Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
projeto para som residencial + baffle infinito
09/03/2013, 12:09 AM
Mensagem: #1
projeto para som residencial + baffle infinito
bom dia a todos, sou novo aqui no fórum, mas sempre o usei afim de fazer pesquisas, nunca fiz uma inscrição por ter minhas duvidas sanadas e por não me achar sábio o bastante para ajudar, porem dessa vez mesmo depois de muita pesquisa eu não consegui tudo o que precisava, então vamos ao problema.

sempre fui fanático por som, e quero fazer um ótimo projeto na casa que pretendo construir, quero fazer um sistema de BAFFLE INFINITO para os subgraves, as caixas P.A eu já fiz, fiz um desenho meio diferente levando em conta vários tópicos e teorias sobre acústica, e em cada uma delas contem:

1 driver selenium D2500-TI-ND 80w rms
1 woofer snake ESX415 400w rms [os comprei pos vi otimos comentarios aqui e em outros foruns sobre a qualidade deles, porem os achei fraco nos graves de ataque]
1 subwoofer pionner 12 ts-w309D4 400w rms [estao ai so temporariamente, pois os trocarei por woofers de igual potencia.]

as fotos dessa caixa estão anexados ao tópico.

elas ja fazem um ótimo som, mas ainda não e o suficiente, pretendo tirar esses subwoofers dessa caixa para colocar 2 woofers, e essa e uma das minhas duvidas:

qual a melhor freqüência de corte para o P.A no crossover, 80Hz ou 100Hz???

qual o melhor woofer de 12 polegadas para colocar nessa caixa levando em conta que o woofer de 12 ficara mais dedicado aos “graves de ataque”???
[se observarem o desenho da caixa entenderão o porque, eles ficam em uma camara separada de 45 litros, quase como se fosse uma band-pass]
pensei em um desses dois woofers, pois quero um woofer na media de ate uns 250.00.

Eros 312lc 12 400w = <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eros.com.br/produtos_descricao.php?cod=106">http://www.eros.com.br/produtos_descricao.php?cod=106</a><!-- m -->
ou
Oversound 12 steel 400 = <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/steel-line/12steel-400/#">http://www.oversound.com.br/produtos/al ... teel-400/#</a><!-- m -->

e finalmente as ultimas duvidas, que é sobre o BAFFLE INFINITO, pretendo usar 4 subwoofers pionner desse ts-w309, pois gosto muito dos subgraves dele, porem tenho duvida sobre o real funcionamento desse sistema, já que nunca vi um de perto, sabem se ele realmente tem um bom rendimento???

se eu os colocar no teto da casa, na laje, com a parte de traz dos subwoofers virado pras telhas e a frente para baixo, eu terei um bom rendimento? Sem cancelamentos devido a sua posição? [postei uma imagem feita no paint mostrando mais ou menos como seria o posicionamento deles, da pra entender]

e a ultima das duvidas, um cômodo de mais ou menos 6x4M, graves de mais ou menos 25Hz serão sentidos?? Pois sei bem que em cômodos pequenos os sons graves assim têm dificuldade de se propagarem, por isso pensei nessa medida de 6X4M.

Quanto à aparelhagem eu ja tenho tudo sob controle, as dúvidas sao so essas acima mesmo.
obrigado desde já… sei que foi um texto longo, mas agradeceria muito a ajuda de vocês.

Ficheiro(s) anexado(s)
.png  projeto de som.png (Tamanho: 1.49 MB / Downloads: 1256)
Citar esta mensagem numa resposta
09/03/2013, 04:01 PM
Mensagem: #2
Re: projeto para som residencial + baffle infinito
Esley

Vou comentar apenas a parte do BAFFLE INFINITO.
A ideia de colocar os sub na laje realmente é muito boa e viavel, nessas condições vc realmente vai ter um BAFFLE INFINITO, porem (sempre existe um .. rs) é preciso atentar para alguns detalhes, a saber :

1 - O material que vc vai ouvir em seu sistema, se pretende ouvir muito material em MP3, pode esquecer, quase não existe informação sonora abaixo de 50 hz nesse tipo de compressão, mesmo em 320 KBPS
2 - Mesmo em boas gravações, informações sonicas abaixo de 35 hertz são relativamente raras, falando-se em termos de musica, mas se for incluir filmes e correlatos (jogos, etc) então vai ter uma satisfação em ouvir.
3 - Num sistema de baffle infinito existem uns detalhes tecnicos, vc vai precisar ter um certo cuidado ao ouvir qq coisa nele, acontece que neste principio acustico não temos um controle natural(*) da excursão do cone, uma vez que a pressão em ambos os lados do cone (dentro e fora) é a mesma, ao contrario do que acontece com uma CLOSED BOX ou uma BASS REFLEX bem calculada. A solução para isso podera ser ou evitar altos volumes ou usar um processador fazendo a proteção dos falantes.
4 - a frequencioa de corte entre os subs e o resto do sistema sera condizente com a separação fisica entre ambos (distancia) mas acredito que nessa faixa de frequencia (75 a 105 hz) vc não tera problemas pelas proprias dimensões do seu ambiente.
5 - Para ter um sub adequado a esse tipo de sistema (B.Inf) e fuincionando na faixa de frequencia que vc deseja, é preciso que o mesmo tenha um frequencia de ressonancia baixa, da ordem de 24 a 28 hz. Ou seja, vai ser meio complicado achar um sub com essa frequencia de ressonancia ...

Era isso ..
Visitar Website de este usuário Procurar todas as mensagens deste usuário
09/03/2013, 05:30 PM
Mensagem: #3
Ullmann, muito obrigado pela ajuda, realmente pretendo ouvir musicas em mp3 mesmo, usando um notebook ligado na mesa de som, sempre nessa faixa de 320kb/s, nao sabia que esse tipo de arquivo tinha essa deficiencia em baixas frequencias, mas se eu conseguir aquele subgrave que ouvimos em sons automotivos ou ate mesmo em um fone de ouvido da Skullcandy que tenho aqui, desses profissionais, ja estarei satisfeito...

na verdade quando eu morava de aluguel em uma cidade visinha, tinha um som que pelomenos em termos de subgraves eu conseguia o que queria, o meu quarto era bem grandinho, mas nao tinha nenhum grave de ataque, quando escutava trance por exemplo eu nao tinha aquele pancadao, entao resolvi mudar esse sistema ja pensando em adequa-lo a esse plano acima, para a construçao de uma nova casa.

sobre o controle da excursao do sub, se eu colocar uma potencia que tem exatamente a potencia nominal dos subs, por exemplo uma etelj nitro 6400 - 1600w rms a 4 ohms, ligando 2 subs de 400w rms 8 homs em cada canal, e ficando sempre de olho para nao deixa-la clipar, pode dar certo???
poderia limitar o volume na propria mesa, de tal maneira que nunca chegaria a este ponto, e ate tem outras vantagens, sei que e bom ter mais potencia no amplificador do que nos subs, mas como esse sub esta muito barato, vale a pena colocar uma proporcao igual, assim eu perco menos SPL devido a compreçao de potencia, usando por exemplo so 75% da capacidade de cada sub. me desculpem se estou batendo na mesma tecla, so quero intender tudo certinho para nao ter erro, pois o que aprendi ate hj em questao de eu tive que aprender na base de tentativa e erro.

sobre o FS do sub,o pionner é 37Hz, pesquisarei por outros subs pra ver se acho um de igual qualidade e preço, porem com FS menor, mas e complicado..

pionner ts-w309d4: fs = 37Hz e resposta de frequencia de 20-220H

kenwood Kfc-w3013ps: fs=25Hz e resposta de frequencia = 35-1000

fico sem saber em quais dados acreditar
09/03/2013, 05:54 PM
Mensagem: #4
e complicado..

pionner ts-w309d4: fs = 37Hz e resposta de frequencia de 20-220Hz

kenwood Kfc-w3013ps: fs=25Hz e resposta de frequencia = 35-1000

fico sem saber em que empresa acreditar...
09/03/2013, 06:18 PM
Mensagem: #5
Se vc quer ouvir musica com uma qualidade minimamente decente esqueça MP3, procure formatos FLAC ou WAVE.
Os dados desses fabricantes (que são serios) são bastante confiaveis.
Sobre os sub-graves que vc diz ouvir em carros, em geral estão na faixa de 50 a 60 hz. Um processador devidamente programado permite o controle de forma bastante eficaz, melhor que essa sua proposta, e o custo do processador (DCX / Drive Rack Mini e equivalentes) não esta tão alto assim ...

Como nunca usei os amps citados, e não pretendo, não saberia ajuda-lo nesse ponto !
09/03/2013, 06:59 PM
Mensagem: #6
entao esse projeto tem mais furos que eu imaginava, muito obrigado polos conselhos, tentarei ir substituindo minhas musicas preferidas por musicas em formato .FLAC, pois pelo que vi e mais facil de encontrar pela internet.

e irei pesquisar mais um pouco, afim de rever esses "furos" no projeto, inclusive entender o funcionamento desses aparelhos DCX pois realmente nao sao caros como eu pensava.

muito obrigado pela ajuda. quando colocar tudo isso em pratica, farei questao de postar todas as fotos e comentar o que achei, assim posso ajudar outras pessoas que pensem em fazer o mesmo projeto.
12/03/2013, 12:32 AM
Mensagem: #7
Amigo, posso fazer uma pergunta ??

Ja pensou em um Home Theater ?? Cara é a melhor solução de custo/beneficio, com o dinheiro que voce vai gastar da pra comprar um belo de um HT.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463592263-caixas-de-som-logitech-z906-500w-51-thx-certified-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tified-_JM</a><!-- m -->

Certificado THX, simplesmente incrível o som desse bixinho, e tem mais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-468324993-home-theater-onkyo-ht-s3500-660w-51-canais-3d-sound-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -sound-_JM</a><!-- m -->

Acredito que so quem ouviu sabe dizer o que é o som desse sistema da Onkyo, e se estiver mesmo disposto a ir mais a fundo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-468882019-onkyo-ht-s8409-71-canais-3d-ready-thx-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... dy-thx-_JM</a><!-- m -->

Sao opções melhores para o seu caso se o objetivo for qualidade de audio.

Murilo Benedito

"Sem a música, a vida seria um erro."
Procurar todas as mensagens deste usuário
12/03/2013, 03:35 AM
Mensagem: #8
Benedito, ate entendo que um aparelho desse acima deve ter uma qualidade otima, mas nao quero abrir mao do volume entende? quero poder escutar som na mesma intensidade de um som de boate por exemplo, com o minimo de distorçoes, e com qualidade - dentro do possivel.

estou tentando monta-lo dentro das minhas condiçoes, por isso tenho que pesquisar bem pra ver se consigo montar um som forte e com qualidade sem gastar muito dinheiro.

os estilos musicas mais ouvidos nesse som será musicas eletronicas, rock, rock-pop e alguns hip-hops americanos, e nessas musicas é bem gostoso deixar o volume "la em cima".. =)

so faço uma pergunta a voces, levando tudo em conta, esse projeto esta realmente bom?

notebook > mesa > crossover > amplificadores > alto falantes

os amplificadores eu pesquisei bem e no momento estou optando pelo nashville na6600-4 1600w rms, pois o fator de amortecimento dele é de mais ou menos 1100 a 8 ohms, supostamente ele tera um bom controle na excursao dos subwoofers.

[pensei sobre o DCX, montarei o som, se der tudo certo eu deixo sem ele, caso realmente precise eu vou compra-lo tambem]
12/03/2013, 07:26 AM
Mensagem: #9
esley Escreveu:so faço uma pergunta a voces, levando tudo em conta, esse projeto esta realmente bom?

notebook > mesa > crossover > amplificadores > alto falantes
Vamos por partes : seu note tem algum tipo de interface de audio?Ou "tudo" esta sendo reproduzido atraves daquela placa on-board de 15 centavos?

Abrcs,
andry110
Procurar todas as mensagens deste usuário
12/03/2013, 10:01 AM
Mensagem: #10
Esley, nesse caso o fator de amortecimento sozinha não vai proteger os falante.
Por questões de principoio de funcionamento o baffle infinito não limita a excursão do cone.
O fator de amortecimentp aspas contola parte da excursão apenas aspas, mas não aquela vinculada aos sinais enviados pela fonte.
A explicação disso toma algumas paginas.

Qdo me referi a arquivos WAVE ou FLAC a qualidade da placa de som do note tambem deveria ter sido mencionada, se quiser algo minimamente aceitavel (ouvivel.. rs) vai ter que fazer uso de interface externa.
existem algumas legais com preços acessiveis, na faixa de R$ 300.00 ...
12/03/2013, 03:19 PM
Mensagem: #11
A placa de áudio seria a de "15 centavos" mesmo..

No site do fabricante tem estas especificações:
Dolby®10-optimized surround sound system with two built-in stereo speakers
Optimized 3rd Generation Dolby Home Theater®10 audio enhancement, featuring Dolby® Digital Live, Dolby® Pro Logic® IIx, Dolby® Headphone, Dolby® Natural Bass, Dolby® Sound Space Expander, Dolby® Audio Optimization, Dolby® High Frequency Enhancer technologies11
True5.1-channel surround sound output
High-definition audio support
S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface)12 support for digital speakers
MS-Sound compatible
Built-in microphone

Ullmann, sobre o amortecimento, tenho em mente que ele só ajudaria no meu caso, mas não faria todo o trabalho, talvez de detalhe em detalhe eu chegue lá.

Procurei no mercado livre por placas de áudio USB e esta me chamou a atenção = <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470190619-uca-222-interface-de-audio-usb-behringer-uca222-uca-222-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ca-222-_JM</a><!-- m -->

se a minha não for boa o suficiente, essa ai seria? O preço dela é bem em conta.

e Ullmann, por favor, se for possivel, me mande o link de uma dessas placas que vc disse serem legais por um bom preço, pois sei que behringer nem sempre é uma boa opçao.
12/03/2013, 03:30 PM
Mensagem: #12
Esley

"... sobre o amortecimento, tenho em mente que ele só ajudaria no meu caso .. "

Não, não vai ! Estude mais um pouco ! Veja tb : <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/FatorAmort.pdf">www.somaovivo.mus.br/downloads/FatorAmort.pdf</a><!-- w -->

Vc mesmo pode procurar uma placa barata, elas sempre serão melhores que qualquer placa de som on board, não em termos de recursos, mas em termos de desempenho !

Abs
12/03/2013, 11:45 PM
Mensagem: #13
li o arquivo acima, realmente estava equivocado sobre o fator de amortecimento, pensava que o funcionamento dele fosse diferente.
Obrigado mais uma vez Ullmann. é chato perceber que estamos errados mas ajuda muito a aprender da maneira correta.

Bom, por hora eu não quero mais enche-los com esse monte de perguntas, agradeço a todos que me ajudaram.

Acho que é o suficiente por enquanto, preciso levar tudo isso em conta - sub com baixo FS - placa de áudio do notebook, provavelmente eu compre essa Behringer mesmo - tipo dos arquivos de áudio, sendo FLAC ou WAVE - estudarei essa idéia do DXC, quando montar tudo, vou ficar de olho na excursão dos subs, se achar que não estão indo bem, eu irei comprar o DXC.

Comprei hoje os woofers Oversound 12steel 400 pra substituir os pionners nas caixas PA. mês que vem eu compro o crossover, e assim por diante, tentarei comprar um equipamento por vez, pra quando começar a construção da casa, eu já esteja com quase tudo. Infelizmente isso ainda deve demorar pelo menos um ano. so fiz a pergunta agora pois como eu disse já quero ir preparando tudo, ir preparando tudo ajuda a manter o sonho vivo.. rs
Então volto a dizer, obrigado a todos pela ajuda.
Colocar Resposta 

Saltar Fórum:

Usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)

Contate-nos | Som ao Vivo | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo