Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Manual da Starmix US802R
28/08/2013, 02:55 PM
Mensagem: #1
Manual da Starmix US802R
Olá pessoal!
Nossa Igreja tem a mesa de som Starmix US802R porém o manual se perdeu. Procurei na internet e não encontrei. Mesmo no site do fabricante ( http://www.ncaeletronica.com.br/suporte.php ) a mesa aparece mas não tem o link para download.
Alguém tem este manual ou sabe onde encontrá-lo?
Desde já agradeço.

Charles
Procurar todas as mensagens deste usuário
Citar esta mensagem numa resposta
29/08/2013, 08:16 AM
Mensagem: #2
Re: Manual da Starmix US802R
Já tentou entrar em contato com o fabricante??

Manda um e-mail solicitando um.

Felipe Duarte
29/08/2013, 08:20 AM
Mensagem: #3
Sim, já entrei em contato pelo site, porém sem resposta.
29/08/2013, 10:08 AM
Mensagem: #4
Qual objetivo de ter o manual?

Felipe Duarte
29/08/2013, 10:12 AM
Mensagem: #5
Tem o pessoal da assistência técnica, talvez eles tenham acesso mais fácil ao manual.

Na sua cidade tem um:

Região: Guaraparí
Empresa: Crissom Eletrônica
Endereço: Av.: Jones Dos Santos Neves, Nº 3771
Bairro: Muquiçaba
CEP: 29.215-002
Contato: Fabio/Valdecir/Felipe
Telefone: (27) 3361-4519
Fax: (27) 3361-4519
Site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.crissom.com.br">http://www.crissom.com.br</a><!-- m -->
E-mail: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Felipe Duarte
29/08/2013, 10:27 AM
Mensagem: #6
Citar:Qual objetivo de ter o manual?
É porque a igreja tem esta mesa e eu assumi o som a pouco tempo. Quero ler o manual para conhecer bem a mesa, ver as recomendações do fabricante, etc.

Citar:Tem o pessoal da assistência técnica, talvez eles tenham acesso mais fácil ao manual.

Esta loja aqui em minha cidade fechou. Mas, no mesmo lugar, abriu uma outra loja (outra empresa). Mas quem sabe, vou passar lá para ver, talvez esta nova loja também seja autorizada da Starmix né? Obrigado!

De qualquer forma, se alguém tiver o manual ou souber onde posso baixar, seria de muita ajuda...
29/08/2013, 11:34 AM
Mensagem: #7
Essa mesa é simples. Acredito que fica mais fácil você tirar suas possíveis dúvidas aqui no SAV do que conseguir o manual.

Eu tenho uma caixa multiuso da LL audio, e já tentei conseguir o manual, mas sem sucesso.

Tenta ligar para outra autorizada no site e perguntar se eles tem essa informação.

Felipe Duarte
29/08/2013, 12:00 PM
Mensagem: #8
Ok, vou correr atrás de uma autorizada e tentar conseguir este manual. Se conseguir, posto aqui pro pessoal.

Valeuzão!
29/08/2013, 12:39 PM
Mensagem: #9
Não achei o manual propriamente dito, mas essas informações são suficientes.

Caso tenha alguma informação que tenha dúvida é só perguntar.

Uma dica: Leia e olhe a foto ou a mesa pra entender melhor.

Características
Canal USB
Entrada USB estéreo con controles Play/Pause, Avanço, Retrocesso.

equalização de 02 vias: LOW e HIGH
FX: controle de efeito externo ou saída de monitor
BAL:controle de balanço
GAIN: controle de volume do canal

Canais Mic e Line
canal 01: MIC - Conector XLR
LINE - Conector 1/4" TRS (P10) mono
demais canais: MIC - Conector 1/4" TRS (P10) mono
LINE - Conector 1/4" TRS (P10) mono
equalização de 03 vias: LOW, MID e HIGH
FX : controle de efeito externo ou saída de monitor
PAN : controle panorâmico
GAIN : controle de volume do canal

Recursos Master (Main Selection)
Saídas:
MAIN OUT: saída L / R da mesa com controle de volume “MAIN MIX”
CTRL ROOM OUT: L / R saída estéreo para Retorno
PHONES: saída para Fone de Ouvido. As saídas CTRL ROOM OUT e PHONES reproduzem
o mesmo sinal, e possuem o mesmo controle de volume
REC: saída para gravação da mesa
FX SEND: saída de efeito ou de monitor

Entradas:
AUX: entrada de sinal externa (CD, MD, PC etc)
ST AUX RETURN:entrada estéreo para processador de efeitos externo

Controles do Master:
AUX RETURN: controle volume ST AUX RETURN
AUX/REC TO PHONES: quando pressionada envia o sinal da entrada “AUX” para as saídas “CTRL ROOM OUT” e “PHONES”
AUX/REC TO MAIN: quando pressionada envia o sinal da entrada “AUX” para a saída da mesa “MAIN OUT”

US402R - 4 canais
Consumo de Potência:11,5 W
Dimensões mm (H x L x P): 75 x 245 x 280
Peso (Kg): 1,8

US602R - 6 canais
Consumo de Potência: 17,5 W
Dimensões mm (H x L x P): 75 x 310 x 280
Peso (Kg): 2,2

US802R - 8 canais
Consumo de Potência: 18,4 W
Dimensões mm (H x L x P): 75 x 371 x 280
Peso (Kg): 2,6

[attachment=0]

Ficheiro(s) anexado(s)
.jpg  imagem_produtos_alta_20110524224055.jpg (Tamanho: 782.07 KB / Downloads: 432)

Felipe Duarte
29/08/2013, 01:05 PM
Mensagem: #10
Olá Felipe Duarte!

Muito obrigado pela atenção! Pelo visto, você e o pessoal aqui do fórum se esforçam mesmo para resolver nosso problema! Muito legal isto, continuem assim! Mas então vamos lá:
O que eu queria não era exatamente isto... Estas informações eu até tenho, consegui na internet. Eu queria o manual para ter algumas idéias de como eu poderia explorar melhor os recursos desta mesa (que são poucos). Sei que os manuais de mesa sempre explicam os padrões de ligação, sugerem a melhor forma de usar determinado recurso, etc. Por isso eu queria o manual. Por exemplo: estas entradas CTRL ROOM OUT. Tudo bem que

Citar:CTRL ROOM OUT: L / R saída estéreo para Retorno
Mas eu queria saber uma aplicação para ela, um exemplo. E como assim retorno, se a mesa não possui entradas auxiliares (ou monitor, sei lá)? Enfim, são dúvidas básicas... Não entendo muito de sonorização, só tenho ouvido mesmo, e creio que lendo o manual da mesa iria me abrir a mente um pouco, entende?

Outra coisa são umas saídas (ou entradas) que tem na traseira da mesa: "Aux Send" (acho que é isso, não me lembro). Não sei como usá-las. Vejo elas lá mas não sei para que servem. Se me recordo bem, já tentei ligar uma caixa ativa ali, mas não deu em nada.

Me desculpe pelas dúvidas básicas, é que eu queria destrinchar esta mesa por completo. Entendê-la bem para poder atender melhor a Igreja.

É isso. Muito obrigado!
29/08/2013, 02:04 PM
Mensagem: #11
É um prazer para todos nós aqui do SAV podermos ajudar. E esse site nasceu justamente por essa ''necessidade'' que as pessoas tinham. Depois procure saber sobre a história do Bersan, ele é o fundador, e tem uma história muito legal.

Então, vamos lá. Os manuais da LL não são muito ''esclarecedores'' assim. Por isso sugeri que tirasse suas dúvidas aqui.

Citar:Por exemplo: estas entradas CTRL ROOM OUT.

Citar:CTRL ROOM OUT: L / R saída estéreo para Retorno

A caixa ativa que você disse que já tentou ligar, deveria ter sido ligada aqui.

Essas saídas são para monitor/retorno/fone de ouvido, veja o que está escrito:

Citar:PHONES: saída para Fone de Ouvido. As saídas CTRL ROOM OUT e PHONES reproduzem
o mesmo sinal, e possuem o mesmo controle de volume

Citar:Outra coisa são umas saídas (ou entradas) que tem na traseira da mesa: "Aux Send" (acho que é isso, não me lembro). Não sei como usá-las. Vejo elas lá mas não sei para que servem. Se me recordo bem, já tentei ligar uma caixa ativa ali, mas não deu em nada.

Atrás temos a saída ''FX SEND'', essa serve para enviar o sinal da mesa, para um processador de efeitos.
Serve também para ligar outra caixa ativa, ou amplificador+caixa passiva como monitor/retorno.

Citar:FX SEND: saída de efeito ou de monitor

Temos também duas entradas de efeito ''ST AUX RETURN", essa serve para ''devolver'' o sinal com efeito para mesa. Obs. Essas entradas também aceitam instrumentos, porém você não tem o recurso da equalização.

Citar:ST AUX RETURN:entrada estéreo para processador de efeitos externo

Não sei consegui ser claro. Caso tenha alguma dúvida, eu tento explicar de outra forma.

Citar:Não entendo muito de sonorização, só tenho ouvido mesmo

Sugestão: procure os artigos aqui do site e leia muito.

Parabéns pela busca em tentar o melhor para a sua igreja com o recurso que você tem em mãos.

Boa sorte!

Felipe Duarte
29/08/2013, 02:09 PM
Mensagem: #12
Não conheço essa mesa específica, mas em mesas analógicas os fabricantes costumam usar os mesmos nomes:

CTRL ROOM OUT geralmente são saídas iguais à de fone, usadas para monitorar com um par de monitores de referência, por exemplo. É um retorno para o operador, não para os músicos.

Mas e mais: aprenda a diferença!
Descente é algo que desce, o que tem decência é DECENTE!
Lembre-se: pontos, vígulas e a busca do fórum são seus amigos!
-------
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São João IECLB - MDPT

VIVA O MDPT! - www.facebook.com/locadora.mdpt
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
29/08/2013, 03:51 PM
Mensagem: #13
Felipe Duarte Escreveu:Atrás temos a saída ''FX SEND'', essa serve para enviar o sinal da mesa, para um processador de efeitos...
... Temos também duas entradas de efeito ''ST AUX RETURN", essa serve para ''devolver'' o sinal com efeito para mesa. Obs. Essas entradas também aceitam instrumentos, porém você não tem o recurso da equalização...
Legal, entendi o ''FX SEND'' e o ''ST AUX RETURN".

Felipe Duarte Escreveu:Essas saídas são para monitor/retorno/fone de ouvido, ...

A "CTRL ROOM OUT" é diferente de um "AUX Monitor" pois não tenho como aumentar um sinal em relação ao outro (instrumento mais alto que vozes, por exemplo), só tenho o sinal do conjunto como um todo, assim como sai nos PA´s... está correto? Seria algo mais para o operador, como disse o amigo rafaellerm né? Mas não serviria para retorno dos músicos, ao menos para poderem se ouvir melhor? Ou não é a melhor opção? Qual a melhor maneira de enviar o retorno para os músicos (no meu caso)?

Outras coisinhas:
- posso ligar um fone na saída "PHONES" e ao mesmo tempo ligar uma caixa na "CTRL ROOM OUT"?
- a saída RCA "REC" poderia ser usada também para retorno (assim como a "FX Send")?
- a entrada XLR do canal 1 é balanceada?
Felipe Duarte Escreveu:LINE - Conector 1/4" TRS (P10) mono
- Como pode o conector P10 ser TRS e MONO ao mesmo tempo? Pensei que "TRS" quisesse dizer que o conector é estéreo (ou balanceado)...

Por último, estou pensando aqui: Seria ideal em nossa Igreja se pelo menos o violão (que é a base) pudesse ter um controle de volume separado (mas somente no retorno dos músicos) porque às vezes quem está tocando violão (inclusive eu) reclama que não se ouve. Na igreja o volume do violão está ideal, mas no púlpito está baixo. Pergunto: Teria alguma forma de usar o controle PAN para separar os volumes somente nas caixas de retorno, sem afetar o MAIN? Ou usar a saída "REC", já que a mesma possui L e R? Não sei se fui claro, eu queria que nos PA´s o volume do violão estivesse menor que o das vozes e nas caixas de retorno estivesse maior ou igual ao volume das vozes...

Puxa... quanta pergunta! Me desculpa a encheção, mas quis aproveitar de sua "nobreza"... não é todo dia que encontramos alguém com boa vontade nesse mundo... :lol:

Acho que tendo essas perguntas respondidas vou ficar satisfeito (por enquanto, rsrs)... vou poder começar a fazer umas mudanças lá no som!

Obrigado novamente!

Charles
29/08/2013, 04:03 PM
Mensagem: #14
Opa! Acabei de postar e dei uma lida neste artigo: http://www.somaovivo.mus.br/artigos/apro...sa-de-som/. Ele sanou minhas dúvidas sobre usar o PAN como um "monitor improvisado". Logo, não precisa mais se preocupar em responder este ponto da minha pergunta. Entendi direitinho e caiu como uma luva!
Valeu!
29/08/2013, 04:49 PM
Mensagem: #15
Bacana..

Citar:A "CTRL ROOM OUT" é diferente de um "AUX Monitor" pois não tenho como aumentar um sinal em relação ao outro (instrumento mais alto que vozes, por exemplo), só tenho o sinal do conjunto como um todo, assim como sai nos PA´s... está correto? Seria algo mais para o operador, como disse o amigo rafaellerm né? Mas não serviria para retorno dos músicos, ao menos para poderem se ouvir melhor? Ou não é a melhor opção? Qual a melhor maneira de enviar o retorno para os músicos (no meu caso)?

Você tem controle individual de todos os canais, basta usar os botões ''FX'' existentes em todos os canais. Porém, se você inserir algum efeito na mesa, eles passam a controlar a mistura do efeito em cada canal, e deixam de servir como controles inviduais para a saída ''CTRL ROOM OUT''.

A melhor forma de enviar o sinal para o retorno dos músicos é pelo ''CTRL ROOM OUT'', e regular os volumes pelo botão ''FX''.

Citar:- posso ligar um fone na saída "PHONES" e ao mesmo tempo ligar uma caixa na "CTRL ROOM OUT"?

Sim. Porém, você vai ouvir o mesmo que os músicos ouvirem no retorno.

Citar:a saída RCA "REC" poderia ser usada também para retorno (assim como a "FX Send")?

Sim. Mas eles vão ouvir o que sair no PA.

Citar:a entrada XLR do canal 1 é balanceada?

Todas as entradas da mesa que estão escrito ''MIC'' são balanceadas. A diferença está no conector.

Citar: Como pode o conector P10 ser TRS e MONO ao mesmo tempo? Pensei que "TRS" quisesse dizer que o conector é estéreo (ou balanceado)...

TRS nas entradas da mesa, quer dizer que são balanceados.

Se voce tiver um fone de ouvido com plug P10 TRS, nesse caso ele será estéreo, pois o som sai independente de cada lado.

Citar:Por último, estou pensando aqui: Seria ideal em nossa Igreja se pelo menos o violão (que é a base) pudesse ter um controle de volume separado (mas somente no retorno dos músicos) porque às vezes quem está tocando violão (inclusive eu) reclama que não se ouve. Na igreja o volume do violão está ideal, mas no púlpito está baixo. Pergunto: Teria alguma forma de usar o controle PAN para separar os volumes somente nas caixas de retorno, sem afetar o MAIN? Ou usar a saída "REC", já que a mesma possui L e R? Não sei se fui claro, eu queria que nos PA´s o volume do violão estivesse menor que o das vozes e nas caixas de retorno estivesse maior ou igual ao volume das vozes...

Você pode ligar tudo independente, como eu falei acima, sem precisar usar o PAN.

Sem problemas. Pode perguntar a vontade.

Boa sorte!

Felipe Duarte
Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo