Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Microfones para Orquestra - Instrumentos de Sopro
Gostaria de obter maiores informações para microfonar uma orquestra composto por saxofones, trombones, clarinetes, flautas, trompetes.

Atualmente estou usando microfones modelo Samsom CO2, que também são usados para microfonar o Coral. O problema que o som captado por estes microfones, tira a qualidade do som dos instrumentistas. Quando estamos fazendo gravações optamos sempre em usar os microfones dinâmicos, shure sm58, a gravação sai um pouco melhor com estes, mais a quantidade destes não é suficiente para atender a todos, e eles também não é ideal para todos. Enfim, a orquestra possui 27 músicos, quando ocorre a apresentação é dividida por naipes, seria também um absurdo eu colocar um microfone para cada músico, gostaria de saber um modelo ideal para atender cada naipe especificamente.

naipe de saxofones - alto = 5 músicos
--//-----//-------//-- tenor = 4 músicos
--//-----//-----//- soprano = 2 músicos
naipe de trompetes = 4 músicos
--//--//-- trombone = 4 músicos
--//--//----- flautas = 2 músicos
--//--//-- clarinetes = 6 músicos

Ainda a orquestra não possui os instrumentos de sopro que dão o "peso" nas músicas, tuba, bombardino, entre os outros, o que fica a serviço do baixo para atender as regiões mais graves, mas aos poucos os novos músicos vão aparecendo. E mais microfones.......

Desde já agradeço a colaboração de todos.

Josué - InfoAudio
Responder
Josué,

Tecnicamente falando, e com todo o respeito, o seu grupo está mais para uma Big Band do que para uma orquestra propriamente dita. Isso pela quantidade de metais e ausência de todo o naipe das cordas. Falando nisso, só para confirmar, não há cordas, certo?

Se bem que chamam um grupo de vários violões de "orquestra de violões", e uma banda de pífanos (quase sempre) apresenta um único pífano e vários instrumentos de percussão.

Tirando essa questão da terminologia, um grupo com a quantidade de metais que você descreveu, não sei se seria indicado (ou necessário) microfonação. Salvo alguma situação envolvida na realidade da sua igreja, muito específica, que talvez não saibamos. Todos esses metais juntos, facilmente conseguem ultrapassar os 100 dB(A).

Mas poderíamos pensar que seria impossível ouvir as madeiras e aí sim os microfones... Nesse caso, não sei se o caminho seria microfonar, ou escolher arranjos adequados para a formação. Pois se todos tocarem em tutti, sempre, não haverá sistema de som que resolva.

Talvez você esteja pensando apenas na gravação. É isso? Se for, então buscamos não endereçar o sinal para o PA, correto? Mas apenas para a gravação. E obter bons resultados na gravação apenas, não pensando no PA, bom... vale um capítulo especial.

Tem certza que microfonar o grupo é realmente necessário? Bom, aguardamos suas impressões.
Gerson Araújo
Responder
Boas colocações do Gerson.
Inclusive, me interesso em aprender as terminologias orquestrais.
Tem algum material de estudo sobre isso ai?
Responder
Gerson Araújo Escreveu:Josué,

Tecnicamente falando, e com todo o respeito, o seu grupo está mais para uma Big Band do que para uma orquestra propriamente dita. Isso pela quantidade de metais e ausência de todo o naipe das cordas. Falando nisso, só para confirmar, não há cordas, certo?

Pela descricao seria BigBand mesmo.
A microfonacao de tal grupo sempre envolve varios problemas a resolver .Um deles é a finalidade.Se for somente para captar (como lembrou o amigo Gerson) basta resolver alguns problemas de "compatibilidade " entre os grupos e tambem entre os microfones.
Se for para "amplificar" - situacao é bem diferente.Muda ate o set dos microfones disponiveis.Normalmente sao hiper-cardioide com boa reserva de sobrecarga acustica (o trombone pode "segar" qualquer microfone economico do mercado ).
Em detalhes é um bom tema de discussao pois acredito que tem muita gente resolvendo os mesmos problemas .
Abrcs,
andry110
Responder
Pow cara só tem metal ai, bom commetais eu gosto de microfonar geralmente com um dinamico de boa qualidade os sennheiser são bons microfones que aguentam muita coisa como o sennheiser e 845.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143574575-microfone-sennheiser-845-s-supercardioide-sedex-gratis-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM</a><!-- m -->

Acho que deve diminuir esse numero de metais, se quizer fazer diferente como fazer tipo a equipe de louvor com metais e as cordas, pow orquestra sem cordas fica chato,na flauta usa os samson c02.

Mas mesmo assim com a esperiencia que tenho de microfonar a orquestra lá da igreja ´´e que se deixar os metais perto de qualquer microfone de flauta ,violino ou instrumento diferente vai acabar em vazamento e som embolado.
'O tecnico de som é o gerente do som de uma banda."
Responder
Gerson,

Na verdade é sim uma Big Band, falamos orquestra pelo vício de linguagem. Não possui naipe de cordas, além dos instrumentos de sopro temos sim os instrumentos de base: piano, baixo, violão, bateria, percussão.

Na verdade, até reconheço pelo fato de ficar impressionado com a questão da microfonação, para estes instrumentos que propagam seu som com facilidade, independente do uso de dos microfones.

No templo, tem capaciadade em média para 600 pessoas sentadas, o posicionamento da "orquestra" não é em um piso elevado, fica no mesmo piso onde ficam os bancos do público. A big band, sempre toca de pé, com isso facilita a "chegada" do som no povo. Mas nem tudo é audível, a flauta mesmo, os clarinetes, só é possivel escutar os ruidos no fundo da música. Sei que os músicos tem que respeita uns aos outros, mas tem hora que as "trombonadas" perde o limite, prejudicando os arranjos dos demais.

Enfim, a microfonação é preciso para que todos os instrumentos sejam ouvidos nitidamente, na seu papel musical, tanto na dinâmica e o swing do grupo. E para gravação sim, pois fazemos gravações tanto nos ensaios como ao vivo. Se microfonarmos apenas os instrumentos que tem "volume" baixo, os demais que não tem a necessidade de microfonação não sairá na gravação, apenas se forem captados com a "sobra" de captação dos outros. E estes, os da "trombonadas", as vezes são solistas, na verdade cada naipe tem um solista, por isso a necessidade de atender a todos.

Sei que no final das contas, sempre vai sobrar para o "Pessoal do Som", que nada ficou com deveria ficar, sempre não ficou bom o solo de um, ou não escutei nada dos clarinetes, a flauta sumiu, entre outras situações. Os microfones em parte será para "inglês ver". Só serão utilizados quando realmente forem necessarios, e "soltar" o minimo possivel no PA. O que "pega" mais são as gravações ao vivo, que todos os irmãos querem uma cópia da música, e tudo fica horrível, mas para quem não conhece ficou muito bom, e as vezes passa um irmão de carro com o som alto ouvindo a gravação, nós que somos do som passamos por certa agonia quando ouvimos isso.

Para termos uma boa gravação, não depende só dos microfones, da equipe de som, mas sim, também dos músicos, que as vezes mesmo, não sabem se quer, se posicionar na maneira correta no próprio microfone. Somos um elo, que juntos formamos a "corrente de louvor" a Deus, sei que cada um tem que fazer o seu papel correto, com isso, muitos erros irão aos poucos desaparecer.

Espero te dado um pouco da visão do que realmente preciso, mais informações só perguntar.

Josué - InfoAudio
Responder
Cara não tem como esses musicos trabalharem com surdinas.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144417090-surdinas-spinetti-temos-varios-modelos-consulte-nos-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... te-nos-_JM</a><!-- m -->

Lá na igreja uns trabalham e nem percebo muito, caso contrario nem microfono ou coloco um sm58 e nem falo pra ligar, o som já se espalha, agora pra flauta vou te indicar mesmo ou um dinamico ou um condensador mas o dinamico é melhor pra quem trabalha em templo ruidoso,só cuidado pra não colocar a flauta perto dos trompetes, lembro uma vez que fui microfonar com um microfone cardioidee apesar do flautista solo ter ficado de costas para o templo o microfone captou muito menos ruido da orquestra que no modo onde ele fica.
'O tecnico de som é o gerente do som de uma banda."
Responder
V. do FLY PA Escreveu:Cara não tem como esses musicos trabalharem com surdinas.

Surdinas são opções a parte, e é usado as vezes em solo especifico, nem sempre o uso da surdina e adequado. Quando citei as "trombonadas" não que dizer que sempre eles "rasgam o som", tem música que eles levam numa boa.

Em relação a flauta, sola num microfone Shure Beta 58a, sem fio. O único sem fio, que possuimos no momento, que nem sempre estará disponivel na apresentação do grupo.

Josué - InfoAudio
Responder
Josué - InfoAudio Escreveu:
V. do FLY PA Escreveu:Cara não tem como esses musicos trabalharem com surdinas.
Surdinas são opções a parte, e é usado as vezes em solo especifico, nem sempre o uso da surdina e adequado. Quando citei as "trombonadas" não que dizer que sempre eles "rasgam o som", tem música que eles levam numa boa.

Em relação a flauta, sola num microfone Shure Beta 58a, sem fio. O único sem fio, que possuimos no momento, que nem sempre estará disponivel na apresentação do grupo.

Josué - InfoAudio

Surdinas afetam timbre .E muito...
No caso da flauta usar Beta 58 é como usar martelo de ouro para colocar os pregos.Seria mais facil e economico usar alog assim :
[Imagem: ADX10-FL-web-1.jpg]

Isso tambem porque o flautista se move durante execucao musical.Alternativa - microfone head-set.

Abrcs,
andry110
Responder
Josué - InfoAudio Escreveu:Mas nem tudo é audível, a flauta mesmo, os clarinetes, só é possivel escutar os ruidos no fundo da música.
Instr. com baixo SPL você deve microfonar mesmo, principalmente para compesar na hora da mix.

Citação:Sei que os músicos tem que respeita uns aos outros, mas tem hora que as "trombonadas" perde o limite, prejudicando os arranjos dos demais.
DINÂMICA! Palavrinha mágica essa na música! Operei o som essa semana lá na igreja para uma Big Band de Jazz de estudantes de música dos EUA. Confusedhock: Nossa, me apaixonei pelo introsamento e dinâmica deles. Foi muito fácil fazer o som pra eles...
Quando se possui dinâmica é show, quando não existe é problema do maestro/lider de louvor! Você não vai conseguir fazer aparecer no som aquilo que não existe na execução da música :roll: (pode parecer besteira isso, mas os operadores perfeccionistas daqui sabem a agonia de saber que deveria aparecer tal coisa e não ter como fazer!)

Citação:Enfim, a microfonação é preciso para que todos os instrumentos sejam ouvidos nitidamente, na seu papel musical, tanto na dinâmica e o swing do grupo. E para gravação sim, pois fazemos gravações tanto nos ensaios como ao vivo. Se microfonarmos apenas os instrumentos que tem "volume" baixo, os demais que não tem a necessidade de microfonação não sairá na gravação, apenas se forem captados com a "sobra" de captação dos outros. E estes, os da "trombonadas", as vezes são solistas, na verdade cada naipe tem um solista, por isso a necessidade de atender a todos.
...
Para termos uma boa gravação, não depende só dos microfones, da equipe de som, mas sim, também dos músicos, que as vezes mesmo, não sabem se quer, se posicionar na maneira correta no próprio microfone.
Minha sugestão é a seguinte: Captar os Metais e as Madeiras com um par de microfones condenser em XY o mic`s de reforço para instr. de baixo SPL e para os solistas. Na gravação você "abre" primeiro o par XY e depois você "tempera" com os outros mic´s que você tem. Se você tem maestro regendo durante a apresentação, você pode colocar os mic´s um pouco acima da cabeça dele (XY) ou posicionados um pouco acima e atrás separados (LeR) deixando o posicionamento o mais parecido com o ouvido do regente. 8)
Em relação a se posicionar no microfone, eu acho esse posicionamento o trabalho mais importante para um operador de audio antes do evento em si, porque isso vai ter uma influência enorme na qualidade da captação. Portanto não deve ser deixado a cargo do músico, que deve se preocupar em executar o seu trabalho (tocar :!: ) com excelência.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Tulhinho
Igreja Cidade Viva
João Pessoa-PB
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.cidadeviva.org">www.cidadeviva.org</a><!-- w -->
Responder
Túlio Nóbrega Escreveu:Minha sugestão é a seguinte: Captar os Metais e as Madeiras com um par de microfones condenser em XY o mic`s de reforço para instr. de baixo SPL e para os solistas. Na gravação você "abre" primeiro o par XY e depois você "tempera" com os outros mic´s que você tem. Se você tem maestro regendo durante a apresentação, você pode colocar os mic´s um pouco acima da cabeça dele (XY) ou posicionados um pouco acima e atrás separados (LeR) deixando o posicionamento o mais parecido com o ouvido do regente. 8)

XY em aplicacao de PA e ainda com desbalance de campo entre grupos nao tem como corrigir depois (no mix de PA ou mixagem).Pelo menos sem quebrar cabeca(devido os problemas de deproporcao noas volumes gerando uma obvia distorcao de fase).E ainda com a distancia dessas (acima da cabeca de regente) para PA nao funciona bem. .
Pode ate tentar combinacao XY nos metais e os "spot" nas madeiras .Mas seria mais facil obter resultado colocando mics (para metais) entre cada par de musicos (literamente no meio.asiim nao tem exposicao aos altos niveis de pressao com bastante presenca) e ao mesmo tempo cpatando cada instrumento das madeiras individulamente .O mais complicado deles 'e o clarinete que basicamente precisa dois pontos de microfonacao : em baixo (proximo de campana) e no meio . Isso 'e bastante polemico mas acredito que no pior hipotese tem que captar pelo menos os instrumentos dos solistas de maneira mais "completa".Um exemplo de captacao de clarinente de maneira "classica" pode ser visto com SDSystems (um dos lideres do mercado) :

[Imagem: 82.jpg]

Abrcs,
andry110
Responder
Túlio Nóbrega Escreveu:O mais complicado deles 'e o clarinete que basicamente precisa dois pontos de microfonacao : em baixo (proximo de campana) e no meio .

É verdade, mas nem só os clarinetes. Os saxofones também entram neste grupo.

Josué - InfoAudio
Responder
Josué - InfoAudio Escreveu:
Túlio Nóbrega Escreveu:O mais complicado deles 'e o clarinete que basicamente precisa dois pontos de microfonacao : em baixo (proximo de campana) e no meio .

É verdade, mas nem só os clarinetes. Os saxofones também entram neste grupo.
Josué - InfoAudio

Sim, mas diria que em particular isso se refere ao sax soprano .
Abrcs,
andry110
Responder
Andry110 Escreveu:XY em aplicacao de PA e ainda com desbalance de campo entre grupos nao tem como corrigir depois (no mix de PA ou mixagem).Pelo menos sem quebrar cabeca(devido os problemas de deproporcao noas volumes gerando uma obvia distorcao de fase).E ainda com a distancia dessas (acima da cabeca de regente) para PA nao funciona bem. .

Já usei diversas vezes a técnica XY para captar naipes de instrumentos de forma bastante satisfatória. É claro, que não estava gravando e nem eu queria obter um efeito estéreo. O que queria era conseguir uma ângulo de captação maior de forma a obter um som mais uniforme do naipe.

[]'s
David Fernandes
AES 47031
Responder
David Fernandes Escreveu:Já usei diversas vezes a técnica XY para captar naipes de instrumentos de forma bastante satisfatória. É claro, que não estava gravando e nem eu queria obter um efeito estéreo. O que queria era conseguir uma ângulo de captação maior de forma a obter um som mais uniforme do naipe.

Era essa minha intenção! porém não levei em consideração as particularidades de cancelamento que o Andry levantou.

Abraços,
Tulhinho
Igreja Cidade Viva
João Pessoa-PB
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.cidadeviva.org">www.cidadeviva.org</a><!-- w -->
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Microfones para salas de reuniões Geraldo_AL 3 145 14/12/2014, 04:41 PM
Última Postagem: Deluna
  [Dúvida] Microfones para Coral Infanto Juvenil Jorge Botelho 1 63 10/12/2014, 09:37 AM
Última Postagem: carlosecg
Photo Microfones para Bateria - qual opcao? mateusko 17 971 08/11/2014, 09:10 PM
Última Postagem: heriberto
  Microfones para vozes PG48 - Q7 - E815 JuninhoIDPB 22 1.070 18/10/2014, 04:43 PM
Última Postagem: alessandrofabio
  Microfones para público em um auditório Leandro.Acustico 1 247 27/08/2014, 12:02 PM
Última Postagem: Jefferson Telles
  Microfones para Cello e Violino Val Oliveira 13 988 07/07/2014, 11:26 AM
Última Postagem: Val Oliveira
  Kit de microfones Arcano para bateria Gray series 7 - Testei nomusic 26 4.719 26/06/2014, 09:13 AM
Última Postagem: Roberto Strasser
  Microfone paras orquestra Guest 8 3.020 17/08/2013, 10:16 PM
Última Postagem: Joseas_Junior
  Compra de Microfones para Minha Igrega brunocarlete 18 5.749 01/03/2013, 05:53 PM
Última Postagem: Guest
  Kit De 8 Microfones Para Bateria Superlux Drk-f5h3 Augusto Almeida 16 3.985 31/10/2012, 11:07 AM
Última Postagem: pTjz

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)