Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sistema de som para Música Ao vivo RCF
25/10/2010, 05:41 PM
Mensagem: #1
Sistema de som para Música Ao vivo RCF
Olá Pessoal, sou novo no fórum. Moro em Fortaleza/CE, sou Advogado de profissão e Músico nas horas vagas. Faço alguns eventos como Casamentos, Formaturas e Recepções em geral.

A formação mais completa que utilizo é: 2 Vozes, Violão, Contra-baixo, Percussão (cajon e efeitos).

Tenho umas dúvidas que gostaria de sanar com a ajuda de vocês.

Inicialmente, tenho um sistema de som que utilizo para meus Eventos que é o seguinte:

2 caixas (AF 15" Eros 350WRMS + TI Selenium D220TI 80WRMS + Divisor de 2 vias Albatroz)
1 Mesa de som behringer XENYX1202FX
1 Equalizador Oneal (31 bandas)
1 Amplificador caseiro 200WRMS/canal (fabricado pelo Eraldo, um técnico excelente aqui de Fortaleza)

Este sistema atende bem aos eventos que faço (até 100 pessoas), no entanto, é um trabalho desgraçado ter que carregar tudo isso, apesar de ter colocado tudo num rack e só precisar ligar os cabos das caixas, da mesa de som e o da energia. Em 15 minutos já está funcionando.

Tenho visto aqui em Fortaleza as tão faladas e surpreendentes caixas RCF. E vou adquirir 1 par para estes eventos, mas tenho algumas dúvidas sobre qual modelo:

Gostaria de saber se há diferenças sonoras muito expressivas entre os drivers de titanium da Art310A e os de Mylar(poliéster) da Art410A. Pois, pelo que sei, o poliéster tem um som mais aveludado e o titanium mais agressivo.

Pelo gráfico da resposta de frequência, a Art310A tem um maior "brilho" na faixa de 10k-20k do que a Art410A, no entanto, acho que isso se deve ao amplificador da Art410A ser digital, diferente da Art310A que ainda é analógico, pois o gráfico na faixa de 10k-20k da Art410 é semelhante a todo resto da linha Art4** e Art7**, que possuem amplificador digital, inclusive às que possuem driver de Titanium.

Gostaria de saber também, qual o conjunto de caixas mais indicado para a minha utilização. Estava pensando em comprar 2 ART310A ou 2 ART410A, por terem a potência/SPL que julgo necessária aos eventos, mas no entanto, não sei se darão conta do grave do contra-baixo e do cajon. O que vocês acham?

Outra opção pra mim seria a Art412A, que com certeza possui uma maior expressão de grave por causa do AF de 12''.

Peço ajuda a vocês pois sei que devem ter conhecimento dos eventos que são realizados com essas caixas, e sabem o que elas suportam. Aqui em fortaleza quem trabalha com RCF tem a Art325A ou a Art525A, ambas com AF de 15'', mas essas aguentam até uma banda inteira, mesmo sem sub.

Fico no aguardo.
Procurar todas as mensagens deste usuário
Citar esta mensagem numa resposta
25/10/2010, 07:02 PM
Mensagem: #2
Re: Sistema de som para Música Ao vivo RCF
Cara, via de regra, as Titanium falam melhor e tem mais fidelidade nas frequências bem altas.
Porém, cada projeto pode influenciar nos resultados.

Na prática, o ideal é você ir na loja e ouvir os modelos que você mesmo citou.
Como são produtos que você encontra na sua região, fica ainda mais fácil.

Recomendo que você leve à loja uma música de seu gosto, que você conheça bem.
Caixa não se testa com ALO SOM ALO SOM.
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
25/10/2010, 09:22 PM
Mensagem: #3
Germano Alencar Escreveu:Gostaria de saber se há diferenças sonoras muito expressivas entre os drivers de titanium da Art310A e os de Mylar(poliéster) da Art410A
... sinceramente, soh fui reparar essa spec lendo esse post ... uma pessoa que pode dar um opniao concreta sobre essa "evolucao ???" eh o andry, vamos esperar que logo ele aparece para comentar algo.

... duas opnioes lidas na internet :

"I know that there is a general feeling that Mylar and plastic diaphragms sound better because the metal ones have very low damping of some of the higher Freq resonances. The plastic diapragms have resonances lower in freq, but are far better damped."

"Titanium is very light, light as aluminium and strong as steel.
That is why it is used, the result is very low weight for the necessary domestrength.
Titanium also has a very high soundspeed which means that it is easy to dampen it, even if it never is done in commercial units.
But with dampening it will sound very good all the way up to atleast 12-15KHz for a "normal" 1inch horn.
That razorsound you describe is either reflections within the diagraphm or reflections within the hornpath.
Without those reflections then titanium is in my experience the best choice above midrange too.
-However, i am not a fan of titanium domes with mylar surrounds that is used in some drivers from RCF for instance"

[ ]'s

AmarildO SantanA - "«T.ς.н.ц.k.£.»"
Técnico de Som - Grupo Vocal Herança - Deus seja louvado!
Igreja Adventista do Sétimo Dia - Salvador/Ba
25/10/2010, 10:13 PM
Mensagem: #4
amarildo santana Escreveu:... sinceramente, soh fui reparar essa spec lendo esse post ... uma pessoa que pode dar um opniao concreta sobre essa "evolucao ???" eh o andry, vamos esperar que logo ele aparece para comentar algo.

Há alguns dias, perguntei isto para o Andry.

Ele respondeu:

andry110 Escreveu:
Lucas Braga Escreveu:Legal.

Vi que elas utilizam driver mylar.

Qual a diferença para o Titânio?

Mylar 'eo materia utilisado para as membranas dos microfones.Estremamente leve ,sem coloracao de Titanio.Uma boa alternativa ao seda nas potencias intermediarias.

Daqui a pouco ele aparece aqui para falar mais ...
26/10/2010, 07:38 AM
Mensagem: #5
Bom a fidelidade de frequencias de 10k a 20k na rcf 310a se deve ao drive, apesar de eu não achar o drive de poliester ruim não, não gosto é dos fenolicos.

Eu escolheria uma caixa com falante de 10 ou 8 e na loja mesmo eu colocaria um Cd para rodar, principalmente com o estilo que tocam, em uma boa mesa, ficar falando com o vendedor em um bom microfone.

'O tecnico de som é o gerente do som de uma banda."
26/10/2010, 07:49 AM
Mensagem: #6
Germano Alencar Escreveu:Gostaria de saber se há diferenças sonoras muito expressivas entre os drivers de titanium da Art310A e os de Mylar(poliéster) da Art410A. Pois, pelo que sei, o poliéster tem um som mais aveludado e o titanium mais agressivo.

As caixas ART310A e ART410A estao equipadas com o mesmo driver ND1411-M (Mylar) :
http://www.rcf.it/ru_RU/products/precisi...s/nd1411-m

Se tiver duvida pode consultar o resumo do modelo no proprio site da RCF :

http://www.rcf.it/ru_RU/c/document_libra...E-1018.pdf

Obrigado,
andry110
26/10/2010, 10:12 AM
Mensagem: #7
lendo este tópico surgiu uma idéia: levantar os modelos das RCF num comparativo das especificações e aplicações, ao estilo do que Germano iniciou (só que com mais detalhes), e ainda incluindo um teste sonoro e o resultado (ao estilo teste de equipamentos). O resultado seria postado como TESTE DE EQUIPAMENTO e poderíamos avaliar melhor as diferenças entre uma e otra caixa.

Quem poderia fazer isso: ANDRY! O que acha??

Fábio Oliveira
26/10/2010, 10:22 AM
Mensagem: #8
andry110 Escreveu:
Germano Alencar Escreveu:Gostaria de saber se há diferenças sonoras muito expressivas entre os drivers de titanium da Art310A e os de Mylar(poliéster) da Art410A. Pois, pelo que sei, o poliéster tem um som mais aveludado e o titanium mais agressivo.

As caixas ART310A e ART410A estao equipadas com o mesmo driver ND1411-M (Mylar) :
http://www.rcf.it/ru_RU/products/precisi...s/nd1411-m

Se tiver duvida pode consultar o resumo do modelo no proprio site da RCF :

http://www.rcf.it/ru_RU/c/document_libra...E-1018.pdf

Obrigado,
andry110

Engraçado Andry, mas na página dos produtos ART310A e ART410A traz especificações diferentes com relação aos drivers:

http://www.rcf.it/ru_RU/products/pro-spe.../art-310-a

Features

* 350 Watt bi-amplification
* 127 dB max spl
* 90 x 70, Wide dispersion constant directivity horn
* 10" woofer, high power neodymium 2,5" voice coil
* 1" HF driver, titanium dome, neodymium 1.5" voice coil

http://www.rcf.it/ru_RU/products/pro-spe.../art-410-a

Features

* 400 Watt digital bi-amplification
* 127 dB max spl
* Wide dispersion 90 x 70 constant directivity horn
* 10" High power neodymium woofer, 2.5" voice coil
* 1" Mylar dome, neodymium high frequency driver
* DSP processing, boost eq, soft limiter and protection
* Xlr/jack input, xlr signal output

Como você descobriu que são os mesmos drivers?

O que você acha em termos de aquisição? Qual o melhor modelo para minha utilização?

Lendo o fórum vi que trabalhas com o Wagner da Cborges. Estou me organizando para ir a Manaus conhecer vocês e levar um ou dois pares das RCFs.

Obrigado a todos pelas contribuições!

Abraço!

Germano
26/10/2010, 11:38 AM
Mensagem: #9
gabriel_equalize Escreveu:ALO SOM ALO SOM.
Essa não aguentei..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

♪André Luna♪
Operador de áudio da Tv Brasil
Nao digite em caixa alta(caps lock) em TODO o texto.
Contato: Claro (21)7647-8677
[Imagem: 20b80f66cd6b18cf1e75121b77fcab98.jpg]
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
26/10/2010, 11:48 AM
Mensagem: #10
ALO SOM ALO SOM.

Isso pode até virar um Site/forum,WWW.ALOSOMALOSOM.MUS.BR. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

C.Dias
26/10/2010, 08:55 PM
Mensagem: #11
Germano Alencar Escreveu:Engraçado Andry, mas na página dos produtos ART310A e ART410A traz especificações diferentes com relação aos drivers:
...
* 1" HF driver, titanium dome, neodymium 1.5" voice coil

...
* 1" Mylar dome, neodymium high frequency driver

Como você descobriu que são os mesmos drivers?

Smile
Ja desmontei praticamente cada das caixas das linhas 3xx,4xx e 7xx!

Tanto que descobrimos o jeito de mudar a voltagem de 110V para 220V das series 4xx e 7xx (ja que nao tem a chave seletora de voltagem igual a serie 3xx isso gerou um discomforto para pessoal quem usa 220V)...

Germano Alencar Escreveu:O que você acha em termos de aquisição? Qual o melhor modelo para minha utilização?

Sem SUB - ART412/422/415/425 ou ART712/715/725.
Com SUB - ART408/410 ou 708/710
Depende do SUB.

Abrcs,
andry110
27/10/2010, 09:47 AM
Mensagem: #12
andry110 Escreveu:Depende do SUB.

Andry,

O que você acha do sub RCF TTS12 - A em comparação com os modelos:

- ART 905 AS

- e, 4PRO 8003 AS.

Abraço!
27/10/2010, 12:32 PM
Mensagem: #13
Lucas Braga Escreveu:O que você acha do sub RCF TTS12 - A em comparação com os modelos:

- ART 905 AS

- e, 4PRO 8003 AS.

TTS-12 foi projetado para completar a TT-08A.Tecnicamente muito proximo a ART905A de 15", mas é longe de 4PRO8003A de 18" falando da sensação "pancada" Smile ..
Abrcs,
andry110
27/10/2010, 05:31 PM
Mensagem: #14
Amigos, não ouvi muitas RCF's, apenas as 310, 710, 525, 315 e o que achei é que o timbre mais "musical" e agradável de todas é (por incrível que pareça e na MINHA opinião) é a 310!

[Imagem: isinho.gif]
Igreja Adventista do Sétimo Dia

-- Não tiro dúvidas por MP!!!!!! --
27/10/2010, 05:41 PM
Mensagem: #15
isinho Escreveu:Amigos, não ouvi muitas RCF's, apenas as 310, 710, 525, 315 e o que achei é que o timbre mais "musical" e agradável de todas é (por incrível que pareça e na MINHA opinião) é a 310!
Claro, qual mais poderia ser... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

LEAL IMPORT`S

Shure, AKG, Audio Technica, Sennheiser, Audix, Neumann, Yamaha, dbx, Behringer, Koss, Countryman, Beyerdynamic, Earthworks, Electrovoice, CAD, M-Audio e muitas outras.

Cotações somente por email.
[email protected]
[email protected]
Favor não usar MP.
Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo