Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
como arrumar um aplificador
17/02/2009, 06:06 PM
Mensagem: #1
como arrumar um aplificador
oi galera.
estou com um amplifiador cignus PA 800 parado na minha igreja. por que ele tava queimando os twiter . disseram que ele da passando energia de mais para os twiter. naum sei se isso é possivel. mas como faço para testar e/ou até mesmo consertar esse amplificador?
Procurar todas as mensagens deste usuário
Citar esta mensagem numa resposta
17/02/2009, 06:25 PM
Mensagem: #2

Everton,

os tweeters são alto-falantes de agudos. Eles não respondem aos sons graves e na maioria das vezes nem sequer aos médios. Se receberem estas frequências, a potência elétrica é dissipada na forma de calor, levando ao aquecimento da bobina e consequente queima do equipamento.

Esta é a principal causa de queima de tweeters: receber sons que não consegue responder.

Assim, a primeira coisa a verificar não é o amplificador, mas sim a(s) caixa(s) utilizada(s). Será necessário desmontá-las e verificar os seus componentes internos.

Por favor, desmonte a caixa e anote todo o encontrado: marca dos falantes existentes, e também se há outros componentes como resistores e capacitores (e os valores escritos neles), e o esquema de ligação.

[Imagem: resistor_3r9_5_watts_357.jpg]

Este acima é um resistor

[Imagem: capacitor_polyester_marrom.gif]

Este é um capacitor.

Talvez haja um divisor de frequências. Se houver, avise e veja marca/modelo.

Somente depois destas informações é que poderemos verificar se o problema está no amplificador (e sim, é possível, o amp pode estar distorcendo, etc).

Um abraço,

Fernando
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
17/02/2009, 10:03 PM
Mensagem: #3

Fernando,
foi so trocar o amplificador e ele parou de queimar a bobina dos twiter.
e eu queria usar esse amplificador para alto falantes. e queria saber como faço para testa-la e ver se ela ta relmente distorsendo.
valew.
18/02/2009, 07:34 AM
Mensagem: #4

Citar:foi so trocar o amplificador e ele parou de queimar a bobina dos twiter.

Trocou por qual (marca/modelo)? Por incrível que pareça, isto é importante de saber. Veja só:

- se você trocou por um amp menos potente, pode ser o caso de menos energia chegando ao tweeter, então menor temperatura e menor chance de queimar.

- se você trocou por um amp mais potente, pode ser o caso de menos distorção, fator que leva à queima de falantes.

Nos dois casos acima, o problema não é o amplificador, mas a caixa ou sua estrutura de ganhos, respectivamente. Mas se você trocou por um outro amp idêntico, aí sim é caso de amp com defeito com certeza.

Quanto a testá-la, o melhor mesmo é encaminhar para uma assistência, para eles darem uma revisão na parte interna. Verificar componentes queimados, transistores de saída ruins, etc. Aliás, o esquema está disponível aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/Cygnus-PA800.zip">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/Cygnus-PA800.zip</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
18/02/2009, 08:33 AM
Mensagem: #5
é possivel
olá everton,

é possível sim, técnicamente não sei o nome que se dá, más pode ocorre do amplificador estar com algum problema e está enviando frequencias altas tipo "estalando" ou um chiado meio estalado, novamente digo que não lembro o nome o que se dá a isso, as vezes vc não ouve mas o tweeter recebe, acaba não suportando e queima msm.

já vi vários problemas assim, más tbm pode ser falta dos filtros.

abração

Simon Araújo
Audio Profissional
55-27-32266170 / 8171 7161
Email/MSN <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
18/02/2009, 06:17 PM
Mensagem: #6

troquei ele por um amplificador da kenwood um ka 60
ele é menor que o da cygnus.
18/02/2009, 06:52 PM
Mensagem: #7

Everton,

você trocou um PA-800 por um KA-60, que segundo o Google é um amplificador para carros, fabricado entre 1980 e 1982.

Não achei a potência do KA-60, mas o seu irmão mais velho KA-70 tinha 65W (não sei dizer se totais ou por canal).

Bem, um PA-800 tem aproximadamente 500W RMS, muito mais potência que o seu KA-60. É uma boa explicação para a queima dos falantes.

Um abraço,

Fernando
19/02/2009, 06:39 PM
Mensagem: #8

fernando mas se eu colocar ele para tocar auto falantes de 12 polegadas sera ki queima ?
pois quero construir o seguite PA:
2 caixa de sub grave modelo: HB1505D1 com alto falantes de 15 polegadas, que seram tocada por um amplificador wattsom dbk 3000.
e duas caixas PAS modelo PAS4MA1. com 2 alto-falantes de 12 polegadas tocadas por o amplificador PA800 da Cygnus e os agudos pela ka-60. sera que fica bom?
e quanto aos twiter eles tem tanto resitor como capacito. o resitor num deuy pra ver a numeraçao pois estava apagada mas ele é verde de uns 5cm e o capacitor é amarelo é so deu pra ver a que ele é de 250v. se eu utilizar um crossover precisa de desse capacitores e resistor?[/quote]
19/02/2009, 06:57 PM
Mensagem: #9

Everton,

vamos por partes, e de baixo para cima:

Citar:se eu utilizar um crossover precisa de desse capacitores e resistor?

Não, pode tirar. O crossover já faz o papel desses componentes.

Citar:sera que fica bom?

Talvez. Tudo depende dos falantes utilizados e das sensibilidades de cada um. A sua teoria está boa, os amps estão bem divididos, mas ao final o ajuste será feito é de "ouvido" mesmo.

Sugestão para o seu PA. Em vez de 12" para o papel de médio-graves, eu utilizaria falantes de 10", que vão bem até a faixa dos médios. Ou mantenha os 12" e troque os tweeters por drivers titânio.

Por que isto? Vejamos:

- sub de 15": você pode colocá-los para falar até 200Hz, por exemplo.
- falante de 12": a maioria fala bem até 2500Hz, por exemplo
- tweeters (imagino que supertweeters): respondem bem somente acima de 3500Hz.

Resultado: buraco entre 2500 e 3500Hz.

Se você colocar falantes de 10":

- sub de 15": você pode colocá-los para falar até 300Hz, por exemplo.
- falante de 10": a maioria fala bem até 3500Hz, por exemplo
- tweeters (imagino que supertweeters): respondem bem somente acima de 3500Hz.

Resultado: sem buraco na resposta de frequência.

Ou então colocar um drive titânio, onde a maioria começa a respondem bem desde 1500Hz ou 2000Hz.

Mas estou falando em termos genéricos. Você NÃO especificou os falantes.

Citar:mas se eu colocar ele (PA800) para tocar auto falantes de 12 polegadas sera ki queima ?

leve-o a alguma eletrônica para fazer uma revisão antes de colocá-lo para funcionar, já que há dúvidas sobre o funcionamento.

Um abraço,

Fernando
19/02/2009, 07:19 PM
Mensagem: #10

fernando,
muito obrigado pelas dicas.
um abraço.
Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo