Mas, numa programação musical mais pesada, que exige mais volume, um microfone em cada tom faz uma diferença em tanto.
16/06/2011, 08:32 PM
Mensagem: #7
0
0
Wod_Batera Escreveu:Olá pessoal! A Paz do Senhor a todos. Sou novo aqui no fórum´porém, tenho apredido muito. Mas tenho muitas dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem. Minha igreja possue uma bateria e nós estamos querendo microfoná-la mas, não temos a mínima ideia de por onde começarmos. Andei dando uma pesquisada aqui e outra acolá e comecei a ver algumas sugestões de aquario para a bateria, etc. Mas o que eu gostaria de saber é: como faço para microfonar a batera? quantos microfones? Onde eles serão ligados? direto na mesa? e o retorno? percebem quantqas dúvidas? Me ajudem por favor.

eu comprei este kit http://www.bateraclube.com.br/loja/produ...ts_id=1844 e estou muito satisfeito como aki na igreja gostamos de gravar os louvores e pregações eu ainda comprei esses dois aki http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1...ofones-_JM para captar os detales do ride e hihat, comprei tambem um multi cabo de 12 vias descasquei um pedaço de 1,5m e coloquei:

via 01 mic do bumbo
via 02 mic da caixa
via 03 mic do hihat
via 04 mic tom 1
via 05 mic tom 2
via 06 mic surdo
via 07 mic ride
via 08 mic over L
via 09 mic over R
via 10 mic pra comunicação com o tecnico de som
via 11 plug p2 para uso de metronomo nos ensaios
via 12 meu retorno que vem do powerplay ha8000

só mais uma coisa o mic do hihat fica a no maximo uns 3 dedos dele na lateral de cima para baixo assim (/)
o do ride fica a uns 4 dedos entre a cupula e o corpo onde na minha opinião sai o som mais bonito do prato
e dos crashs os overs ficam a uns 2 ou 3 palmos deles pra pegar bem os detales
obs: não uso gate nos pratos fica horrivel e nos tambores diminuo bem o ganho deles tipo metade da metade pra não sobrar muito

esse foi a minha maneira de trabalhar não é regra foi o que deu certo pra mim, se precisar de mais informações ou fotos é só falar!!! Big Grin

Jônatas Corrêa Ribeiro
Batista Jeruel - Carmo - RJ
16/06/2011, 08:41 PM
Mensagem: #8
0
0
Minha esperiencia é a seguinte:

Sempre usamos mics nos tambores e nos pratos nada (por conta dos pedestais necessários), recentemente comprei um PWS PH-2000, e deixei com o baterista arrumei tudo e coloquei retorno pra ele pelo fone (xing ling que ele tinha em casa) e senti a necessidade de microfonar o chimbal, peguei um pedestal amarrei o mic no cachimbo com fita e fiz... deixei o mic um pouco distante pra pegar o prato de attaque também...

Fiz isso numa forma de recompensar o baterista, pq antes do fone ele já tocava light, com fone ele melhorou muito mais (lógico tava se ouvindo rsrs), inicialmente era só pra sair no fone ficou bom e soltei no PA, no Domingo peguei o outro over e coloquei pra captar os pratos (China, Ride e um outro) coloquei distante também pra captar os tres e o resultado foi Muuuito legal..

Dener Pereira da Rosa
http://www.somaovivo.org
[email protected]
Se curtiu meu post avalie clicando em [Imagem: postbit_reputation.gif]
16/06/2011, 08:53 PM
Mensagem: #9
0
0
deneripr Escreveu:Minha esperiencia é a seguinte:

Sempre usamos mics nos tambores e nos pratos nada (por conta dos pedestais necessários), recentemente comprei um PWS PH-2000, e deixei com o baterista arrumei tudo e coloquei retorno pra ele pelo fone (xing ling que ele tinha em casa) e senti a necessidade de microfonar o chimbal, peguei um pedestal amarrei o mic no cachimbo com fita e fiz... deixei o mic um pouco distante pra pegar o prato de attaque também...

Fiz isso numa forma de recompensar o baterista, pq antes do fone ele já tocava light, com fone ele melhorou muito mais (lógico tava se ouvindo rsrs), inicialmente era só pra sair no fone ficou bom e soltei no PA, no Domingo peguei o outro over e coloquei pra captar os pratos (China, Ride e um outro) coloquei distante também pra captar os tres e o resultado foi Muuuito legal..

pois é deneri nos lah da igreja mudamos o sistema para fones por causa do volume e mic a batera pq vamos colocar um aquario, mas pra nossa surpresa ate a batera esta mais "no sapatinho" e todos estão "tocando juntos", e olha que não isolamos a batera ainda, mas tenho certeza que quando o fizer mos ficará ainda melhor.

Jônatas Corrêa Ribeiro
16/06/2011, 11:06 PM
Mensagem: #10
0
0
Também tem os kits de microfones da Superlux e da Samson. Aqui na minha igreja tem uma salada de mics na Bateria, são 10 canais. Bumbo: Akg D112 / Caixa 1: Shure Beta SM57 / Caixa 2: Karsect K-7C / Tom 1: Karsect K-7C / Tom 2: Karsect K-7C / Tom 3: Karsect K-7C / Surdo 1: Superlux PRA-228 / Surdo 2: Superlux PRA-228 / Hi-Hat: Karsect K-7C / Over: Karsect K-7C. OBS: O baterista aumentou o número de tons e surdos, aí precisou de mais microfones, indiquei a série Pro da Superlux para comprar, mas ele me apareceu com esse kit da Karsect, fiquei com um pé atrás, mas depois dos testes, serviu e muito para o som da minha igreja.
16/06/2011, 11:23 PM
Mensagem: #11
0
0
Olá pessoal, as dicas até aqui estão coerentes com as técnicas , porém um pouco aquem da realidade das igrejas, microfonar a bateria com muitas peças requer a habilidade de usar gates, compressoores, filtros e EQ's em cada peça individual, se você possuir uma mesa digital isto se torna viável mais senão dentro de uma igreja acredito ser quase impossível possuir um enorme rack destes equipamentos que possibilite tratar cada peça individualmente, sempre que nescessário dar um up na batera eu recomendo meus clientes a usarem o mínimo de mics possível, normalmente fico com a config; 1 para bumbo e dois over's de preferência condesadores direcionais ( cardióide), uma bateria cheia de microfones mais sem gates, compressores e Eq's em suas peças individualmente, soa horrivelmente desequilibrada, e se torna um problema para o técnico.
17/06/2011, 12:19 AM
Mensagem: #12
0
0
audiorobson Escreveu:Olá pessoal, as dicas até aqui estão coerentes com as técnicas , porém um pouco aquem da realidade das igrejas, microfonar a bateria com muitas peças requer a habilidade de usar gates, compressoores, filtros e EQ's em cada peça individual, se você possuir uma mesa digital isto se torna viável mais senão dentro de uma igreja acredito ser quase impossível possuir um enorme rack destes equipamentos que possibilite tratar cada peça individualmente, sempre que nescessário dar um up na batera eu recomendo meus clientes a usarem o mínimo de mics possível, normalmente fico com a config; 1 para bumbo e dois over's de preferência condesadores direcionais ( cardióide), uma bateria cheia de microfones mais sem gates, compressores e Eq's em suas peças individualmente, soa horrivelmente desequilibrada, e se torna um problema para o técnico.

Isso é verdade, apenas ter quantidade e não ter habilidade de usar gates, compressores, filtros e EQ's em cada peça individual fica difícil.
17/06/2011, 10:37 AM
Mensagem: #13
0
0
audiorobson Escreveu:Olá pessoal, as dicas até aqui estão coerentes com as técnicas , porém um pouco aquem da realidade das igrejas, microfonar a bateria com muitas peças requer a habilidade de usar gates, compressoores, filtros e EQ's em cada peça individual, se você possuir uma mesa digital isto se torna viável mais senão dentro de uma igreja acredito ser quase impossível possuir um enorme rack destes equipamentos que possibilite tratar cada peça individualmente, sempre que nescessário dar um up na batera eu recomendo meus clientes a usarem o mínimo de mics possível, normalmente fico com a config; 1 para bumbo e dois over's de preferência condesadores direcionais ( cardióide), uma bateria cheia de microfones mais sem gates, compressores e Eq's em suas peças individualmente, soa horrivelmente desequilibrada, e se torna um problema para o técnico.

altamiraraujo Escreveu:Isso é verdade, apenas ter quantidade e não ter habilidade de usar gates, compressores, filtros e EQ's em cada peça individual fica difícil.

eu uso 4 overs na batera e tireio gate pq me cortavam algumas notas e estou muito satisfeito, acho que esses recursos são para corrigir algum erro quando se tem erros e não serem usados como regra o famoso "tem que usar" :wink:

Jônatas Corrêa Ribeiro
17/06/2011, 08:59 PM
Mensagem: #14
0
0
Galera estou muito satisfeito com as respostas, valeu mesmo. A nossa igreja tem aproximadamente 15mX35m e altura aproximadamente 13m. Só para esclarecer eu estou mexendo com o som agora, nou sou o tecnico de som da igreja, portanto não conheço a fundo a aparelhagem da igreja, ok? O que pude ver é que temos uma mesa da behringer eurodesk sl3242fx-pro, 2 caixas amplificadas da selenium, dois retornos acho que a marca é microfonia, uma potencia da ciclotron e dois equalizadores que não lembro a marca. O teclado está ligado a mesa não dei como e ele usa um cubo como retorno para ele. O baixo não está ligado a mesa, somente ao cubo da meteoro. O violão está ligado direto na mesa e a guitarra usa um pequeno cubo. A bateria como ja sabem não está microfonada e nem tampouco no aquario, ainda. Eu gostaria de colocar retorno com fone de ouvido para os musicos, como fazer isso? E as vozes, deixo retorno normal? É possível microfonar a bateria a esta mesa? Tá complicado a minha vida né? Alguém teria um projetinho para resolver este "problema"?
Desde já agradeço a todos e continuo lendo os topicos do forum para maiores esclarecimentos.
Vlw...
17/06/2011, 09:40 PM
Mensagem: #15
0
0
eu colocaria fones pra todo mundo, evita microfonia, spl no palco e o principal todo mundo se escuta e de bonus o som geral da igreja fica mais limpo, ate hoje não ouvi relatos de algum lugar que tenha implantado fones e o som tenha aumentado dentro da igreja. veja como minha saga começou http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewto...=20&t=8265 este foi o meu 1º topico nesse projeto inicial muita coisa mudou, tipo não usamos a td-4, resolvemos colocar um aquario para a bateria e tiramos o equipamento de som da cabine e colocamos no meio da galera. mas ao ficou perfeito sem colocar a batera no aquario ja tinhamos reduzido o volume dentro da igreja em 60%, sem falar que os musicos estão se ouvindo como nunca e agora esutamos frases do tipo: "é cara eu tenho que estudar mais" e depois ainda de gravar o vocal diz: "não acredito que desafinei assim" coisas que antes se só fosse falada gerava até discussões.... bem depois de executar o projeto que foi fruto de muita pesquisa aki no SAV concluimos quase tudo, reduzimos o volume, os musicos se escutam, os vizinhos veem a novela e o pastor esta radiante. isso tudo fruto de um bom trabalho e muita pesquisa e o meu conselho é que vc faça o mesmo, COMA o SAV!!!! vai te fazer um bem danado!

Jônatas Corrêa Ribeiro
Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo