Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
guia de ondas 2"
03/02/2009, 06:58 PM
Mensagem: #1
guia de ondas 2"
olá irmãos !
aqui vai algumas fotos do meu guia de ondas .
[Imagem: ATgAAABh2oTncuN-KgIWljr0v6sFRRo8GcF.jpg]
[Imagem: ATgAAAD9jIvQkFoNzBvuNLpziuuPrpVufrX.jpg]
[Imagem: ATgAAACo0GrtsUfVcCpuacaXTWO4Sx8T-1.jpg]
espero q tenham gostados . abs!

Deus seja louvado!
Funcionário publico (Operador de som e tv )
Procurar todas as mensagens deste usuário
Citar esta mensagem numa resposta
03/02/2009, 07:52 PM
Mensagem: #2

Que material é esse que foi usado nesse guia?
03/02/2009, 08:42 PM
Mensagem: #3

Pergunta na bucha!
Pra que serve isso? Intuitivamente creio que tenha algo a ver com drivers, certo?
03/02/2009, 08:56 PM
Mensagem: #4

Obra de arte hein rapaz...

Jeremias 31:16
"Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor."
03/02/2009, 09:40 PM
Mensagem: #5

Não faço nem idéia para que serve isso :lol:

Seria para usar na frente do driver?

Leandro Pacheco
Técnico de som - 1ªIgreja Batista do Brás - São Paulo/SP
Ministério Convictos-[/size] http://www.ministerioconvictos.com.br/
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
03/02/2009, 10:06 PM
Mensagem: #6

[Imagem: gx68J0gr.jpg]

"foi baseado no guia de onda da Outline juntamente com o livro Vetores e Geometria Analítica, Paulo Winterle."

By audiolist.

Jeremias 31:16
"Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor."
03/02/2009, 10:22 PM
Mensagem: #7

Se alguém tiver coragem olhe este tópico da audiolist
<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=163&postdays=0&postorder=asc&start=0">http://audiolist.org/forum/viewtopic.ph ... sc&start=0</a><!-- m -->

Notem que algumas fotos que aparecem estão no lugar das originais, mas o resto parece coisa (boa) de doido, só olhando o endereço dos links que o Edu passou já assuta!
03/02/2009, 10:23 PM
Mensagem: #8

Pelo que eu sei isso é usado nos drivers para que as ondas geradas nas laterais não apresentem cancelamento com as produzidas pelo centro devido a distancia física de q são geradas.
03/02/2009, 10:29 PM
Mensagem: #9

Mas e a dispersão?

[Imagem: Cpia3deIMG_14.gif]
Bruno Santos - Igreja Adventista do Sétimo dia - Vitória/PE
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32
04/02/2009, 12:30 AM
Mensagem: #10

Gente, V-DOSC! Esse guia de ondas é basicamente pra diminuir ou acabar com a dispersão de ondas pra lugares onde não se tem aproveitamento.

Deixa eu explicar, o som que vai pra cima é perdido, certo, com esse guia de ondas, num Line Array as ondas só vão para onde você quer, dispersão apenas lateral, somado a alta direcionalidade das caixas a programas que orientam o posicionamento delas você tem a sonorização em ambiente aberto facilitada e muito.

Line arrays não são só caixas empilhadas, tem muuuita coisa envolvida ali no meio, tudo bem que só o empilhamento já melhora e bem a questão de perda sonora para o alto. Para quem quer conhecer emlhor sobre o V-DOSC e Line Arrays e ainda sobre lei dos inversos dos quadrados:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=114&navID=1218">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... navID=1218</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

Agora um detalhe, ele é todo trabalhado por dentro, isso eu nunca tinha visto. pergunta de onde vc tirou o projeto dele? E o da caixa onde ele trabalha?

Marcelo
04/02/2009, 01:41 PM
Mensagem: #11

pois é , fiz de acordo com um q vi certa vez ,mais o q não deu certo o que eu vi foi por ele ser com garganta de 1" e consequentemente frente menor, ai eu resolvi fazer o meu.
ele é para driver de 2" (garganta) para 2 projetos meus , tanto para falantes de 10"(caixa 1) e falantes de 12"(caixa2).
em breve postarei fotos das caixas sendo feitas e acabadas.
há outra coisa pelas medidas e testes feitos por min eu irei fazer um projeto mais sem usar uma corneta e a caixa irá ser bem menor.

abs!

Deus seja louvado!
Funcionário publico (Operador de som e tv )
04/02/2009, 03:11 PM
Mensagem: #12

A PAZ

Aviso para quem vai se aventurar tem que reler e muito de fisica, só para iniciar as curvas são uma belezura para se estudar..rs.rs.rs.sr. Giorgio é sempre me enrolo, são as curvas de Frasnel?????

Heriberto
04/02/2009, 03:56 PM
Mensagem: #13

Heriberto,

Acho que você esta se referindo a zona de Fresnel, considerada zona de propagação cilíndrica do Line.

Att.

Emerson Duarte.
Audio Profissional.
04/02/2009, 04:54 PM
Mensagem: #14

Guia de ondas são utilizados em drivers afim de que as ondas sonoras esféricas que são destrutivas e que geram cancelamentos, sejam transformadas em ondas cilíndricas, bem menos destrutivas, sendo que uma caixa comum a cada vez que se dobra a distância em relação a ela perde-se 6 Db, já num line array, que logo utiliza um guia de ondas, a perda com o dobro da distância cai para 3 Db, ou seja, num line array o som é projetado de maneira mais eficiente. Os caminhos dentro de um guia de ondas são todas do mesmo tamanho, de modo que não haja delay e consecutivamente cancelamentos. ;D

Rodrigo Freitas
Tecnólogo em Redes de Computadores
Técnico de Áudio da Igreja Presbiteriana de Campinas (Goiânia-GO)
Operador de Áudio PGM TV Brasil Central - Goiânia
DRT 3883/GO
04/02/2009, 05:41 PM
Mensagem: #15

Para ajudar o pessoal:

[Imagem: wl4_477.jpg]

Cada guia tem um desenho e formato próprios, dependendo do driver e da frequência mais baixa que o mesmo vai reproduzir.

A "boca" é sempre assim: pouca largura e muita altura. Desta forma, o som é espalhado cilindricamente (-3dB a cada dobra de distância) e não esfericamente (-6dB a cada dobra de distância).

A "boca" da guia de ondas cai em uma corneta...

[Imagem: 50605das.jpg]

E é essa corneta que dará a dispersão horizontal (lateral).

A distância de Fresnel é a máxima distância onde a dispersão é cilindrica. Além dela, a dispersão volta a ser esférica. E depende da altura do line-array (quantidade de caixas empilhadas).

[Imagem: WaveLine01.JPG]

Quem tem uma única caixa não tem um line-array. Aliás, lines costumam ter dezenas de caixas empilhadas, de forma a atingir a altura necessária para a distância de Fresnel cobrir toda a área a ser sonorizada.

[Imagem: qsc_wideline.jpg]

Lá no MercadoLivre tem alguns vendedores oferecendo projetos de Line-Array por menos de R$ 100,00. Se alguém quiser arriscar....

Um abraço,

Fernando
Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo