Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Montar caixa toda selenium
09/08/2010, 04:47 PM
Mensagem: #1
Montar caixa toda selenium
Olá a todos, descobri hoje este fórum e estou impressionado com o conhecimento de todos os participantes, venho dar meus parabéns a todos que participam!..

Criei este tópico com a finalidade de obter ajuda de todos que puderem me auxiliar.
Em 2005 adquiri no RJ um equipamento que continha essas peças:

1 DBK 3000
2 Caixas Leac's (Desconheço o modelo)
2 ST302
2 D250
2 WPU1505..

Sei que o DBK 3000 é fraco para esta configuração, porém como o uso é na maior parte do tempo residencial, não há clipagem de sinal na entrada nem na saída.

Até então tudo permaneceu como a descrição, porém mudei para o interior de SP (Lins) e no carro pude trazer quase tudo, pois tive que deixar as caixas da Leac's, pelo preço de transportadora (800km) acredito que fique mais em conta a construção de novas caixas.
Pois bem vamos ao que preciso de idéia de vocês, vou passar o meu perfil de som e o ambiente.

Todo equipamento (pouco, porém suado) é para uso 99% residencial, uso em minha casa. Utilizado 99% do tempo em sons mecânicos.
Entrei em contato com a Selenium comentando sobre o equipamento que possuo e que montarei uma caixa, já que na cidade tudo aqui custa caro demais e já possuo um conhecimento de montagens de caixa, porém para fins automotivos apenas, e a selenium me recomendou a construção de 1 caixa para cada WPU 1505 contendo 90L com madeira de no mínimo 18mm.

Futuramente irei adquirir equalizador e pode ser que venha a comprar crossover ativo e mais amplificadores, pois estou montando outro equipamento. (CDJ, mixer etc...)

Meus objetivos:
Adquirir 1 par de crossover passivo da Nenis modelo DF753H(recomendado pela nenis), para poder balancear a caixa.
Montar 2 caixas 3 vias para acomodar meus "filhos".

No e-mail além da selenium informar a litragem e a madeira, informou também que WPU não é um subwoofer. Apenas mencionou isso, terei que colocar um crossover para fazer o corte de frequencias baixas?

Gostaria de suas opiniões...
Desde já agradeço.
Alexandre
Procurar todas as mensagens deste usuário
Citar esta mensagem numa resposta
10/08/2010, 08:23 AM
Mensagem: #2
Re: Montar caixa toda selenium
Olá Xandy, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Só para eu ter certeza: você deixou no RJ as caixas (gabinetes de madeira), mas levou os falantes soltos com você? É isso mesmo? Vou basear a minha resposta acreditando que sim, foi isso que aconteceu.

Vamos estudar primeiro o divisor de frequência:

Citar:Adquirir 1 par de crossover passivo da Nenis modelo DF753H(recomendado pela nenis), para poder balancear a caixa.
Número de vias: 3
Freqüências de corte: 1800Hz - 5,6KHz
Máxima potência 750W RMS
Tipo de Filtro Linkwitz-Riley
Ordem 2ª-ordem
Parâmetros configuráveis:
-Impedâcia do alto-falante:4 ou 8Ohms
-Atenuação do driver: 4, 7 ou 9dB
-Atenuação do tweeter: 3 ou 6dB.

Aplicação: Um ou dois alto-falantes para grave, um driver fenَólico e um tweeter.
Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF753H">http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF753H</a><!-- m -->

Eu destaquei o que é mais importante. Agora, vamos ver os falantes:

Woofer Selenium WPU1505
resposta de frequência: 50Hz a 4,5KHz
sensibilidade: 98dB/1W/1m

Driver D250
Resposta de frequência: 400-9Khz
Sensibilidade: 107dB/1W/1m

SuperTweeter ST302
Resposta de Frequência: 3,5KHz a 20KHz
Sensibilidade: 108dB/1W/1m

Com base nesses dados, precisamos fazer com que a caixa:
- não tenha "buraco" na resposta de frequências
- tenha um bom equilíbrio (ajuste nas sensibilidades).

1) Resposta de Frequência

O corte do divisor é em 1,8KHz e depois em 5,6KHz.

O woofer responde sim até 1,8KHz
O driver responde sim 1,8KHz
Resultado = OK

O driver responde sim até 5,6KHz
O tweeter responde sim 5,6KHz
Resultado = OK

Não teremos problemas de "buracos" na resposta dessa caixa.

2) Equilíbrio tonal:

Woofer = 98
Driver = 107
Agudo = 108

O divisor proporciona:

atenuação driver: 4,7 ou 9dB
atenuação do tweeter = 3 ou 6dB

Agora, vejamos:

driver 107 menos atenuação de 9 dB = 98dB. "Casa" perfeito com a sensibilidade do woofer

Tweeter: 108dB - 6 = 102dB. Vai aparecer um pouco mais.

Resultado: a caixa terá ótimo equilíbrio tonal entre graves e médios, mas será um pouco "brilhante", dado o fato do tweeter ser pouco atenuado.

Se for possível trocar possível trocar o ST302 por um ST304, que tem 106 de sensibilidade, você consegue cortar um pouco do "brilho" excessivo (106-6 = 100).

Mas vou te dar a dica: monte uma caixa com driver atenuado em -7 e outra com driver atenuado em -9dB. Compare os resultados de ouvido, e mantenha o que mais lhe agradar.

Finalmente, a diferença nos graves, se ainda houver, pode ser facilmente retirada em um equalizador.

Deu para entender o raciocínio, ou compliquei muito?

Um abraço,

Fernando

AES 83988
Antes de perguntar algo ou iniciar um novo tópico, por favor PESQUISE ANTES sobre sua dúvida. Use o botão "Busca", que fica no topo da página.
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
10/08/2010, 11:58 AM
Mensagem: #3
Olá Fernando, obrigado pela rapidez e pelo esclarecimento!

Realmente deixei os gabinetes no RJ, não tinha como encaixa-los no carro.

De acordo com seu comentário referente a troca do ST302 pelo ST304, não acredito que haja necessidade no momento, só de equilibrar um pouco mais a caixa ficarei satisfeito momentaneamente.
Entendi perfeitamente cada parte de seu raciocínio, não tinha parado para analisar um conjunto levando em consideração a sensibilidade de cada componente.

Mas tenho algumas dúvidas, estou fazendo um novo projeto para esta caixa, possuo o arquivo no illustrator, não sei se posso colocar o link dele aqui. O volume interno do box aonde ficará o WPU foi calculado em 90L, com 2 dutos de 10cm de diâmetro por 4 de comprimento, lembrando que foram Volumes e Dutos recomendados pela própria Selenium. E em cima farei um local para encaixar o ST302 e o D250.

Minha dúvida é em relação a altura do ST302 e do D250, existe um padrão ou uma altura em relação ao chão do ambiente para que tenha uma dispersão do audio equilibrada?

Referente a madeira usada, a selenium me recomendou no mínimo 18mm, aqui na cidade encontrei apenas MDF de 18mm, não tem de 20mm.

A litragem e a madeira estão de acordo com os falantes?

Obrigado,
Alexandre
10/08/2010, 12:37 PM
Mensagem: #4
Ola xand, para melhor lhe ajudar, poderia me dizer se utiliza o 1505-x ou a linha 1505 antiga? Bem de qualquer forma, creio que ficará com um grave meio duro ( corte elevado ) realmente te sugeria trocar os wpu por sub woofer, a Oversound tem alguns modelos muito bom, já que os subs da selenium é meio salgado, tem uns da snake num preço muito bom na loja 4vias. Referente a madeira usda, poderá usar sem problemas o mdf de 18mm, eu monto caixas pequenas de 15 a 18mdf, mas para graves é bom da uma reforçada em 20mm, no seu caso creio que não irá precisar da um toque especial se for utilizar essa litragem mesmo. Entre o falante e a posição dos drivers para ficar com uma aparência bonita posicione eles a mais ou menos 5cm acima do woofer. Sobre o corte, precisará por um subsônico sim, caso contrario terá um aquecimento de bobina desnecessário. Recomendo acrescentar um subsônico ( corte mínimo ) de 55hz, pois manual consta cortar minimo em 45hz em -10d, como você não tem amplificador para compensar essa perda, então recomendo cortar mìnimo em 55hz mesmo. Um Abraço

Lucas Oliveira - Desenvolvimento de projetos Acústicos e Eletrônica do Áudio
10/08/2010, 01:39 PM
Mensagem: #5
Olá Lucasoliveira, obrigado por sua atenção!

O modelo é da linha antiga, o WPU1505 (sem o -x), eu gosto muito de som, meu objetivo mesmo é residencial e apenas para meu uso, futuramente vou comprar um outro amp, um crossover ativo pra poder montar uma caixa com subs e fazer a divisão do trabalho para cada falante, mas isso é láááá pra frente, se é que me entende rs!

Vou encomendar a madeira então, eu a projetei a parte do woofer da caixa e fiz com (56x35x46) cm AxPxL essas medidas são internas, porém não levei em consideração o transporte da caixa, se essas medidas são as melhores para carregar. O que me intriga são as alças para transporte, ter que furar a madeira e colocar a alça além de alterar a litragem da mesma, acredito que deva diminuir um pouco a dureza das laterais da caixa, pois o furo arranca um bom pedaço de madeira. Vocês utilizam alças que necessitam de retirada de material da caixa, ou usam aquelas que parece uma alça de mala mesmo que somente é parafusada?

Sobre a grade de proteção, acho bonito aquela que pega a frente da caixa toda, escondendo os falantes, mas acho que pode acabar causando umas "sombras" em algumas posições de quem fica na frente ou até mesmo reflexões no audio devido a grade ficar muito próxima do tweeter e do driver fenólico. Sem contar o feltro que poderá acabar servindo de filtro para altas frequências. Estou exagerando ou isso pode acontecer?

Referente ao corte de frequencia, pesquisarei como fazer, pois não disponho de equalizadores nem crossovers no momento, farei um investimento a curto prazo que devo adquirir um EQ(pois o que uso é apenas do próprio mixer que dispõe apenas de 3 faixas de frequência), que ja deverá me ajudar um pouco na filtragem dessas frequencias abaixo de 55Hz, posso utilizar o EQ para fazer este corte?

Vamos aos falantes... As marcas que me recomendou sei que são muito boas, mas eu prefiro segurar um pouco e juntar dinheiro pra comprar tudo de uma linha só, o porquê eu não sei, mas me sinto mais confortável. Não que não compre de outra marca, mas seria uma preferência apenas,ou até mesmo falta de conhecimento... Falo isso, pois acredito que a engenharia de cada empresa deva construir cada falante pensando no "casamento" com o falante responsável pela outra faixa de frequência.(Ex: Midbass até XHz, o Bass de X a YHz, o Sub de Y a Z) E o que tenho em mente que cada fabrica deva adotar um parâmetro, mas será que isso existe?! Mas quando for comprar os subs para incrementar meu equipamento, pesquisarei sobre os disponíveis de cada marca que me passou, já vi um Oversound tocando e me agradou muito! Snake eu tenho como referência apenas os tweeters.

Obrigado,
Alexandre
10/08/2010, 03:24 PM
Mensagem: #6
Pois então xand, vamos por partes.

Os 1505 antigos realmente tem um timbre muito bom, mesmo assim talvez em alguns ambientes vai sentir falta das frequencias baixas de 50hz, ( eu particularmente prefiro som acima de 30hz, fica gostoso).

Sendo sincero para residência está muito forte vio hehe.

Sendo assim, realmente recomendo um crossover ativo para seus graves, mas para as altas pode usar um crossover passivo sem problema. Sobre suas medidas, acho que a caixa vai ficar pouco achatada.

Porque não aumenta ela um pouco la pelos 65cm (to chutando ) e põe divisão interna, ficando assim uma camara específica para o falante em torno de 90litros como sugeriu a selenium.

Sobre as alças recomendo fazer algo em torno de 92,5 litros ou o mais próximo, pois concertesa irá afetar a sua litragem, a mesma coisa os drivers e twiters, irá afetar na litragem tambem, recomendo por lã de vidro ou manta acrílica interno ( prefiro manta acrílica ).

Sobre a grade de proteção, poderá colocar sem problemas, pois o que afetaria nas respostas altas seria o filtral se for muito escuro (pontos pequenos) Recomendo usar pouco mais claro para manter linear.

Sobre um EQ, sempre bom ter disponível, recomendo um 15 bandas simples mesmo, já que seu wpu não vai descer muito a frequencia mesmo.

Eu particularmente recomendaria por um intermediário, exemplo um de 12 que sirva para te levar até ao 1.8hz, sendo o wpu de 15 indo de 55 até 250 ou 300, e apartir dai o de 12 subindo a 1.8 ou 2khz.

Abraço

12/08/2010, 02:20 PM
Mensagem: #7
Ola Lucasoliveira, mais uma vez agradeço pelas respostas!

Eu também gosto de graves na faixa de 30Hz, mas como ja havia comprado os WPU's, vou ficar com eles mesmo, e assim que possível comprarei Subs para incrementar o sistema.
Gosto de som muito forte e sabendo que trabalha com uma boa folga, e se um dia eu resolver colocar pra fora de casa ou até mesmo utilizar em um pequeno evento eu possa, lógico que após aumentar o equipamento, pois para eventos esta muuuito básico ainda.

Vou fazer o projeto da caixa um pouco mais alta então, aquelas medidas que te passei, eram somente a parte do WPU, em cima do box do WPU vai um compartimento apenas para o ST302 e D250, com uma divisória interna.

Irei fazer um novo calculo com 92,5L afim de compensar a perda com as alças.

Futuramente comprarei um midbass par incrementar. Gostei muito dos preços do Oversound, realmente são mais em conta.

Para fazer a caixa, melhor usar MDF ou compensado?

No calculo do duto recomendado pela selenium, devo fazer como? corto 2 dutos de 10cm de largura por 9 de comprimento sem contar a espessura da madeira? Ou esse calculo do duto tenho que fazer adicionando a espessura da madeira? por exemplo, se for um MDF de 20mm 10 de largura 9 de comprimento + 2 de madeira? totalizando 10x11cm? Pois se não levar em consideração a madeira sobrariam apenas 7cm dentro da caixa.

Sei que minhas dúvidas são bobas, porém nas caixas que fiz não havia estudado comprimento de duto dessa dorma.

Obrigado,
Alexandre Costa
12/08/2010, 02:46 PM
Mensagem: #8
Xand, vamos por partes novamente.

Os wpu realmente são ótimos falantes, só tome cuidado com o filtro subsonico mesmo para não prejudicar seus falantes. Par de graves+médios+agudos é bem bem básico para pequenos eventos, fique tranqüilo. Mas lembre-se de ter um bom amplificador, e utiliza-lo da maneira correta.

Oversound é uma marca que realmente me agrada, claro preferindo em primeiro lugar selenium, o que mais me agrada na oversound em quesito de custo/benefício é o oversound 15-c acho que é isso, possui 600rms por 15 polegadas, e seu som é muito forte e encorpado.

Sobre as caixas, eu prefiro MDF, após montado, bem colado, parafusado, vedado e pintado, fica bem resistente, prestando atenção em não manter em lugares muito umidos, ou então passar boas camadas de verniz e tinta PU, ou bate pedra. Mas em todo caso prefiro MDF, compensado depois de um tempo começa a descolar. Pode notar as caixas que usam compensado realmente é isso. O MDF tambem tem o seu defeito de esfarelar, por isso é bom cuidado para não bater muito na caixa, e como eu disse, pintar ela bem.

Sobre o duto, é exatamente a medida que a selenium lhe passo, você pega um cano PVC e corta nas medidas que a selenium te sugeriu.

Sobre a parte que o duto irá ficar com apenas 7cm para dentro é ilusão, pois o duto é redondo, então de qualquer maneira ele terá seus 9cm não importa se é dentro ou fora da caixa, de qualquer maneira o duto será o mesmo entende.

Abraço.

19/08/2010, 09:02 AM
Mensagem: #9
oi
sou novo por aqui mais gostei dimais desse site
e gostaria de fazer uma pergunta sobre caixa de som da selenium
o modelo de grave PAS1G1?
qual a diferença desse da selenium e o EV grave com dois falantes
valeu
19/08/2010, 10:35 AM
Mensagem: #10
simei, Bem vindo

O modelo PAS1G1 é uma caixa profissional de graves para uso em médio\grande eventos em sistemas de grave, utilizando dois falantes de 18.

Se quiser por um sistema de muito grave, ai te recomendo utilizar as caixas HB da selenium, em especial a HB1505A1 para falantes de 15, sendo eles os wpu's ou então a linha subwoofer da selenium, ou então HB1805A1 para falantes de 18, seguindo a mesma linha dos de 15.

Abraço.

19/08/2010, 05:30 PM
Mensagem: #11
Ola a todos, eu ainda não montei a caixa, estou aguardando um pouco.
Mas ao pegar os tweeters para dar uma revisada, limpar o reparo e o conjunto magnético, percebi que estão com trincas entre os parafusos. Fiquei absurdamente triste, pois sempre tive o maior cuidado com os mesmos.
Mandei um e-mail para a selenium perguntando se comercializam apenas a parte frontal dos tweeters, mas tudo me parece ser pelo fato da parte frontal ser fixada a parte traseira por 4 parafusos, aonde a base é uma borracha que protege o imã. Ao parafusar pude perceber que a face do tweeter não encosta na estrutura de metal e sim fica apoiada na borracha que protege o imã, fazendo com que crie uma força da borracha empurrando os pontos mais frágeis (entre os parafusos) da parte frontal.

Uma pena...
Obrigado por lerem o meu ocorrido e a resposta que eu tiver da selenium lhes informo.
20/08/2010, 02:08 PM
Mensagem: #12
Boa sorte xand,

Quando montar as caixas, poste fotos.

Abraço

10/09/2010, 09:00 PM
Mensagem: #13
Olá senhores,
bom.. dando continuidade ao meu projeto vou informar os senhores...
Acabei precisando voltar ao RJ e aproveitei pra mudar logo as caixas de estado! Elas vieram comigo pra SP...
é 1 par de caixas Leac's desconheço o modelo não faço a menor idéia... caso alguem conheça agradeço!
Passando por SP, aproveitei para comprar os divisores da Nenis, aparentemente muito bem montado!

Segue a foto do divisor, é um DF753H
[Imagem: imgult243.jpg]

Ao montar a caixa, vi que as alças estão com bastante espaço entre a madeira.. (rapaz que montou vacilou feio!)
Vou procurar uma forma de "selar" os buracos que ficaram entre a alça e a madeira... se alguem tiver uma ideia =)
Por enquanto a caixa esta sem manta interna... e o som ficou muito bom, tudo nivelado grave, medio e agudo! ta uma beleza!!!

abaixo a foto do amp e do equalizador. Esta acima da caixa pois ele esquentou um pouco, não sei se é normal, mas resolvi afastar um pouco devido ao campo magnetico... não sei se poderia estar causando este aquecimento.

[Imagem: imgult246.jpg]

Gostaria da opinião de vocês referente a equalização... esta forma foi que mais agradou meus ouvidos, caso tenha algo muito acentuado me avisem...
[Imagem: imgult248.jpg]

Sim, é um eq da behringer!! rs! sei que não gostam, mas para uso residencial acho que esta de bom tamanho...

só achei estranho um dos tweeters estar falando mais alto que o outro, pensei que fosse erro na equalização mas quando inverti as caixas a outra caixa começou a tocar frequencias agudas mais alta.. mostrando que é no tweeter o problema... chequei a resistencia e os dois estão em 6 , 7 ohms. No mais esta tudo otimo!!!
Nunca vi esta caixa falar tão bonito assim... esta realmente bem "linear" me agradou demais, apenas tive que inverter a polaridade dos drivers.

Foto da caixa
[Imagem: imgult251.jpg]

Abraços
14/09/2010, 11:44 AM
Mensagem: #14
Ola a todos, como informei, montei a caixa...
Porem estou tendo uma dificuldade e gostaria da ajuda dos senhores..
Comprei os divisores da Nenins o DF753H, mas há um problema com as atenuações dos falantes..
Conforme a especificação técnica no site na via dos Médios deveriam ter 3 ateanuações, porém não é o que acontece.
Na via dos médios as atenuações disponíveis são de 9 ou 6dB
Na via dos agudos as atenuações disponíveis são de 4 ou 0dB

Fiz a seguinte configuração...
Agudo atenuado em 4dB totalizando (108 - 4 = 104dB)
Médio atenuado em 6dB totalizando (107 - 6 = 101dB)
a Via dos graves, possuo um WPU1505 com 97dB de sensibilidade..
Como "balancear" toda a caixa? Possuo um Equalizador Behringer de 31 bandas, de 5KHz pra cima tirei aproximadamente 3dB, abaixo de 5KHz até 1,8KHz deixei em 0dB, e nas faixas de 40 a 100Hz, subi aproximadamente 4dB.. Posso fazer isto? esta correto?
14/09/2010, 12:53 PM
Mensagem: #15
Muito bacana xand, aos poucos vamos indo,

Uma observação ao usar o forum, poste fotos com tamanhos menores.

No mais está bacana, sobre a configuração do equalizador, poderá usar sem problemas, só preste atenção no seguinte, procure não levantar quase ao máximo os canais no eq, pois, se o seu som está com muita dificuldade de reproduzir certa faixa, forçando-o muito com o EQ, bem provável, vá preparando um reparo.

Outra observação seria a faixa de 40hz, seu alto falante tem uma deficiência nessa faixa, então recomendo cortar acima de 55 ou 60hz, para ter segurança, pois breve, poderá sentir um cheirinho de queimado, seria sua bobina, e se um dia venha a reparar os falantes, direto com a selenium, onde se adquire garantia, cuidado para não forçar seus falantes, pois a onde prétear uma parte do cobre, está em risco sua garantia.

Um forte abraço rapaz.

Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo