Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sugestões de projeto PA - AJUDA
03/08/2010, 04:49 AM
Mensagem: #1
Sugestões de projeto PA - AJUDA
0
0
Ola! Este é meu primeiro post, tomara que alguem possa me recomendar o que preciso.
Estou por comprar um som para PA e monitores, mesa, microfones, etc... Em fim, todo o sistema de sonorização.
A mesa ja esta quase decidida. Será uma Yamaha 01V96. Microfones ja tenho (kit da Samsom para bateria, 4 sm58, e 4 sm 57). Multicabo de 24 vias, 25 metros (pois pretendo, no futuro expandir a mesa). Esta me faltando o crossover, o eq grafico, as potências, as caixas e os subs.
A minha principal duvida é com as caixas, subs e potencias. Na internet achei, no site http://www.4vias.com.br/shop/ um kit com tudo isso por um preço bom. Este é o link KIT Heavy system 03
O kit tem 2 caixas de 2x15+TI Snake de 700 watts RMS por caixa e 2 subwoofers de 1x18 de 600 watts RMS por caixa, tambem da Snake e um amplificador de potência EtelJ Slim 4000 2ohms 4000 watts RMS. O valor é R$7.262,99.
No mesmo site tem tambem este KIT Heavy system 01
É quase tudo igual só que a marca dos alto falatantes é Oversound e a diferença é de quase R$400.
Alguem pode me recomendar, pela qualidade, se vale a pena pagar R$400 a mais? Com esses R$400 poderia comprar o EQ ou um crossover.
A minha idéia é montar o som para shows de musica em lugares de ate 600 ou 700 pessoas.
Além disso, que mais estaria me faltando? Aceito todas as sugestões possíveis, já que estou entrando neste negocio pela primeira vez.
Muito obrigado!
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
Citar esta mensagem numa resposta
03/08/2010, 08:07 AM
Mensagem: #2
Re: sugestões de projeto PA - AYUDAAA
0
0
DMB seja bem vindo ao som ao vivo! Amigo a 1º perguntam para podermos te ajudar qual o valor estimado para o investimento? acredito que a apartir desta resposta com certeza todos irão dar seus pitacos.
Procurar todas as mensagens deste usuário
03/08/2010, 08:29 AM
Mensagem: #3
0
0
Olá Dbmsom, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Quanto aos R$ 400,00, sem ouvir as caixas fica difícil falar alguma coisa mais concreta. Entretanto, só pela marca, Snake costuma estar um nível acima de Oversound.

Agora, prepare-se para uma coisa: esse kit da empresa não é suficiente em termos de amplificação. Você precisa de três amps, um para os graves (18"), outro para os médios, outro para os agudos.

Esse Slim 4000 é insuficiente para atender as caixas de subwoofer. Cada caixa tem 600W RMS, e você aprenderá que o IDEAL é manter uma relação de 2:1, ou seja, para cada 1Watt de potência do falante, o ideal é ter 2W de potência de amplificador, isso na mesma impedância (2 OHms, 4 OHms, 8 OHms), e na mesma medida (potências W RMS).

Veja só: o Slim 4000 tem:

CARACTERÍSTICAS
Potência Real:
• 4000 Watts RMS em 2 Ohms
• 2400Watts RMS em 4 Ohms
1200 Watts RMS em 8 Ohms

Mas quanto às caixas, você terá:

2x Caixas Acusticas Snake 1x18 ESX185 8ohms 1200 watts RMS (600W cada)

Veja só: a relação de potência é 1:1, insuficiente. Você pode então tomar duas medidas:

- comprar um amp com o dobro da potência desse Slim 400 (um Slim 8000). Assim terá 2:1

- montar os subs com falantes de 600W @ 4 OHms cada. Nesse caso, o aproveitamento do amp é melhor, aí o próprio Slim 4000 atenderá.

Para as caixas top, outro Slim 4000 para atender aos falantes de 15". Veja só:

2x Caixas Acusticas Snake 2x15+TI ESV615 4ohms 1400 watts RMS (700W cada)

Você já tem caixas a 4 Ohms, então fica mais fácil.

Finalmente, já que a caixa não tem divisor de frequência passivo interno (pelo menos não consta na especificação), precisará de um amp para alimentar os drivers. Eles não citam, mas acredito que são drivers de 100W RMS @ 8 Ohms cada, logo um amplificador como o Slim 2400 dá conta, pois tem 390W @ 8 Ohms totais (dá 195W / canal, bem próximo do 2:1).

----------------
Agora, faça as contas. O seu custo de R$ 7.000,00 acabou de quase dobrar! Mas isso é para você ter o IDEAL, e com isto o melhor rendimento possível. Dá para trabalhar abaixo do ideal? Claro que dá. Mas não recomendamos.

Um abraço,

Fernando

Ah, sobre a questão da relação 2:1, leia toda a série de artigos: "Potência, uma coisa mais que complicada". Entenderá porque é bom estar no "ideal".

AES 83988
Antes de perguntar algo ou iniciar um novo tópico, por favor PESQUISE ANTES sobre sua dúvida. Use o botão "Busca", que fica no topo da página.
03/08/2010, 12:58 PM
Mensagem: #4
0
0
dBMsom Escreveu:Além disso, que mais estaria me faltando? Aceito todas as sugestões possíveis, já que estou entrando neste negocio pela primeira vez.
condicionador de energia

♪André Luna♪
Operador de áudio da Tv Brasil
Nao digite em caixa alta(caps lock) em TODO o texto.
Contato: Claro (21)7647-8677
[Imagem: 20b80f66cd6b18cf1e75121b77fcab98.jpg]
03/08/2010, 03:39 PM
Mensagem: #5
0
0
Cheguei achar que era mais um gringo no forum (AYUDA), alguém corrige o título (moderas e admins).

---

Tiago Borges
http://www.tiagoborges.net
[email protected]
(61) 8442.0341 (Oi e Whatsapp) / 8202.6791 (Tim) / 9167.3804 (Claro) / 96439107 (Vivo)
03/08/2010, 07:03 PM
Mensagem: #6
Re: Sugestões de projeto PA - AJUDA
0
0
Ola! Muito obrigado pelas respostas! Sim, sou "gringo" argentino, hahaha.
O valor que eu estava pensado gastar era de R$10,000 (a outra parte fica por conta do meu sócio). O que combinamos foi que eu compraria todas as caixas e potências e ele mesa, microfones, cabos e periféricos. Será que R$10,000 é muito pouco? Eu achei que com isso ia dar mas agora estou achando que não... :cry:
O projeto é para atender lugares com capacidade para 600 ou ate 700 pessoas, com shows de música pop/rock.
Quanto dinheiro acham que teria que gastar para ter um som adequado? E eu acho que no inicio teria que ter um som "abaixo do ideal", como bersan falou e depois de me recuperar um pouco do primeiro investimento comprar as potências "ideais".
O que vocês acham?
Muito obrigado!!
03/08/2010, 09:02 PM
Mensagem: #7
0
0
Seja bem vindo dBMsom.

O poblema das caixas da 4 Vias é que elas são feitas "a facão", ou seja, uma caixa para varios tipos de alto falante e não possuem divisor (geralmente vem com um capacitor), e para TI é perigosíssimo, diferente do sistema Fenolico + Super Twitter, um TI queimado "mata" a caixa, algumas vem em 2 Vias (+1 -1; +2 -1 Speacon) mas ai ha nescessidade de 2 amplificadores e crossover, portanto não recomendo, mas vamo da uma olhada no sistema.

As altas usam falante Snake ESV 615, 350W RMS, 97,5dB SPL (1W/m), que calculando da +/-123db, como são 2 falantes da 126db SPL por alta. Ja os sub's complica um pouco mais, pois alem disso tem a questão da amplificação como o Fernando citou acima, o falante é o Snake ESX 815, 600W RMS, 98dB SPL (1W/m), calculando da +/-126db SPL por caixa de grave. E se for ve não é um sistema completo pois falta o crossover, eq. e tudo mais. Resumindo:

Altas: 126db SPL
Sub's: 126db SPL

Provavelmente você ja deve conhecer o termo, mas... SPL é o Volume do sistema, ao contrario do que muitos pensam, um sistema deve ser comparado por SPL maximo e não por potencia.

R$10.000,00 Tongue Tongue Tongue Tongue Tongue Tongue Vamos la ! 8) Recomendo caixas ativas, pois são mais praticas para tranporte e mais faceis de instalar, porem tem muitas opções RCF, Attack, Antera, Selenium, Staner, FZ, JBL e assim vai. Entre as citadas acima creio que os que mais se destacam para o seu caso são RCF, Antera e Attack.

.....................................................

RCF

Se você deu uma olhada no forum, concerteza você deve ter ouvido falar dessas caixas, para o seu caso, um par de Art710 e um ART 905-AS (ou dois :twisted: ) deve le antender mais do que bem. Entre os 3 esse é o sistema mais compacto e leve. De uma pesquizada no site da C. Borges Import você vai encontrar as caixas. (http://www.cborges.com.br/)

Altas: 129db SPL
Sub (s): 131db SPL

Antera

Alguns não gostam, eu particularmente ouvi e gostei, mas nunca usei elas, portanto sem mais detalhes. No seu caso acho que duas HF15.2A ja le atenderia bem, e se ha real nescessidade de sub graves, um ou dois LF18.1A. Entre os 3 esse é o sistema maior em termos de SPL, e maior tambem em termos de tamanho e peso, creio que as altas custam em media R$2.300,00 (R$4.600,00 o par) e R$3.000,00 o sub, que alimenta outro passivo.

Altas: 130db SPL
Sub (s): 131db SPL ; 133db SPl Ativo + Passivo

Attack

Um poblema desse sistema, que ao contrario dos citados acima, o sub da Attack não tem saida com corte de grave para as alta, então nescessita de um crossover (depois falo deles abaixo). Como ja foi discutido é vantagem usar tudo ativo, não usar passivo, a um ganho em potencia e em custo por watt. Nesse sistema você deve usar duas Mp604 Ti e dois SB604, as altas custam na faixa de R$1.500,00 e os sub na faixa de R$1.900,00. Um ponto negativo que as caixas são pessadas pelo seu tamanho (32KG altas e 42KG o sub)

Altas: 129db SPL
Sub (s): 130db SPL ; 132db SPl Ativo + Passivo

Na minha opnião as RCF são as melhor, pois alem de leves e compactas, são muito bem faladas em termos de qualidade, principalmente em agudos, e acredite se quiser, cada ART710 pesam menos de 12kg, que pode falar mais sobre elas é o nosso amigo isinho. Bem dei as caracteristas dos produtos, agora cabe a você decidir qual le atenderia melhor, ver preços e nos contar sua decisão. Você não presisara de retornos?
Tem a parte de energia, eu usaria um Pentacustica PC-9002 para caixas e um PC-4000 mesa perifericos, mas sugiro conversar com o Henrique Elieser, engenheiro da Pentacustica, gente boa, vai le respoder melhor: [email protected] manda um email pra ele.
Sobre o crossover e equalizador, sugiro um processador digital, assim ja vem tudo junto, uma boa pedida é o DBX PX, propio para sistemas ativo, otimo custo beneficio, boa qualidade e durabilidade, vem com EQ, Gate, Compressor, Limiter, RTA etc custa na faixa de R$1.500,00 porem é dificil achar por aqui. Da uma perguntada na Playtech.

Abraço !

Murilo Benedito

"Sem a música, a vida seria um erro."
03/08/2010, 09:55 PM
Mensagem: #8
0
0
mbenedito Escreveu:Seja bem vindo dBMsom.

O poblema das caixas da 4 Vias é que elas são feitas "a facão"
esse é umgrnade problema, fuja destas caixas

♪André Luna♪
Operador de áudio da Tv Brasil
Nao digite em caixa alta(caps lock) em TODO o texto.
Contato: Claro (21)7647-8677
[Imagem: 20b80f66cd6b18cf1e75121b77fcab98.jpg]
04/08/2010, 11:53 AM
Mensagem: #9
0
0
Salvo um engano muito grande, essas caixas usam sim dvisores!

Vamos pesquisar antes de falar...

Realmente é tudo bem genérico e não devemos esperar muito em termos de qualidade, mas não acho que RCF seja a solução ness caso, tanto pelo SPL necessário quanto investimento disponível e impacto visual...

[Imagem: isinho.gif]
Igreja Adventista do Sétimo Dia

-- Não tiro dúvidas por MP!!!!!! --
04/08/2010, 07:18 PM
Mensagem: #10
0
0
Ola, bom, vou te da uma sugestão apenas nos subs, compre falantes selenium procure um bom marceneiro confeccione 4 whorns
fiz 4 dias atras, se vc obedecer a risca o projeto vc ter um bom resultado. (se quiser o projeto da selenium posso te ajudar)
Enquanto as que vc quer comprar realmente fica complicado porque eles usam um modelo de caixa KF para três marcas de falantes dai ja vemos que realmente são feitas a facão. Mais se for confecciona, não esqueça, faça exatamente como manda o projeto.

abraços!!

joctom
Operador de Audio.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
Louvado seja o Senhor!
04/08/2010, 07:53 PM
Mensagem: #11
0
0
W Horn show, siga o projeto a risca que vai fica bom de mais; Isinho, só se mudaram, pois um amigo meu compro uma caixa e falo que veio com capacitores, vou me informar melhor com ele.

Murilo Benedito

"Sem a música, a vida seria um erro."
23/02/2011, 11:26 AM
Mensagem: #12
0
0
Ola colegas do forum,

Gostariamos de manifestarmos novamente referente alguns assuntos abordados neste tópico que envolvem a 4VIAS.

Inicialmente, todas as nossas caixas são projetadas e calculadas e exaustivamente testadas antes de colocarmos em nosso portal. Testamos inclusive curva de resposta e potencia de todas as caixas antes de vendermos, uma a uma. Devido as diferenças entre alguns modelos serem eventualmente apenas nos dutos, não é possivel perceber apenas através das fotos, em alguns casos utilizamos inclusive a mesma foto para diferentes tipos de caixas, ja que as mudanças são apenas internas.

No caso dos subwoofers, na série PREMIUM LINE utilizamos compensado naval 20mm, recomendado para ambientes externos resistentes a umidade. A serie TRADITIONAL LINE, conta com subwoofers construídos em virola, 18mm sarrafo duplo (36mm). Ambos com conectores speakon Santo Angelo, pintura epox de alta resistencia e de facil retoque. Quem quiser imagens com os detalhes basta nos escrever.

As caixas de médio agudo da série PREMIUM LINE tambem são em compensado naval, todas tem sistema fly embutido.

Referente aos drivers de titanio instalados, em todas as caixas vão com divisor de frequencias depenendo do modelo da caixa são fabricados por nós ou pela Nenis. Em centenas de caixas vendidas tivemos conhecimento de até hoje termos apenas 2 drivers de titanio queimados, menos de 0,001%.

Infelizmente nem sempre temos condições de acompanhar todos os foruns, porém sempre que houver qualquer tipo de duvida, temos nossa equipe técnica e comercial a total disposição de todos os membros, através de <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e --> falar de áudio é sempre um imenso prazer para nós,

Grande abraço,

Equipe 4VIAS PROFESSIONAL AUDIO
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4VIAS.com.br">http://www.4VIAS.com.br</a><!-- m -->
24/12/2011, 04:24 PM
Mensagem: #13
0
0
Prezados colegas,

Gostariamos de apresentar os novos kits da 4VIAS, ideais para necessidade mencionada neste topico, são os SOUND PRO. Estes kits são compostos por caixas de subgrave modelo aSB850 e caixas de médio agudo 2x12+TI com sistema fly (tudo em compensado naval multilaminado maritimo, qualidade top), utilizamos apenas falantes e drivers de primeira categoria como Snake, Oversound, Selenium e B&C. Como somos fabricantes, por isso caixas de qualidade ficam com custo bem interessante, vendemos inclusive para lojas que acrescentam 50% em nosso preço do site.

Esses KITs Sound Pro vieram justamente para atender aplicações mais pesadas, e temos alguns modelos bem interessante com valores proximos de R$10.000, como solicitado neste topico, vejam estes:

2 caixas 2x12+TI naval com fly: falantes Snake ESX125 e driver Snake SD145, divisor Nenis DF902TI
2 aSB850 cada uma com 2 falantes Snake ESX185
1 amp EtelJ Slim6000 com 6000 watts RMS 2ohms (3 anos de garantia)
Total: R$11.157
LINK: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=650&tipo_busca=palavra&produto=sound%20pro">http://www.4vias.com.br/shop/produtos_d ... ound%20pro</a><!-- m -->

Este outro para uso super pesado, como discotecas, shows, raves que duram 3 dias sem intervalos, bandas, grandes igrejas:
2 caixas 2x12+TI com Snake ESX125 e Snake SD3100 e Divisor Nenis DF902ti
2 caixas aSB850 com Snake HPX2180 (1000 watts RMS 99db/spl cada falante)
1 Amp Attack PRO POWER PP8002 com 8000 watts RMS 2ohms, super completo, possui inclusive monitoramento remoto via notebook
Total R$13.492
Link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=644&tipo_busca=palavra&produto=sound%20pro">http://www.4vias.com.br/shop/produtos_d ... ound%20pro</a><!-- m -->

Em nosso portal <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br">www.4vias.com.br</a><!-- w --> temos kits que iniciam em R$1400 e vão até R$79.000, para absolutamente todos os portes. Temos tudo a pronta entrega e entregamos em todo territorio nacional.

Havendo qualquer duvida estaremos a total disposição,

Atenciosamente,

Equipe 4VIAS
24/12/2011, 10:33 PM
Mensagem: #14
0
0
4 vias, voce tem a kf usada do fernando?
14/01/2012, 05:24 PM
Mensagem: #15
0
0
ola amigo, da uma olhada na FLASH DO BRASIL, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.flashdobrasilrpm.blogspot.com">www.flashdobrasilrpm.blogspot.com</a><!-- w -->. ok abraço!
Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo